domingo, 29 de junho de 2014

SÃO PEDRO E SÃO PAULO EM FILMES.

Hoje a Igreja comemora a festa de São Pedro e São Paulo, duas colunas da Igreja. Aproveitando a ocasião para indicar alguns filmes, facilmente encontrados em DVD, que narram a vida dos dois santos. Em comum, os três erram feio na dosagem de liberdade poética, chegando a distorcer os fatos narrados principalmente nos Atos dos Apóstolos. Mesmo assim, não inegáveis contribuições visuais que nos ajudam a entender um pouco como era a nossa Igreja nos primórdios. Vamos as nossas dicas.

Começo com aquele que  sem ele e seu inovador método de evangelização, o Cristianismo não tinha se expandido. Paulo de Tarso, conhecido popularmente como São Paulo, já ganhou várias versões da sua vida contada nas telonas e nas telinhas. Entre elas, destaco a produção italiana Paulo de Todos os povos ou Paulo de Tarso. Apesar do filme abusar da liberdade artística e poética, dando destaque exagerado a personagens que não existiram ou pouco citado na Bíblia (caso do Gamaliel interpretado por Franco Nero), esta super produção dirigida por Roger Young, que no passado havia dirigido alguns filmes do 007, emociona e cativa. Para mim, um dos melhores filmes produzidos sobre o apóstolo. Nota 10,0.

 
Filme completo.

Um pouco mais recente, São Paulo ganhou uma versão brasileira Irmãos de Fé, segundo e até agora o último filme do Pe. Marcelo Rossi, onde o santo foi interpretado por Thiago Lacerda. A produção não fez o mesmo sucesso do filme anterior do padre, Maria - Mãe do Filho de Deus,  mas, sem sombra de dúvida, é uma produção muito bem cuidada, principalmente no roteiro fiel a sua fonte original, mesmo com um elenco preguiçoso, com péssimas atuações. Mas, a mensagem de São Paulo e suas mensagens evangélicas estão bem representadas e nítidas no filme, portanto, merece uma conferida. Nota 8,0.

 
Trailer.

Apesar do título, Pedro e Paulo com Coragem e Fé, foca bem mais na vida de São Paulo, interpretado brilhantemente por Anthony Hopkins, que a de São Pedro, que além de ser um mero coadjuvante, aparece descaracterizado, inclusive, não sendo o líder da Igreja e também vivendo constantemente sobre a influencia de São Pedro. Erros grosseiros à parte, o fato é que o filme, ou melhor dizendo, a minissérie televisiva, acerta em cheio ao reconstruir com fidelidade o clima tenso que a igreja primitiva vivia. Nota 7,5.

Já a produção televisiva italiana Pedro, ou Pedro - O Sacrifício de um Homem tinha tudo para ser um dos melhores e mais fiéis filmes bíblicos já produzidos, graças exclusivamente a primeira metade e mesmo com o título, dando também um destaque especial também a São Paulo. O problema é que a partir da segunda metade o filme desanda descontroladamente, usando e abusando exageradamente ao extremo da liberdade poética, enchendo linguiça com fatos fictícios toscos, que beiram ao dramalhão mexicano. O resultado é uma considerável altíssima queda de qualidade. Só mantém o interesse e recomendo porque de fato a primeira metade é muito boa, fiel aos Atos, mesmo utilizando a tal liberdade poética, retratando bem o começo da nossa Igreja. Por isso eu recomendo. Nota 7,5.

 
Filme completo.


Rick Pinheiro.
Teólogo, professor de Ensino Religioso e Filosofia da Rede Pública do Estado de Alagoas, Bacharel em Direito e catequista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário