sexta-feira, 11 de maio de 2012

CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS.*

Quando o assunto é fé, este sentimento tão delicado, exclusivo dos seres humanos, um assunto recorrente em todas as religiões é justamente sobre os falsos profetas. E precisamos abrir os nossos olhos, pois falar sobre Deus e citar a Sua Palavra até o encardido faz (cf. Mt 4, 1-11). Hoje em dia, infelizmente, vivemos um verdadeiro mercado da fé. Caso um pai de família queira montar uma vendinha, na sua própria casa, é uma imensa e chatíssima burocracia. Se algum destes "profetas iluminados" quiser fundar a sua "igreja", é só ir num cartório e registra-la. Pronto! Mais uma igreja, que prega a verdade e a salvação chega neste mercado da fé. O mais terrível é que tem igreja para o gosto do freguês. Têm igrejas que casam homossexuais, outras que são a favor do aborto, enfim, cada um destes falsos profetas, adapta a Palavra de Deus as vontades humanas.

Com todo respeito aos meus queridos irmãos evangélicos, mas a verdade tem que ser dita. Por mais que existam "igrejas" sérias, que pregam e vivem de acordo com a Evangelho, são seitas fundadas por homens, pois a única fundada por Jesus é a Igreja Católica Apostólica Romana. Não falo como se eu fosse um "carola" ou um fundamentalista que acha que só a minha Igreja é a certa, a correta. Os fatos falam por mim. Busquem na história da humanidade e vejam quando foi criada a Igreja Católica e as demais seitas.

Na primeira leitura da Liturgia de hoje (Cf. Jr 28, 1-17), o profeta Jeremias percebeu algo errado na suposta profecia de Ananias, e após, consultar Deus, desmascarou o farsante. O mesmo devemos fazer. Sabemos que, como disse acima, existem muitas destas igrejas fundadas por homens sérias. Mas também existem pessoas que aproveitam do sentimento mais puro e forte do ser humano, a fé, para usá-la em benefício próprio, como fonte de renda. E isso não é fato inédito. Desde do começo da Igreja, já existia isso (cf. I Tm 6, 2c-10). E sempre vai existir. Como cristãos precisamos ficar de olhos abertos e como profetas que somos, desde do nosso batismo, denunciar estes falsos profetas que levam o povo ao erro. Mas lembrando que devemos também rezar por essa pessoa, pois Deus ama o pecador e abomina o pecado, logo, quem somos nós para desejar o mal deles?

E QUANDO SOMOS FALSOS PROFETAS?

Pois é galera, os falsos profetas não resumem-se apenas a fundadores de seitas. Todas as vezes que pregamos o Evangelho mas agirmos de forma contrária, quando discordamos da Igreja (Eu sou católico mas... nada demais sexo no namoro, os padres deviam casar, se a mulher engravidar tem direito a abortar, a Eucaristia representa Jesus, não é Jesus, etc), quando só damos valor apenas ao nosso grupinho, achando que o Espírito Santo só age nele, quando não amamos e defendemos a nossa fé, quando julgamos os nossos irmãos, entre outras atitudes anti-cristãs, estamos também sendo falsos profetas, já que a fé que dizemos professar, não é atestada pelos nossos atos;

Portanto, da mesma forma que somos vigilantes aos falsos profetas externos, precisamos também ser com os nossos pensamentos, atos e omissões, para que nenhum destes faça-nos trair o nosso Deus, sendo mais um falso profeta, num mundo lotado de falsos profetas.

Rick Pinheiro.
Vigilando os próprios atos para não ser um falso profeta.

* = Publicada originalmente em 02/08/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário