sexta-feira, 11 de maio de 2012

COMO DEVEMOS ORAR?*

Está aí um questionamento que muitos de nós fazemos. Muitas vezes, não levamos uma vida de oração, porque simplesmente não sabemos sequer por onde começarmos. No último sábado, no encontro semanal com nossos queridos crismandos, eu e minha parceira Rafinha, refletimos este questionamento. No Evangelho (cf. Lc 11, 1-13), Jesus não apenas nos ensina a Oração do Pai Nosso, a mais perfeita de todas as orações, mas também nos dar preciosas dicas como devemos orar.

Primeiramente, devemos ser persistente em nossa oração. Orar sem cessar deve ser a nossa principal atitude. Precisamos ter em mente que Deus não é o nosso "gênio da lampâda". Deus é Pai, que sabe de tudo e atende no Seu momento, que nem sempre é idêntico ao nosso. Ele deseja ardentemente atender os nossos pedidos, desde que estes sejam de acordo com a Sua vontade. Falando nisso, esbarramos em um questionamento tão comum, que sempre vêm a torna: Por que eu rezo, peço a Deus e Ele não me atende? O próprio Jesus faz questão de nos responder, no mesmo Evangelho da liturgia do dia de hoje.

Ao fazer a comparação, citando o pai de família que não dar coisas ruins aos seus filhos, Jesus nos ensina que, se as nossas orações não são atendidas, é porque Deus Pai sabe que aquilo que pedimos, mesmo aparentemente bom para nós, de fato não é. Com certeza o que pedimos, pode é o escorpião escondido, que em breve, aparecerá e picará mortalmente. Por isso mesmo, que não somos atendidos, pois Deus Pai jamais dará algo ruim para os Seus filhos, por mais maus que eles sejam.

Em síntese, as lições que Jesus nos ensina hoje são: Oração Sem Cessar e Confiante; Deus atende todos os nossos pedidos, no Seu momento e de acordo com a Sua vontade única, que é a felicidade plena de todos nós, Seus filhos tão amados. Tomemos posse e acreditemos fielmente nesta verdade que Deus nos revela no dia de hoje.

Rick Pinheiro.
Teólogo, bacharel em Direito, professor de Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia, catequista crismal e membro do Grupo Teatral Apoteose da Paróquia Divino Espírito Santo da Arquidiocese de Maceió, lutando todos os dias para ser um homem de oração.

* = Publicado originalmente em 25/07/10, com atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário