quinta-feira, 31 de maio de 2012

A MAIS BELA APRESENTAÇÃO DO GRUPO TEATRAL APOTEOSE.

  


Não pensei que, depois de dezoito anos de caminhada na Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, eu seria tão tocado e evangelizado pelos meus próprios amigos, irmãos e companheiros de grupo. Isso aconteceu no último dia 20, na noite da juventude da festa do nosso Padroeiro Divino Espírito Santo, onde o meu querido Grupo Teatral Apoteose realizou a belíssima apresentação acina, baseada numa coreografia evangélica.
Louvo e agradeço a Deus por um momento tão especial em minha vida.

UMA INSPIRADA REFLEXÃO PARA ENCERRARMOS BEM O MÊS MARIANO.

Hoje, último dia do mês de maio, estamos encerrando o mês que nós cristãos católicos dedicamos a Nossa Senhora. Maria, a Mãe das Mães, que sempre está intercedendo por nós, junto a Seu Filho Nosso Senhor Jesus. Pena que nem todos os cristãos compreende o papel fundamental de Nossa Senhora na história de nossa rendenção. Neste mês, recebi no meu mural no Facebook uma pequena reflexão sobre o que esses irmãos afastados pensam sobre Nossa Senhora, feita de forma inspiradíssima pelo Pe. Paulo Ricardo, da Comunidade Canção Nova, a qual reproduzo abaixo. Espero que as palavras inspiradas do sacerdote possam fazer você, meu irmão que visita este blog, ter e aumentar o seu amor filial pela nossa querida mãe.

 



PARA LER, REFLETIR E REZAR!!!!

 


Por gentileza, clique na imagem para visualizar melhor esta linda mensagem!!!!

DEZ RAZÕES PARA VIVER A CASTIDADE NO NAMORO.*

Mês e com ele o dia dos namorados.  A cerca de dois anos, navegando pela grande rede, achei um artigo bem legal sobre namoro,  que eu transcrevo aqui para vocês. Espero que gostem.

Dez razões para viver a castidade no namoro


Favorece o crescimento amistoso entre o casal.



1. A pureza ajuda a ter uma boa comunicação com seu (sua) namorado (a).


Quando um casal de namorados vive a abstinência sexual, sua comunicação é boa porque não se concentram somente no prazer, mas na alegria de compartilhar pontos de vista e experiências; além disso, suas conversas são mais profundas. Por outro lado, a intimidade física é uma forma fácil de se relacionar, mas ofusca outras formas de comunicação. É um modo de evitar o trabalho que supõe a verdadeira intimidade emocional, como falar de temas pessoais e profundos, além de conhecer as diferenças básicas que existem entre ambos.


2. Cresce o lado amistoso do relacionamento.

A proximidade física pode fazer com que os jovens pensem estar emocionalmente próximos, quando, na verdade, não o estão. Um relacionamento romântico consiste essencialmente em cultivar uma amizade e não há amizade sem diálogo e sem compartilhar interesses. A conversa cria laços de amizade e ajuda um a descobrir o outro, a conhecer seus defeitos e qualidades. Alguns jovens se deixam levar por paixões e, depois, quando se conhecem em profundidade, se desencantam. Muitas vezes, nem sequer chegam a se conhecer porque não foram amigos, somente namorados com direitos.



3. Existe um melhor relacionamento com os pais de ambas as famílias.

Quando o homem e a mulher se respeitam mutuamente, amadurece o carinho e melhora a amizade com os pais de ambos. Geralmente, os pais de família preferem que seus filhos solteiros vivam a continência sexual e se sentem mal quando sabem que eles estão sexualmente ativos, sem estar casados. Quando um casal sabe que deve esconder suas relações sexuais, cresce a culpa e o estresse. Os jovens que vivem a pureza se relacionam mais cordialmente com os próprios pais e com os pais do (a) namorado (a).


4. As relações sexuais têm o poder de unir duas pessoas com força e podem prolongar uma relação pouco sã, baseada na atração física ou na necessidade de segurança.

Uma pessoa pode se sentir “presa” a um relacionamento do qual gostaria de sair porque – no fundo – não o deseja, mas não sabe como fazer. Uma pessoa casta pode romper com maior facilidade o vínculo afetivo que o ata ao outro, pois não houve uma intimidade tão poderosa no aspecto físico.



5. Estimula a generosidade contra o egoísmo.

As relações sexuais durante o namoro convidam ao egoísmo e à própria satisfação, inclinam o casal a sentir-se em concorrência com outras pessoas que podem chamar a atenção do (a) namorado (a). Estimulam a insegurança e o egoísmo porque o fato de começar a entrar em intimidade convida a pedir mais e mais.


6. Há menos risco de abuso físico ou verbal.

O sexo, fora do casamento, pode se associar à violência e a outras formas de abuso. Por exemplo, há duas vezes mais ocorrência de agressão física entre casais que convivem sem compromisso do que entre pessoas casadas. Há menos ciúme e menos egoísmo nos casais de namorados que vivem a pureza do que naqueles que se deixam levar pelas paixões.



7. Aumenta o repertório de modos de demonstrar afeto.

Os namorados que vivem a abstinência encontram detalhes “novos” para demonstrar afeto e contam com iniciativas e ideias para passar bem e demonstrar mutuamente seu carinho. O namoro se fortalece e eles têm mais oportunidades de se conhecer no que diz respeito à personalidade, aos costumes e à maneira de manter um relacionamento.



8. Existem mais possibilidades de triunfar no casamento.

As pesquisas têm demonstrado que os casais que já viveram juntos têm mais possibilidades de se divorciar do que os que não fizeram essa experiência.


9. Se você decidir terminar o namoro, doerá menos.
Os laços criados pela atividade sexual, por natureza, vinculam fortemente o casal. Então, se houver uma ruptura, será mais intensa a dor produzida pela separação, devido aos vínculos estabelecidos. Quando não tiverem relações íntimas e decidirem se separar, o processo será menos doloroso.


10. Você se sentirá melhor como pessoa.

Os adolescentes sexualmente ativos frequentemente perdem a autoestima e admitem viver com culpas. Quando decidem deixar de lado a intimidade física e viver castamente, sentem-se como novos e crescem como pessoas. Além disso, melhoram seu potencial intelectual, artístico e social. Com o sexo não se deve jogar. Quando alguém o pressionar dizendo: “Só te peço sexo uma vez e não insistirei mais”, uma boa resposta seria: “Isso é justamente o que me preocupa. Prefiro me conservar para alguém que vai me querer toda a minha vida”.



Por: Martha Morales
http://www.almas.com.mx/
24/06/2010 - 08h00

Disponível em: http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=11910


Concordam com o artigo acima? Postem a opinião de vocês sobre ele.
 
 
 
* = Publicado originalmente  em 26/06/10.

LEMBRE-SE SEMPRE DISSO E POLICIE AS SUAS ATITUDES!

SANTA RITA DE CÁSSIA.*

No dia 22 de maio de 2010 estreava como blogueiro. Não poderia  em melhor data já que, comemoramos o dia de uma santa que eu tenho um carinho e devoção: Santa Rita de Cássia, a padroeira das causas impossíveis. Ultimamente venho pertubando muito a bichinha, como também a Santíssima Trindade por uma causa que a cada dia torna-se impossível. rsssss...
Falando nisso, devemos lembrar que se não obtemos uma graça de Deus, é porque Ele sabe melhor que nós mesmo sabemos o que é melhor para nós. Por mais que isso nos machuque, precisamos assumir esta verdade.
Voltando a falar de nossa querida e venerada Santa Rita de Cássia, transcrevo abaixo, a hagiografia resumida desta santa, retirada do site da Canção Nova. Quem quiser uma hagiografia mais aprofundada, existem livros como também sites que a oferece para nós.
Santa Rita de Cássia
" Nasceu em Cássia, na Itália, no ano de 1380. Seu grande desejo era consagrar-se numa vida religiosa. Mas, segundo os costumes do seu tempo, ela foi entregue em Matrimônio para Paulo Ferdinando.
Tiveram dois filhos, e ela como mãe buscou educá-los na fé e no amor. Porém, eles foram influenciados pelo pai, que antes de se casar apresentava uma boa índole, mas depois se mostrou fanfarrão, traidor, entregue aos vícios. E seus filhos o acompanharam.
Rita então, chorava, orava, intercedia e sempre dava bom exemplo.
Seu esposo acabou sendo assassinado. Não demorou muito, seus filhos também morreram.
Seu refúgio era Jesus Cristo. A Santa de hoje viveu os impossíveis de sua vida se refugiando no Senhor.
Rita quis ser religiosa. Já era uma esposa santa, tornou-se uma viúva santa e depois uma religiosa.
Ela recebeu um estigma na testa, que a fez sofrer muito, devido as humilhação que sentia, pois cheirava mal e incomodava aos outros. E teve que viver resguardada.
Morreu com 76 anos, após uma dura enfermidade que a fez sofrer por 4 anos.
Hoje ela intercede pelos impossíveis de nossa vida.
Santa Rita de Cássia, rogai por nós!"
(Fonte:
Que belíssima história e exemplo de vida cristã Santa Rita nos ensina. E olhe que termos aqui uma hagiografia resumida. Imagina se nos aprofundamos ainda mais na vida desta santa de Deus.
Para finalizar, transcrevo abaixo a oração de Santa Rita de Cássia, para que possamos rogar sempre a sua intercessão.
Oração de Santa Rita de Cássia.
Ó poderosa e gloriosa Santa Rita, eis que a vossos pés uma alma desamparada que necessitando de auxílio, a vós recorre com doce esperança de ser atendida por vós que tem o título dos casos impossíveis e desesperados.
Ó cara santa, interessai-vos pela minha causa, intercedei junto a Deus para que me conceda a graça que tanto necessito (faça o pedido). Não permitais que tenha que me afastar de vossos pés sem ser atendido.
Se houver em mim algum obstáculo que me impeça de alcançar a graça que imploro, auxiliai-me para que o afaste. Envolvei o meu pedido em vossos preciosos méritos e apresentai-o a vosso celeste esposo Jesus, em união com a vossa prece.
Ó Santa Rita, eu ponho em vós toda a minha confiança. Por vosso intermédio, espero tranquilamente a graça que vos peço.
Santa Rita, advogada dos impossíveis, rogai por nós!



* = Publicado originalmente em 22/05/10.

DOIS ENSINAMENTOS EDIFICANTES DE MADRE TEREZA DE CALCUTÁ.



UMA BOA RESPOSTA CRISTÃ AS PIADINHAS SOBRE O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO.

A MINHA MÚSICA FAVORITA DO ACÚSTICO DO ROSA DE SARON.

UM LINDA CANÇÃO DE AMOR À DEUS.

 


Belíssimo vídeo enviado pelo meu irmão Anobelino Martins. Muito obrigado, meu irmão!

terça-feira, 15 de maio de 2012

FILME DE SUPER-HERÓIS TAMBÉM ENSINA.

Merecidamente arrebentando nas bilheterias, chegando a marca de US$ 1 bilhão arrecadado no mundo inteiro, o filme dos super-heróis Os Vingadores - The Avengers também traz uma importante lição que devemos refletir e pôr em prática em nossa vida. Evidentemente que sabemos que filmes como estes são feitos apenas com o único intuito de nos divertir, mas, o cristão sempre tira de tudo, até  mesmo de um filme 100% entretenimento, lições importantes que são verdadeiros recados de Deus para nós. Veja o caso deste campeão de bilheterias. Na trama do filme, cada super-herói individualmente tem seus poderes específicos e qualidades inigualáveis. Porém, quando são convocados a se unirem e atuarem em um grupo, inicialmente, a  coisa pega, já que movidos por vaidades pessoais, acabam fazendo uma compertição entre eles e até se estranhando. Mas, no decorre da convivência e, principalmente, diante da adversidade que atinge o planeta, eles não somente se unem, mas também descobrem a qualidade de cada e que juntos tudo podem realizarem, inclusive, superar todas as barreiras, fazendo o impossível acontecer.

Não somos super-heróis com super-poderes, pois simplesmente eles não existem, só no mundo imaginário dos quadrinhos e do cinema, mas somos real e infinitamente superiores e melhores do que eles. Afinal, somos imagem e semelhança de Deus, e desde do nosso batismo temos em nós o Seu Espírito Santo, que nos presenteia com seus dons para usarmos em favor dos outros. Mas, movidos por nossos próprios defeitos, sobretudo nossa vaidade, nos achamos que somos independentes, que não precisamos do nosso próximo. Pior do que isso é o nosso comportamento dentro da Igreja onde muitos estão, mas pouquíssimos realmente são, já que achamos que o Espírito Santo está somente em nós e em nosso grupinho, ignorando os outros que têm carismas e atuam diferentes de nós, esquecendo que a Igreja somos todos, e que cada um é parte deste  Corpo Místico de Cristo e juntos, cada um com com seu jeito e carisma próprios forma a Igreja.

O mundo está agonizando e mergulhado numa crise sem precedentes. Não está sendo invadido por forças alienígenas como no filme, mas, o próprio gênero humano, que, teimosamente insiste em ignorar e se afastar de Deus, vivendo suas próprias regras como certas, está destruindo o nosso planeta e, o pior uns aos outros. Somos convocados por Deus para usamos os nossos poderes, no nosso caso os dons que o Espírito Santo confere a cada um de nós e aos nossos respectivos grupo, pastoral, movimento e serviço para nos unirmos e começamos a agir verdadeiramente como Igreja, combatendo toda pedagogia deste mundo, totalmente contrária a tudo aquilo idealizado por Deus e que ele tanto deseja. Avante Povo de Deus! Ele conta com  cada um de nós!


Rick Pinheiro.
Um dos milhares de cristãos convocados por Deus para salvar a humanidade.

UMA NOITE ESPECIAL EM PARIPUEIRA.


Na noite de segunda-feira da semana passada tive a graça de fazer uma pequena viagem e ir até o município de Paripueira, a convite da coordenação do C.J.C. da Paróquia de Santo Amaro, a fim de fazer a reunião semanal daquele grupo. Foi mais uma experiência inesquecível na minha vida missionária, naquela noite tão especial, onde fui muito bem acolhido pelos jovens do grupo. Num clima fraterno e dinâmico, debatemos sobre o "Sim" e os "Não" dados por Nossa Senhora e refletimos se de fato estamos dando nosso "sim" a Deus e "não" a tudo aquilo que este mundo mergulhado nas trevas ensina, como por exemplo, sexualidade desefreada e antes do matrimônio, aborto, drogas, violência, etc.

Mais uma vez louvo e agradeço a Deus por mesmo com minhas imperfeições e indigno de servi-Lo, me envia em missão e coloca em minha vida pessoas tão especiais como os jovens alegres e acolhedores que formam o C.J.C da Paróquia de Santo Amaro.

Rick Pinheiro.
Muito feliz por mais uma missão confiada e cumprida.

PARA REFLETIRMOS E ASSUMIRMOS EM NOSSA VIDA.

PEDIDO QUE SEMPRE DEVEMOS FAZER A DEUS.

LIÇÃO IMPORTANTÍSSIMA QUE PRECISAMOS APRENDER.

LEIA E ACREDITE!

ACREDITE!

ESPECIALMENTE PARA OS QUE SERVEM NA EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE.

PENSE BEM!

ALGO PARA SEMPRE LEMBRARMOS.

LIÇÃO IMPORTANTE DO SAUDOSO PE. LÉO.

VERDADE QUE PRECISAMOS ASSUMIR EM NOSSA VIDA.

LEIA E MEDITE!

REFLITA E ACREDITE!

CREIA, ASSUMA EM SUA VIDA SEM MEDO!

VERDADE QUE PRECISAMOS ACREDITAR.

VERDADE INDISCUTÍVEL.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

COMO DEVEMOS ORAR?*

Está aí um questionamento que muitos de nós fazemos. Muitas vezes, não levamos uma vida de oração, porque simplesmente não sabemos sequer por onde começarmos. No último sábado, no encontro semanal com nossos queridos crismandos, eu e minha parceira Rafinha, refletimos este questionamento. No Evangelho (cf. Lc 11, 1-13), Jesus não apenas nos ensina a Oração do Pai Nosso, a mais perfeita de todas as orações, mas também nos dar preciosas dicas como devemos orar.

Primeiramente, devemos ser persistente em nossa oração. Orar sem cessar deve ser a nossa principal atitude. Precisamos ter em mente que Deus não é o nosso "gênio da lampâda". Deus é Pai, que sabe de tudo e atende no Seu momento, que nem sempre é idêntico ao nosso. Ele deseja ardentemente atender os nossos pedidos, desde que estes sejam de acordo com a Sua vontade. Falando nisso, esbarramos em um questionamento tão comum, que sempre vêm a torna: Por que eu rezo, peço a Deus e Ele não me atende? O próprio Jesus faz questão de nos responder, no mesmo Evangelho da liturgia do dia de hoje.

Ao fazer a comparação, citando o pai de família que não dar coisas ruins aos seus filhos, Jesus nos ensina que, se as nossas orações não são atendidas, é porque Deus Pai sabe que aquilo que pedimos, mesmo aparentemente bom para nós, de fato não é. Com certeza o que pedimos, pode é o escorpião escondido, que em breve, aparecerá e picará mortalmente. Por isso mesmo, que não somos atendidos, pois Deus Pai jamais dará algo ruim para os Seus filhos, por mais maus que eles sejam.

Em síntese, as lições que Jesus nos ensina hoje são: Oração Sem Cessar e Confiante; Deus atende todos os nossos pedidos, no Seu momento e de acordo com a Sua vontade única, que é a felicidade plena de todos nós, Seus filhos tão amados. Tomemos posse e acreditemos fielmente nesta verdade que Deus nos revela no dia de hoje.

Rick Pinheiro.
Teólogo, bacharel em Direito, professor de Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia, catequista crismal e membro do Grupo Teatral Apoteose da Paróquia Divino Espírito Santo da Arquidiocese de Maceió, lutando todos os dias para ser um homem de oração.

* = Publicado originalmente em 25/07/10, com atualizações.

A ORAÇÃO DO JUSTO.*

Em vários trechos da Bíblia, (cf. Gn 18, 20-32), Deus nos revela que está de ouvidos atentos e atende a oração dos justos, como também está disposto a perdoar os pecadores, por causa de um justo apenas.

Mas afinal, o que é ser justo?

Bem, todo sabemos que o adjetivo justo deriva da palavra justiça. Esta, em muitos casos, é confundida com vingança. Constatamos este triste equívoco, por exemplo, quando ocorre um crime brutal e as pessoas saem em protesto pela rua, pedindo "justiça", desejando o mal do agressor, querendo pagar o mal com a mesma moeda. Com certeza, isso é vingança, e não justiça. O dicionário Aurélio define Justiça como "a virtude de dar a cada uma aquilo que é seu" e "a faculdade de julgar segundo o direito e melhor consciência". Destas duas definições do saudoso educador alagoano de Passo de Camaragibe, prossigo com a minha reflexão.

Deus nos deu uma Lei. Portanto, ser justo é seguir fielmente a Sua Palavra. E quanto mais justos somos, mas Ele ouve a nossa voz e vem ao nosso encontro, para se fazer cumprir o que pedimos, desde que este seja bom para nós mesmos e para os irmãos. Deus deixa isso muito claro na primeira leitura de hoje, em dois momentos específicos: quando revela a Abrãao que desceu até Terra, rumo a Sodoma e Gomorra, porque ouviu o clamor do justo; E na belíssima e insistente intercessão de Abrãao pelo povo, quando Deus responde que se ouvesse um certo número de justos sobre a terra, pouparia até mesmo da Sua justiça.

Aliás, algo que precisa ser esclarecido. Não é Deus que vinga, que castiga o povo de Sodoma e Gomorra. Estes são destruídos pelos seus pecados. Sabemos que toda ação tem uma reação. Se plantamos sementes boas, colhermos frutos bons. O povo destas duas cidades fizeram questão de viver no pecado e não se arrenpender. Automáticamente, foram destruídos pelo seus pecados. A Bíblia, queridos irmãos internautas, não é para ser entendida toda ao pé da letra. Pois do contrário, iríamos achar que há contradição entre o Deus do Antigo Testamento e o Deus Amor revelado por Jesus, no Novo Testamento. Ou pior: correríamos até mesmo o risco de achar que a Bíblia fala de "Dois" Deus, um vingantivo, irritado com o seu povo e o Outro, bondoso, misericordioso.

Certa vez, o pastor e grande líder mundial Martin Luther King, disse: “O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”. De fato iso é preocupante. A palavra Oração nos revela duas ações: Orar + Ação. Deus sabe muito bem todas as nossas necessidades, mas Ele deseja que O busquemos, que tomemos atitudes. Ele nos criou como Seus filhos livres e não marionetes para Ele manipular. O mundo está agonizando justamente porque nós, que ousamos nos denominar cristãos-católicos, estamos nos omitindo e calando diante de tantas injustiças.

Joelhos no chão numa oração constante e sem cessar, e atitudes concretas de acordo com a vontade de Deus, são o que definem o que é ser justo.

Rick Pinheiro.
Teólogo, bacharel em Direito, professor de Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia, catequista crismal e membro do Grupo Teatral Apoteose da Paróquia Divino Espírito Santo da Arquidiocese de Maceió, lutando todos os dias para ser justo aos olhos de Deus.

* = Publicado originalmente em 25/07/10.

PAI NOSSO MEDITADO.



Pai Nosso meditado
(Autor: desconhecido)


CRISTÃO: Pai nosso que estais no céu...
DEUS: Sim? Estou aqui.
CRISTÃO: Por favor, não me interrompa, estou rezando!
DEUS: Mas você me chamou!
CRISTÃO: Chamei? Eu não chamei ninguém. Estou rezando. Pai nosso que estais no céu...

DEUS: Aí, você chamou de novo.
CRISTÃO: Fiz o que?
DEUS: Me chamou. Você disse: Pai nosso que estais no céu. Estou aqui. Como é que Posso ajudá-lo?
CRISTÃO: Mas eu não quis dizer isso. É que estou rezando. Rezo o Pai Nosso todos os dias, me sinto bem rezando assim. É como se fosse um dever. E não me sinto bem até cumpri-lo...
DEUS: Mas como podes dizer Pai Nosso, sem lembrar que todos são seus irmãos, como podes dizer que estais no céu, se você não sabe que o céu é a paz, que o céu é amor a todos?

CRISTÃO: É, realmente ainda não havia pensado nisso.
DEUS: Mas, prossiga sua oração.
CRISTÃO: Santificado seja o Vosso nome...
DEUS: Espere aí! O que você quer dizer com isso?
CRISTÃO: Quero dizer... quer dizer, é... sei lá o que significa. Como é que vou saber? Faz parte da oração, só isso!
DEUS: Santificado significa digno de respeito, Santo, Sagrado.
CRISTÃO: Agora entendi. Mas nunca havia pensado no sentido dessa palavra
SANTIFICADO ...

CRISTÃO: "Venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu...
DEUS: Está falando sério?
CRISTÃO: Claro! Porque não?
DEUS: E o que você faz para que isso aconteça?
CRISTÃO: O que faço? Nada! É que faz parte da oração, além disso seria bom que o Senhor tivesse um controle de tudo o que acontecesse no céu e na terra também.
DEUS: Tenho controle sobre você?

CRISTÃO: Bem, eu freqüento a igreja!
DEUS: Não foi isso que Eu perguntei. Que tal o jeito que você trata os seus irmãos, a maneira com que você gasta o seu dinheiro, o muito tempo que você dá à televisão, as propagandas que você corre atrás, e o pouco tempo que você dedica à Mim?
CRISTÃO: Por favor. Pare de criticar!
DEUS: Desculpe. Pensei que você estava pedindo para que fosse feita a minha vontade. Se isso for acontecer tem que ser com aqueles que rezam, mas que aceitam a minha vontade, o frio, o sol, a chuva, a natureza, a comunidade.
CRISTÃO: Está certo, tens razão. Acho que nunca aceito a sua vontade, pois reclamo de tudo: se manda chuva, peço sol, se manda o sol reclamo do calor, se manda frio, continuo reclamando, se estou doente peço saúde, não cuido dela, deixo de me alimentar ou como muito...
DEUS: Ótimo reconhecer tudo isso. Vamos trabalhar juntos Eu e você, mas olha, vamos ter vitórias e derrotas. Eu estou gostando dessa nova atitude sua.
CRISTÃO: Olha Senhor, preciso terminar agora. Esta oração esta demorando muito mais do que costuma ser. Vou continuar: "o pão nosso de cada dia nos daí hoje..."
DEUS: Pare aí! Você está me pedindo pão material? Não só de pão vive o homem, mas também da minha palavra. Quando me pedires o pão, lembre-se daqueles que nem conhecem pão. Pode pedir-me o que quiser, desde que me veja como um Pai amoroso! Eu estou interessado na próxima parte de sua oração. Continue!

CRISTÃO: "Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido"
DEUS: E o seu irmão desprezado?
CRISTÃO: Está vendo? Olhe Senhor, ele já criticou várias vezes e não era verdade o que dizia. Agora não consigo perdoar. Preciso me vingar.
DEUS: Mas, e sua oração? O que quer dizer sua oração? Você me chamou, e eu estou aqui, quero que saias daqui transfigurado, estou gostando de você ser honesto. Mas não é bom carregar o peso da ira dentro de você, não acha?
CRISTÃO: Acho que iria me sentir melhor se me vingasse!
DEUS: Não vai não! Vai se sentir pior. A vingança não é tão doce quanto parece. Pense na tristeza que me causaria, pense na sua tristeza agora. Eu posso mudar tudo para você. Basta você querer.
CRISTÃO: Pode? Mas como?
DEUS: Perdoe seu irmão, Eu perdoarei você e te aliviarei

CRISTÃO: Mas Senhor, eu não posso perdoá-lo.
DEUS: Então não me peças perdão também!
CRISTÃO: Mais uma vez está certo! Mais do que quero vingar-me, quero a paz com o Senhor. Esta bem, esta bem; eu perdôo a todos, mas ajude-me Senhor. Mostre-me o caminho certo para mim e meus inimigos.

DEUS: Isto que você pede é maravilhoso, estou muito feliz com você. E você como está se sentindo?
CRISTÃO: Bem, muito bem mesmo! Para falar a verdade, nunca havia me sentido assim! É tão bom falar com Deus.
DEUS: Ainda não terminamos a oração. Prossiga...
CRISTÃO: "E não deixeis cair em tentações, mas livrai-nos do mal..."
DEUS: Ótimo, vou fazer justamente isso, mas não se ponha em situações onde possa ser tentado.
CRISTÃO: O que quer dizer com isso?
DEUS: Deixe de andar na companhia de pessoas que o levam a participar de coisas sujas, intrigas, fofocas. Abandone a maldade, o ódio. Isso tudo vai levá-lo para o caminho errado. Não use tudo isso como saída de emergência!
CRISTÃO: Não estou entendendo!
DEUS: Claro que entende! Você já fez isso comigo várias vezes. Entra no erro, depois corre me pedir socorro.
CRISTÃO: Puxa, como estou envergonhado!
DEUS: Você me pede ajuda, mas logo em seguida volta a errar de novo, para mais uma vez vir fazer negócios comigo!

CRISTÃO: Estou com muita vergonha, perdoe-me Senhor!
DEUS: Claro que perdoo! Sempre perdoo a quem está disposto a perdoar também, mas não esqueça, quando me chamar, lembre-se de nossa conversa, medite cada palavra que fala! Termine sua oração.

CRISTÃO: Terminar? Há, sim, "Amém!"
DEUS: O que quer dizer amém?
CRISTÃO: Não sei. É o final da oração.
DEUS: Você só deve dizer amém quando aceita dizer tudo o que eu quero, quando concorda com minha vontade, quando segue os meus mandamentos, porque AMÉM! Quer dizer: assim seja, concordo com tudo que orei.

CRISTÃO: Senhor, obrigado por ensinar-me esta oração e agora obrigado por fazer-me entendê-la.
DEUS: Eu amo cada um dos meus filhos, amo mais ainda aqueles que querem sair do erro, quer ser livre do pecado. Abençoo-te e fica com minha paz!

CRISTÃO: Obrigado, Senhor! Estou muito feliz em saber que és meu amigo.

ABSURDO: CONVERSA DURANTE A SANTA MISSA.*

Veja o que aconteceu comigo numa noite de sábado de 2010, na Igreja de São Lucas. Umas senhoras, que estavam sentadas atrás de mim, simplesmente passaram a Santa Missa toda conversando alto, de tal maneira, que eu fui obrigado a me retirar do meu cômodo lugar, que estava meia-hora antes de participar da Santa Missa. Uma total falta de respeito a Deus, que simplesmente ignoraram, e a nós, seus irmãos, que fomos desrespeitados pela conversa infernal delas, pois além de nos incomodar e nos deixar indignados, os assuntos que elas conversavam eram apenas falar mal da vida alheia. Participe da Santa Missa com uma vuvuzela diabólica dessa!

Mais  recentemente, participo da Santa Missa das 16 horas, na matriz da minha Paróquia Divino Espírito Santo e mais absurdos: são pessoas que não somente colocam o celular no  silencioso, mas ainda atendem no meio da celebração da Santa Missa, na maior cara de pau, outras que ficam sentadas o tempo todo demonstrando claramente que não estão nem aí para o que está acontecendo. Enfim, são diversos fatos  cometidos por aqueles que, na minha humilde opinião, são pseudo-católicos, que nem vale a pena ficar gastando tempo e teclado para falar.

Sinceramente, é o cúmulo do absurdo. Santa Missa é para participamos, nos encontramos com Deus e os irmãos, ouvir o que Ele tem a nos dizer, e louvarmos e bendizemos a Ele. Se quer conversar, vão a casa de vocês, ao shoping, a uma praça ou a um barzinho. Mas não na Santa Missa, pois esta é o maior momento de adoração e oração ao nosso Deus.

Deixo registrado aqui o meu protesto e minha indignação a pessoas diabólicas e más educadas que fazem da Santa Missa, um point de encontro para semear seus venenos.

Rick Pinheiro.
Indignado com a falta de respeito a Deus e aos irmãos, durante a Santa Missa.

Confeso que dá de fazer isso,
mas prefiro virar para trás e distribuir, por várias vezes, o meu olhar fatal de reprovação a tamanha falta de educação e respeito a Deus e aos irmãos.
Quando não dar certo, sou obrigado a mudar de lugar.


* Publicado originalmente em 19/07/10, com atualizações.

RACISMO PARA COMBATER O RACISMO.

Com a polêmica decisão do STF que a cota para negros é constitucional, acirrou-se a guerra de opiniões. Particularmente, como cristão católico que sou, discordo em gênero, número e grau com a cota para negros, pois, simplesmente, somos todos iguais, imagem e semelhança de Deus. Cota por raça, é um preconceito terrível disfarçado de direito, pois, simplesmente, a ideia em si, já afirma que uma raça é superiormente mais capacitada intelectualmente do que outra. Um afirmação totalmente absurda e racista que vai de encontro a Palavra de Deus que, claramente afirma que homem e mulher, são imagem e semelhança de Deus. Raça não mede caráter, nem inteligência, muito menos capacidade. Somos todos seres humanos, somos todos filhos de Deus, feitos com muito amor por Ele, a Sua imagem e semelhança.

Lutar pelos nossos direitos é indispensável. Como brasileiros, sobretudo como cristãos, temos ao mesmo tempo o direito e o dever de lutar por igualdade. O ideal seria que a Universidade fosse de livre acesso para todos, inclusive sem provas de admissão, o famigerado e desumano vestibular e similares, afinal de contas, nenhuma destes medem capacidade. mas apenas o grau de controle emocional de uma pessoa diante de um teste de aptidão. Mas, como quanto mais estudo mais capacidade de discernimento e escolha o ser humano, a minoritária classe dominante elitizada e, em sua maioria, corrompida, inventa mil e um mecanismos para que a massacrante classe desfavorecida permaneça na ignorância, a fim de continuar sendo manipulada. Por isso mesmo que a luta por direitos, neste caso, por uma escola pública realmente com qualidade, e, na falta dela, já que não há e nunca haverá interesse dos nossos governantes pela melhoria do ensino público, por uma cota social, é direito e dever de todos nós, independente da nossa classe ou raça.

Infelizmente, vivemos num mundo diabólico e  racista que usa seus próprios meios diabólicos, neste caso o racismo para mascarar o próprio racisimo com mais racismo, numa linda embalagem de direitos  verdade nua e crua é esta. Porém, como cristãos batizados que somos não podemos nos conformar com ela, mas, lutarmos corajosamente para mudá-la, deixando-nos guiar pela força do Espírito Santo, por uma sociedade mais justa e fraterna, com Deus idealizou.

Rick Pinheiro.
Teólogo, bacharel em Direito, professor de Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia, catequista crismal e membro do Grupo Teatral Apoteose da Paróquia Divino Espírito Santo da Arquidiocese de Maceió.

CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS.*

Quando o assunto é fé, este sentimento tão delicado, exclusivo dos seres humanos, um assunto recorrente em todas as religiões é justamente sobre os falsos profetas. E precisamos abrir os nossos olhos, pois falar sobre Deus e citar a Sua Palavra até o encardido faz (cf. Mt 4, 1-11). Hoje em dia, infelizmente, vivemos um verdadeiro mercado da fé. Caso um pai de família queira montar uma vendinha, na sua própria casa, é uma imensa e chatíssima burocracia. Se algum destes "profetas iluminados" quiser fundar a sua "igreja", é só ir num cartório e registra-la. Pronto! Mais uma igreja, que prega a verdade e a salvação chega neste mercado da fé. O mais terrível é que tem igreja para o gosto do freguês. Têm igrejas que casam homossexuais, outras que são a favor do aborto, enfim, cada um destes falsos profetas, adapta a Palavra de Deus as vontades humanas.

Com todo respeito aos meus queridos irmãos evangélicos, mas a verdade tem que ser dita. Por mais que existam "igrejas" sérias, que pregam e vivem de acordo com a Evangelho, são seitas fundadas por homens, pois a única fundada por Jesus é a Igreja Católica Apostólica Romana. Não falo como se eu fosse um "carola" ou um fundamentalista que acha que só a minha Igreja é a certa, a correta. Os fatos falam por mim. Busquem na história da humanidade e vejam quando foi criada a Igreja Católica e as demais seitas.

Na primeira leitura da Liturgia de hoje (Cf. Jr 28, 1-17), o profeta Jeremias percebeu algo errado na suposta profecia de Ananias, e após, consultar Deus, desmascarou o farsante. O mesmo devemos fazer. Sabemos que, como disse acima, existem muitas destas igrejas fundadas por homens sérias. Mas também existem pessoas que aproveitam do sentimento mais puro e forte do ser humano, a fé, para usá-la em benefício próprio, como fonte de renda. E isso não é fato inédito. Desde do começo da Igreja, já existia isso (cf. I Tm 6, 2c-10). E sempre vai existir. Como cristãos precisamos ficar de olhos abertos e como profetas que somos, desde do nosso batismo, denunciar estes falsos profetas que levam o povo ao erro. Mas lembrando que devemos também rezar por essa pessoa, pois Deus ama o pecador e abomina o pecado, logo, quem somos nós para desejar o mal deles?

E QUANDO SOMOS FALSOS PROFETAS?

Pois é galera, os falsos profetas não resumem-se apenas a fundadores de seitas. Todas as vezes que pregamos o Evangelho mas agirmos de forma contrária, quando discordamos da Igreja (Eu sou católico mas... nada demais sexo no namoro, os padres deviam casar, se a mulher engravidar tem direito a abortar, a Eucaristia representa Jesus, não é Jesus, etc), quando só damos valor apenas ao nosso grupinho, achando que o Espírito Santo só age nele, quando não amamos e defendemos a nossa fé, quando julgamos os nossos irmãos, entre outras atitudes anti-cristãs, estamos também sendo falsos profetas, já que a fé que dizemos professar, não é atestada pelos nossos atos;

Portanto, da mesma forma que somos vigilantes aos falsos profetas externos, precisamos também ser com os nossos pensamentos, atos e omissões, para que nenhum destes faça-nos trair o nosso Deus, sendo mais um falso profeta, num mundo lotado de falsos profetas.

Rick Pinheiro.
Vigilando os próprios atos para não ser um falso profeta.

* = Publicada originalmente em 02/08/10.

PROFETISMO HOJE.

A cerca de quinze dias tive um dos encontros de crisma mais proveitoso como catequista. Providencialmente, de uma turma de aproximadamente vinte crismandos, apenas seis marcaram presença. O tema discutido foi Profetas, mas, com a turma consideravelmente  reduzida, foi suficiente para discutimos vários temas atuais, como aborto, sexo antes do casamento, violência das torcidas organizadas. Um tema puxava o outro e claramente tinha tudo a ver com o tema central Profetas. Afinal, profeta é aquele que falar em nome de Deus, que denuncia à realidade, que com suas atitudes coerentes com a vontade de Deus, converte muitos corações para Deus.

Desde do nosso batismo somos intimados por Deus para exercer o nosso profetismo. E diga-se de passagem, nunca o mundo preciso tanto de profetas. O mundo cada vez mais se descaracteriza daquele que foi dado por Deus para o ser humano tomar conta. O ser humano se desumaniza, pois deixa-se dominar pelas coisas ilusórias deste mundo, com suas falsas promessas de uma felicidade utópica que não existe fora deDeus.

Pois é, caro internauta, o mundo está agonizando e nós como batizados, somos convocados por Deus para exercemos o nosso profetismo, no meio em que vivemos. Não precisamos ser doutores em Teologia, muito menos temos uma experiência mistíca extra-sensorial para assumirmos a nossa parte na messe que o Senhor mesmo nos confia. Lembre-se que desde do nosso batismo temos o Espírito Santo em nós, que nos guia e ilumina, dando-nos força para sermos profetas. Portanto, deixemos-nos guiar por Ele e assumamos confiantemente o nosso profetismo.


Rick Pinheiro.
Teólogo, professor de Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia, bacharel em Direito, Catequista Crismal e membro do Grupo Teatral Apoteose da Paróquia do Dvino Espírito Santo da Arquidiocese de Maceió.

PEQUENOS GESTOS, GRANDES ATITUDES.*

A comparar o Reino de Deus com a semente de mostarda e o fermento, Jesus nos ensina no Evangelho (cf. Mt 13, 31-35), que são os pequenos gestos, no nosso dia-a-dia, que cada vez nos aproximam de Deus e do Seu Reino que preparou para cada um de nós. 

É no nosso testemunho diário, sincero, verdadeiro e coerente com a vontade de Deus, que implantamos os valores do Seu Reino neste mundo que agoniza tanto por teimar em viver longe de Deus. Cada vez que mudamos de pensamentos e atitudes mundanas, e passamos a viver e defender os valores evangélicos, estamos crescendo, tanto individualmente quanto coletivamente, fazendo que cada vez mais, o Reino de Deus seja implantado aqui mesmo, em nossa realidade.

Portanto, assumamos a nossa parte como operários do Reino.

Rick Pinheiro.
Buscando ser sempre um bom operário do Reino de Deus.

* = Publicada originalmente em 26/07/10.

SERVIR, MAS SEM ESQUECER DE OUVIR A VOZ DE DEUS.*

Incrível como Deus nos fala e nos ensina através de Sua Palavra. Por mais que lemos e ouvimos uma passagem, sempre esta será novidade para nós e nos tocará de alguma maneira diferente da outra vez que tivemos contato com ela.

Vejam o exemplo do Evangelho que narra o famoso episódio envolvendo as irmãs Marta e Maria (cf. Lc 10, 38-42).

A história de Marta e Maria, duas irmãs, já são muito conhecidas por todos os cristãos. Particularmente, via em Marta, uma mulher chata, que pouco se importava com a visita do Senhor em sua casa, que só queria saber de ralar nos serviços domésticos e ficou com inveja e raiva da sua irmã, Maria, que ao invés de também entrar na paranóia dela de trabalho, ficava de papinho com o ilustre visitante. Pois esta minha visão de Marta, mudou no sábado à noite, graças a homilia inspirada pelo Espírito Santo, do Pe. Márcio Roberto, na Igreja de São Lucas, no Stella Mares.

No início de sua homilia, ele chamou todas as crianças da catequese para o lado dele e fez uma brilhante comparação. Usou de exemplo uma das crianças, supondo que a mãe lhe desse uma obrigação caseira, mas esta criança fosse fazer, sem antes perguntar como o serviço devia ser feito. A criança iria servir da mesma forma, só que sem as instruções, corria o risco de cometer erros nos seu serviço, mesmo com toda dedicação e obediência a mãe.

Graças a esta homilia, percebi que Marta também estava servindo ao Senhor. Afinal, estava acolhendo o Senhor, fazendo com que Sua estadia em sua casa, fosse a melhor possível. Com certeza, ela estava dando o seu melhor, se esforçando ao máximo para dar ao Senhor Jesus uma casa limpa e bem arrumada, uma caprichosa alimentação. Mas sua preocupação em oferecer o melhor a Jesus, e eu repito, não foi uma atitude negativa dela até porque para Deus temos que dar o nosso melhor, ela acabou esquecendo de parar um pouquinho e ouvir o que Jesus tinha a lhe ensinar. E que excelente e única oportunidade Marta perdeu, pois além de ter o próprio Deus pregando em sua casa, naquela época, ninguém, absolutamente ninguém pregava para uma mulher.

Em nossa missão, muitas vezes somos mais Marta do que Maria. Ao ouvir esta homilia, onde eu descobrir que Marta também era serva de Jesus, me veio logo em mente os movimentos de encontros. Percebo que a maioria dos que participam destes são como Marta. Preocupam-se tanto em trabalhar nos encontros, de fazer o melhor e o mais bonito, proporcionando aos encontristas o mesmo encontro pessoal com Deus que tiveram quando fizeram o encontro, que esqueçem de parar e ouvir a Palavra de Deus. Por isso mesmo, que muitas vezes, ocorrem brigas, desentendimentos e até afastamento da missão e de Deus de alguns servos, no decorrer dos dias do encontro. Acabam sendo como aquelas pessoas citadas na Parábola do Semeador, que escutam a Palavra, a repassam para os outros, mas não a guardam para si. Mas isso não é algo exclusivo dos movimentos de encontro. Em toda pastoral, movimento e serviço da nossa Igreja, existem várias Marta. Passei cerca de 14 dos 16 anos que tenho de engajamento evangelizando através do teatro. Como era comum, dramatizamos de forma belíssima o Evangelho, mas não guardavamos a mensagem passavamos.

O serviço é importante? Com certeza que sim. Afinal, como diz a antiga canção que ouvimos das "tias", na catequese infantil, "Deus não quer preguiçoso em Sua obra!". Ele quer que produzamos frutos, levando a Sua Palavra a todos, como a mesma preocupação e dedicação de Marta. Mas para isso, é primordial, que façamos como Maria, parar para ouvir o que Ele quer de nós. Do contrário, seremos meros robôs, repassando a mensagem de forma automática, sem saber o que de fato estamos fazendo. Deus nos deu o Seu Espírito Santo para sermos protagonistas da Evangelização. E a primeira pessoa que precisa ser evangelizada chama-se EU.


Rick Pinheiro.
Aprendendo sempre mais da Palavra de Deus.


* Postagem publicada originalmente em 19/07/10.

QUANTO TEMPO VOCÊ TEM?


O tempo passa depressa e desaparecemos.
(Sl 89, 10d).

Nossa vida aqui neste mundo é curta e passageira. Desde do nosso nascimento, começamos um contagem regressiva para vida eterna, ao lado ou longe do Pai, de acordo se o resultado das nossas ações neste mundo foram boas ou más. Dianta desta verdade, surge uma questão: o que estamos fazendo com o tempo que Deus nos deu? Será que estamos vivendo plenamente bem a graça da vida que Ele nos deu?

A Palavra de Deus nos ensina que cada um de nós temos tempo para tudo (cf. Ecl 3, 1-15), apesar da nossa curta passagem por este mundo. Logo, precisamos aproveitar o máximo cada momento que Deus nos proporciona. Na correria do dia-a-dia, nos preocupamos com tantas coisas banais, sem importância, que esquecemos o principal: viver.

Rezar, servir a Deus e a Sua Igreja, namorar, trabalhar, estudar, lazer, visitar e conversar com os familiares e amigos, ajudar e amar o próximo, planejar o nosso futuro, etc... São tantas atividades para realizamos em tão curto tempo. Mas Deus quis assim, pois sabe que todos nós, Seus filhos, somos capazes de administrar perfeitamente o tempo, sempre levando em conta que só temos o hoje, pois o ontem já passou e o futuro nunca o teremos, já que quando ele chega, torna-se hoje.

"Não vos precupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas próprias. A cada dia basta o seu cuidado." (Mt 6, 34). Ao nos dar esta preciosa dica de como devemos viver, Jesus não diz que não devemos planejar o nosso futuro. Muito pelo contrário. Ele nos diz que não devemos ficar obsecados com um futuro que virá, seja terreno ou na Vida Eterna. Precisamos sim, viver cada dia, nos preparando para o nosso futuro, tanto aqui como na eternidade, vivendo plenamente bem, cada dia, aproveitando cada segundo que Deus nos concede, fazendo tudo aquilo que é bom para nós e para os irmãos, que alegra o coração de Deus, não nos apegando as coisas deste mundo.

Não esperemos pelo dia de amanhã, para seguir a vontade de Deus, para amá-Lo e aos nossos irmãos, para dizer que amamos uma pessoa, para demonstrar este amor e afeto pelo nosso próximo, enfim, para fazer o bem, o que Deus tanto deseja que façamos. Muito menos não desperdiçemos o nosso tempo com atitudes negativas, nem nos entregando ao sofrimento, ao ódio, as drogas, enfim, tudo aquilo que nos destrói e aos nossos próximos. Vivamos plenamente bem cada dia. Afinal, não sabemos quanto tempo ainda temos.

Vivamos cada dia de nossa vida como se fosse o último, mas ao mesmo tempo como se fosse o primeiro da vida eterna que Deus reservou para nós.

Rick Pinheiro.
Buscando viver e aproveitar a graça da vida que Deus nos concedeu.

PARA MEDITAR (ESPECIALMENTE, NESTE DIA DAS MÃES QUE SE APROXIMA).

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA EM FILMES.*

Para aqueles que, assim como eu, curtem cinema, algumas sugestões de filmes sobre as aparições de Nossa Senhora em Fátima.


O Milagre de Fátima (1952), como a maioria dos filmes hollywoodianos da época que narravam fatos religiosos, não é totalmente fiel (a pastorinha Lúcia, por exemplo, é interpretada por uma adolescente, mas na época das aparições, a verdadeira Lúcia tinha 10 anos de idade), aumenta na dramaticidade beirando a canastrice mexicana e cria personagens secundários. Mas nada que atrapalhe o brilho deste filme já que os principais fatos estão lá. É um filme tocante, emocionante e divertido. Sou suspeito para falar deste filme, pois graças a ele, é que ainda criança tornei-me um apaixonado pela história ocorrida em Fátima. Nos meados dos anos 80, este filme era presença obrigatória na Sessão da Tarde da Rede Globo. No final dos anos 90, foi exibido, sempre nos dias 13 de Maio e de Outubro, na extinta sessão (por enquanto, pois sempre o patrão Silvio Santos traz de volta a programação) Cinema em Casa do SBT. Infelizmente, no momento este filme está pegando poeira num porão de alguma emissora. Que eu saiba, não foi lançado em DVD ofiicialmente. Mas pode ser baixado em site especializados e se procurar bem, até ser encontrado em banca pirata.


Mais recente, em 1997, a emissora italiana Rai, produziu o filme Fátima, estrelado pelo ótimo ator português Joaquim de Almeida, figurinha fácil em filmes e seriados norte-americanos. Neste fillme, ele interpreta um jornalista que irá cobrir os fatos ocorridos em Fátima. Este filme belíssimo, com excelentes interpretações e lindas locações, é fidelíssimo aos fatos, e já foi lançado em DVD pelas Paulinas. Obrigatório para quem quer conhecer a história ocorrida em Fátima.


Fazendo pesquisa de imagens para esta postagem, descobri que exatamente a um ano foi lançado em Portugal e nos Estados Unidos, o filme britânico O 13º Dia: Um Milagre em Fátima. Ainda não assistir e não tenho conhecimento se já foi lançado em DVD aqui no Brasil. Pelo trailer, muito bem elaborado, parece que este filme também é fiel aos fatos, apesar das crianças que interpretam os pastorinhos serem acima da idade dos verdadeiros (a atriz Ana Sofia, que intepreta Jacinta tinha 13 anos de idade na época da filme. Já a verdadeira Jacinta faleceu pouco antes de completar 10 anos de idade). Para dar mais veracidade aos fatos, apesar de ser um filme britânico, as crianças que interpretam os pastorinhos são portuguesas e o filme é em preto-e-branco, e somente nas cenas das aparições são em cores. Excelente e criativa ideia dos diretores. Pelo trailer, promete ser um filmaço, com uma envolvente trilha sonora. Estou ansioso para assisti-lo.


Rick Pinheiro.
Téologo e cinéfilo.

* = Publicada originalmente em 13/10/10.