quinta-feira, 3 de maio de 2012

REFLEXÕES BASEADAS NOS FILMES FÚRIA DE TITÃS 1 E 2.

Quem se enfraquece se não vivemos uma vida de oração? Deus ou nós?
 
Há um pouco mais de um mês chegou aos cinemas o filme Fúria de Titãs 2.  O enredo do filme mostra que os deuses gregos estão morrendo, devido ao povo deixar de recorrer a eles nas orações. Bem, como já disse anteriormente, não sou um grande estudioso da mitologia grega, mas uma coisa eu tenho certeza  e afirmo com toda convicção: O Deus que nós cristãos acreditamos sempre é e sempre será eterno, forte, e jamais será enfraquecido devido a nossa falta de oração. Deus, sem nós, continuará sendo sempre Deus, porém,  sem Deus, vamos nos enfraquecendo e morrendo aos poucos, como aqueles deuses da mitologia grega mostrados na super-produção hollywoodiana.
Então, se Deus sem nós continua sendo Deus, podemos deduzir que não Ele não precisa de nossas orações. Dedução totalmente equivocada já que Deus é um Pai misericordioso e amoroso, que ama a cada um de nós, Seus filhos, sem exceção, mesmo com nossas limitações. É como disse sábado passado aos meus crismandos, que odos nós, seres humanos, quando  amamos alguém, desejamos ardentemente encontrar a pessoa amada, que ela venha ao nosso encontro e converse conosco abertamente, sem medo, com toda sinceridade. Se nós que somos imagem e semelhança de Deus, porém, limitados por sermos humanos demais, imagina o nosso Deus que é perfeito e amor em plenitude anseia que nos coloquemos em oração e conversemos com Ele, abrindo o nosso coração para Ele, colocando confiantemente toda nossa vida em Suas mãos.
Portanto, a dedução correta é: Deus sempre será Deus, nunca enfraquecerá ou morrerá, mas, somos nós seres humanos que enfraquecemos e morremos, logo, somos nós que sem Ele, enfraquecemos e morremos ainda em vida. E que a oração, além de nos fortalecer, é nosso elo de ligação para conversamos com Deus e estamos sempre online para Ele 24 horas.
Com esta conclusão lógica e bem direta, chego ao final da pequena reflexão que faço baseado na mensagem central do filme Fúrias de Titãs. Aproveitando a oportunidade, aproveito para recapitular a reflexão que eu fiz do primeiro filme, na época em que assisti-lo.
 
 
Não confunda Zeus com Deus.*
Há aproximadamente um mês assistir o filme Fúria de Titãs. O que possa afirmar é que notei vários elementos cristãos da Palavra de Deus espalhados pelo filme. Confeso que não sou um grande estudioso e conhecedor da mitologia grega, portanto, não posso opinar se estes elementos existem mesmo na mitologia ou foram inseridos pelos roteiristas do filme.

 
Primeiramente, a rebeldia dos homens contra os deuses lembra muito a rebeldia do povo hebreu do Antigo Testamento e também nossa contra Deus. No filme é retratado que os humanos estão cansado da tirania dos deuses. No nosso caso e do povo hebreu é simplesmente ingratidão com um Deus Pai que nos ama e respeita a nossa liberdade, mesmo que façamos mau uso dela, ofendendo e magoando profundamente o Seu coração.
O Zeus do filme em alguns momentos é compassivo e misericordioso, ama demais os homens e mesmo magoado e triste com eles, não lhe deseja fazer mal a nenhum deles e até os protege. Será que estas semelhanças com o nosso Deus, Uno e Trino, em algumas cenas, é mera coincidência dos roteiristas?
Outro ponto, é o fato de Zeus ter um filho semi-deus, Perseu, vivendo entre os homens. A diferença é que Perseu é fruto de Zeus ter enganado a esposa de um rei humano rebelde a ele, portanto, fruto de vingança. O rei envergonhado joga a esposa e Perseu no mar, que é salvo e adotado por um casal humilde. Já o nosso Deus não é Zeus e Jesus é fruto do amor dEle por cada um de nós e não enganou Maria. Muito pelo contrário, enviou o Anjo Gabriel para lhe revelar tudo e apenas com o seu sincero "sim", é que o Espírito Santo pode agir nela e o Verbo se formar carne para habitar entre nós. Jesus não é semi-deus, é Deus por completo, 2ª Pessoa da Santíssima Trindade.
Perseu opta em ser humano e lutar pelos humanos, e o apoio e ajuda discreta de Zeus, lembra um pouco a missão de Jesus, já que Ele, mesmo sendo Deus, tornou-se humano, habitou e morreu por cada um de nós. E estando entre nós, Jesus com o seu modo de viver e sentir, nos ensina como nós seres humanos devemos viver.
Outra cena que merece comentário é quando o deus Hades, irmão de Zeus, propõe retalhar as ofensas dos seres humanos contra os deuses do Olímpio. Zeus permite, mas pede que não os destruam por completo, lembrando claramente o diálogo inicial entre Deus e o tentador.
No final do filme, Zeus diz a Perseu que jamais o sacrificaria. Não preciso dizer que inversamente a Zeus, o que Deus fez por cada um de nós.
Chegamos a conclusão após a análise crítica desta super-produção de Hollywood que, apesar de ter vários elementos cristãos da Palavra de Deus, Zeus não é Deus, Perseu não é de longe Jesus Cristo, os deuses do Olímpio não são santos (Hades é um exemplo disso). Fiel ou não a mitologia grega, os elementos do Cristianismo encontrados no filme nos ensina a valorizamos ainda mais a nossa fé e louvar e agradecer a Deus por ser real, amoroso e misericordioso, inverso dos deuses mitológicos gregos que pareciam ser mais preocupados em arengar feitos criança e punir os homens ao invés de amá-los e perdoá-los.
 
Rick Pinheiro.
Teólogo, professor de Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia, Bacharel de Direito, catequista crismal e membro do Grupo Teatral Apoteose da Paróquia do Divino Espírito Santo da Arquidiocese de Maceió.
*= Postagem publicada originalmente em 17 de junho de 2010.

Um comentário:

  1. Cara eu adoro mitologias principalmente a grega e Zeus não tem apenas Perseu ele tem outros como Hércules(ou Héracles)assim como os outros deuses. Esses semi-deuses serviam para representar os deuses na terra e para ajudar sempre que alguma coisa acontecia como uma ameaça de Titãs retornarem(isso é apenas um exemplo) e para matar monstros, que de alguma forma matando monstros ajuda os mortais os deuses não eram tiranos, muito pelo contrário eles derrotaram os Titãs pois eles eram extremamente tiranos, claro que se humanos falassem mal deles eles entrariam em fúria mas amavam os humanos principalmente seus filhos os meio-sangues.

    ResponderExcluir