domingo, 29 de junho de 2014

A QUALIDADE DO MARADONA.

Em clima de Copa de Mundo, lembrei de algo que me chamou atenção na copa passada. Apesar de ser anti-Argentina e mais ainda anti-Maradona, é inegável as qualidades de ambos. Assistindo os jogos da Argentina nesta Copa e na anterior, que tinha Dieguito como técnico, deixa todos os fãs do futebol arte e ágil, animados.

De fato a Argentina não veio ao Brasil e não foi a África naquele ano para passear, mas com tudo para sair daqui,, igualmente há quatro anos atrás, com o caneco na mão, algo que não concretizou lá, e que esperamos não venha ocorrer este ano. E chances, infelizmente, a danada tem. É inegável as qualidades individuais de cada um dos jogadores argentinos. Mas a maior qualidade desta seleção tão odiada por nós brasileiros não está em campo, mesmo sendo o centro das atenção. Sem dúvida, o polêmico técnico e ídolo dos argentinos Diego Maradona, nesta copa discretíssimo, na copa passada roubava a cena.

Particularmente eu não gosto dele. Uma pessoa metida a bosta, convencido, cuja a humildade passa longe dele. Mas é inegável que ele é um grande líder, com um empolgante exemplo de vida. Maradona foi um bom jogador (particularmente não acho essas coisas toda), que teve seu auge e como muitos que não conseguem lidar com a fama, se envolveu com drogas e, até que se prove o contrário, livrou-se delas, deu a volta por cima e voltou ao auge da sua carreira futebolística naquela copa. como técnico da seleção Argentina, mesmo não tendo êxito esperado.

O exemplo dele como líder é algo que merece uma atenção maior na nossa reflexão. O cara era um motivador de sua equipe. Incentiva, apoia, acolhe e valoriza cada um dos talentosos jogadores que ele convocou para esta Copa. Aparentemente, mesmo sendo uma pessoa arrogante, Maradona não é aquele líder arrogante, dono da verdade, mas o líder paterno, aquele que acolhe e faz questão de abraçar, beijar e parabenizar cada um dos seus jogadores após cada partida. Mesmo não gostando dele, precisamos reconhecer as qualidades do líder Dieguito e colocá-las em prática nos grupos que coordenamos.

Curiosamente, as mesmas qualidades de liderança que eu citei do técnico Maradona são as do jogador ex-capitão da seleção brasileira tetra-campeã, Dunga, na copa passada,  também  técnico, só que de nossa seleção. Os dois poderiam fazer o filme "Se eu fosse você 3", já que a exemplo dos filmes sucessos do nosso cinema, Maradona e Dunga inverteram os papéis, apesar que ambos naquela copa não saíram.

Liderança seja jogando como nosso capitão do tetra ou como técnico como o encrenqueiro Maradona, é um exemplo a ser admirado e seguido, um dom Divino que nem todos nós temos.

Rick Pinheiro.

Teólogo, professor de Ensino Religioso e Filosofia da Rede Pública do Estado de Alagoas, Bacharel em Direito e catequista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário