A cerca de quinze dias tive um dos encontros de crisma mais proveitoso como catequista. Providencialmente, de uma turma de aproximadamente vinte crismandos, apenas seis marcaram presença. O tema discutido foi Profetas, mas, com a turma consideravelmente reduzida, foi suficiente para discutimos vários temas atuais, como aborto, sexo antes do casamento, violência das torcidas organizadas. Um tema puxava o outro e claramente tinha tudo a ver com o tema central Profetas. Afinal, profeta é aquele que falar em nome de Deus, que denuncia à realidade, que com suas atitudes coerentes com a vontade de Deus, converte muitos corações para Deus.
Desde do nosso batismo somos intimados por Deus para exercer o nosso profetismo. E diga-se de passagem, nunca o mundo preciso tanto de profetas. O mundo cada vez mais se descaracteriza daquele que foi dado por Deus para o ser humano tomar conta. O ser humano se desumaniza, pois deixa-se dominar pelas coisas ilusórias deste mundo, com suas falsas promessas de uma felicidade utópica que não existe fora deDeus.
Pois é, caro internauta, o mundo está agonizando e nós como batizados, somos convocados por Deus para exercemos o nosso profetismo, no meio em que vivemos. Não precisamos ser doutores em Teologia, muito menos temos uma experiência mistíca extra-sensorial para assumirmos a nossa parte na messe que o Senhor mesmo nos confia. Lembre-se que desde do nosso batismo temos o Espírito Santo em nós, que nos guia e ilumina, dando-nos força para sermos profetas. Portanto, deixemos-nos guiar por Ele e assumamos confiantemente o nosso profetismo.
Rick Pinheiro.
Teólogo, professor de Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia, bacharel em Direito, Catequista Crismal e membro do Grupo Teatral Apoteose da Paróquia do Dvino Espírito Santo da Arquidiocese de Maceió.
Nenhum comentário:
Postar um comentário