sexta-feira, 11 de maio de 2012

A ORAÇÃO DO JUSTO.*

Em vários trechos da Bíblia, (cf. Gn 18, 20-32), Deus nos revela que está de ouvidos atentos e atende a oração dos justos, como também está disposto a perdoar os pecadores, por causa de um justo apenas.

Mas afinal, o que é ser justo?

Bem, todo sabemos que o adjetivo justo deriva da palavra justiça. Esta, em muitos casos, é confundida com vingança. Constatamos este triste equívoco, por exemplo, quando ocorre um crime brutal e as pessoas saem em protesto pela rua, pedindo "justiça", desejando o mal do agressor, querendo pagar o mal com a mesma moeda. Com certeza, isso é vingança, e não justiça. O dicionário Aurélio define Justiça como "a virtude de dar a cada uma aquilo que é seu" e "a faculdade de julgar segundo o direito e melhor consciência". Destas duas definições do saudoso educador alagoano de Passo de Camaragibe, prossigo com a minha reflexão.

Deus nos deu uma Lei. Portanto, ser justo é seguir fielmente a Sua Palavra. E quanto mais justos somos, mas Ele ouve a nossa voz e vem ao nosso encontro, para se fazer cumprir o que pedimos, desde que este seja bom para nós mesmos e para os irmãos. Deus deixa isso muito claro na primeira leitura de hoje, em dois momentos específicos: quando revela a Abrãao que desceu até Terra, rumo a Sodoma e Gomorra, porque ouviu o clamor do justo; E na belíssima e insistente intercessão de Abrãao pelo povo, quando Deus responde que se ouvesse um certo número de justos sobre a terra, pouparia até mesmo da Sua justiça.

Aliás, algo que precisa ser esclarecido. Não é Deus que vinga, que castiga o povo de Sodoma e Gomorra. Estes são destruídos pelos seus pecados. Sabemos que toda ação tem uma reação. Se plantamos sementes boas, colhermos frutos bons. O povo destas duas cidades fizeram questão de viver no pecado e não se arrenpender. Automáticamente, foram destruídos pelo seus pecados. A Bíblia, queridos irmãos internautas, não é para ser entendida toda ao pé da letra. Pois do contrário, iríamos achar que há contradição entre o Deus do Antigo Testamento e o Deus Amor revelado por Jesus, no Novo Testamento. Ou pior: correríamos até mesmo o risco de achar que a Bíblia fala de "Dois" Deus, um vingantivo, irritado com o seu povo e o Outro, bondoso, misericordioso.

Certa vez, o pastor e grande líder mundial Martin Luther King, disse: “O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”. De fato iso é preocupante. A palavra Oração nos revela duas ações: Orar + Ação. Deus sabe muito bem todas as nossas necessidades, mas Ele deseja que O busquemos, que tomemos atitudes. Ele nos criou como Seus filhos livres e não marionetes para Ele manipular. O mundo está agonizando justamente porque nós, que ousamos nos denominar cristãos-católicos, estamos nos omitindo e calando diante de tantas injustiças.

Joelhos no chão numa oração constante e sem cessar, e atitudes concretas de acordo com a vontade de Deus, são o que definem o que é ser justo.

Rick Pinheiro.
Teólogo, bacharel em Direito, professor de Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia, catequista crismal e membro do Grupo Teatral Apoteose da Paróquia Divino Espírito Santo da Arquidiocese de Maceió, lutando todos os dias para ser justo aos olhos de Deus.

* = Publicado originalmente em 25/07/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário