terça-feira, 24 de junho de 2014

PROGRAMA DE HUMOR TAMBÉM NOS ENSINA LIÇÕES DE DEUS PARA VIDA.*

Vocês podem não acreditar, mas a foto ao lado é da mesma pessoa: Gorete, uma moça simples, humilde, que sofreu e sofre bastante nesta vida, que juntamente com o marido, vive de bicos e mora num pequeno apartamento na periferia de São Paulo. A história de Gorete é simples e até certo ponto comum a muitos irmãos que sobrevivem, sofrem, mas com fé em Deus e muita perseverança, não desistem de sonhar e lutar por dias melhores, pela tão exaltada nos filmes "volta por cima".

Por causa da sua aparência que fugia do convencional padrão de beleza física imposto pela sociedade, foi contratada alguns anos atrás, pela produção do programa humorístico Pânico na TV para aparecer com sua "feiúra física", em algumas matérias do grupo humorístico. Evidente que o cachê que dão para ela e tantos outros personagens pitorescos, tirados do meio do povo para fazer o próprio povo rir, deve ser uma porcaria. Mas para alguém que vive na miséria do nosso país, um cachêzinho miserável deste é muito bem vindo e ajuda a trazer um pouco comida para casa. Até eu aceitaria pagar um mico assim pois infelizmente salário de professor de rede estadual é uma miséria. rsssss...

Um belo dia, sonhadora e persistente como todo cristão, Gorete entrega a carta a uma das figuras centrais do programa, Sabrina Sato, que sensibilizada partilha com os roteiristas e produtores do programa. Surge então, mesmo sendo num programa de humor, o reality show "Gorete quer ser Gisele".

Durante 6 semanas, acompanhamos a odisséia desta humilde mulher do povo, passando por cirurgiões dentistas, pela equipe do Dr. Ivo Pitanguy, maquiadores, cabeleiros, etc. Os telespectadores descobriram que por trás daquela "figura grotesca desdentada" havia uma linda mulher, pois sua fé, sua vida sofrida e sua luta persistente de sobrevivência cativou a todos. O reality show poderia terminar sem fazer nenhuma mudança nela, pois a beleza interior de Gorete, já provava que ela é uma linda mulher. Mas como estamos na sociedade que o que vale é o exterior, o reality permaneceu. O resultado é a espantosa transformação física vista na foto acima. Como se não bastasse a transformação física que elevou e muito a auto-estima da nossa irmãzinha, a produção fez questão de dar uma ajeitadinha bastante generosa no seu mísero apartamento e ainda colocou dentes no marido de Gorete.

Essas 6 semanas, sobretudo no programa de ontem, aprendi várias lições. Como sabemos Deus sempre está a nos ensinar algo, basta estarmos atentos aos seus sinais. Quem diria que num programa de humor, muitas vezes vulgar e grosseiro, Ele iria nos dar várias lições, que abre os nossos olhos para a realidade, fazendo-nos refletir e como cristãos que somos, não nos conformamos com este mundo.

A primeira lição é como nós seres humanos do século XXI, julgamos cada vez mais as pessoas pela aparência. Nessas 6 semanas, foram feitas muitas enquentes com populares, levando a foto da desdentada Gorete, com perguntas do tipo, "você acha ela linda", "você saíria com ela". A resposta dos populares, que para o padrão de beleza física deste mundo também não eram nenhum lindões, chegava ser humilhante e ofensivas, de tal modo que muitas vezes os apresentadores e humoristas, e também nós telespectadores, choravamos junto com Gorete.

O ápice deste preconceito idiota e mesquinho da beleza física foi um teste que a produção fez numa rua movimentada de São Paulo. Colocaram uma linda modelo, com "corpinho violão", junto a um carro, com o pneu furado. Em menos de 15 segundos, apareceu um "bom samaritano" para ajudá-la. A mesma situação, até mesmo usando o mesmo vestido, colocaram a Gorete. Coitada!!!! Que humilhação ela passou!!! Simplesmente, os homens passavem direto, nem sequer davam atenção ao pedido dela ao seu pedido de socorro. A humilhação foi tão grande que em dado momento, a "atriz" Gorete pediu a produção para desistir de fazer aquela matéria. Enfim, depois de mais de meia-hora, depois de insistir tanto com um rapaz, que a princípio negou, Gorete teve o pneu do seu carro trocado.

Meu Deus, quando vamos aprender a olhar os nossos irmãos com os olhos de Jesus, ignorando o exterior e buscando o interior???? Jesus nos ensina no Evangelho de João que não somos deste mundo. Por quê então teimamos em agir como os destes mundo??? Até quando seremos católicos, cristãos meia-boca, com o pé na Igreja e quase o corpo todo no mundão e suas regras anti-cristãs??? O Evangelho é para ser vivido radicalmente, nada de adaptar as nossas conveniências. Ou quente ou frio, ou seja, ou somos verdadeiramente cristãos católicos ou não, o morno Deus vomita, nos ensina São João no Apocalipse.

Outra lição valiosa é a perseverança na fé. Como falei no começo deste que ouso chamar de artigo, Gorete é uma mulher sofrida, mas que persevera na fé. Chega dar gosto ver ela contando que resolveu escrever a cartinha, às 02 da madrugada. Pergunto: não foi Deus, através do Seu Espírito Santo, que a incentivou a escrever esta carta? Eu não tenho dúvida nenhuma que Ele atendeu o pedido de vários anos de nossa irmãzinha, e no tempo dEle, a impulsionou a escrever tal cartinha. Precisamos aprender com pessoas humildes e sofredoras desta vida a perseveramos na nossa fé, que ao menos a minha, na primeira contrariedade já fica abalada.

Por fim, aprendemos na odisséia da guerreira de Deus Gorete que o nosso Deus é o Senhor do impossível. Quando temos fé, lutarmos pelos nossos sonhos e deixamos que Ele aja, todas as barreiras, todos os nossos sonhos tornam-se realidade.

Que Deus abençoe a Gorete e seus familiares, e que ela não se deixe levar pela fama passageira e pela nova aparência física. Seria muito triste ver esta mulher que até agora é um exemplo de fé e perseverança, torna-se como esses artistas que desprezam o seu semelhante e fazem do sagrado matrimônio algo fúrtil e descartável.

Que a exemplo de Gorete, possamos entregar toda nossa vida a Deus e lutar pelos nossos sonhos e por uma sociedade mais justa e fraterna, tirando de nós todos os nossos preconceitos e conceitos que o mundo difunde em nossas cabeças. A Palavra de Deus deve ser a única orientação de nossa vida e deve ser vivida plenamente por nós, sem nos desviarmos uma vírgula sequer.

Rick Pinheiro.
Teólogo, professor de Ensino Religioso e Filosofia da Rede Pública do Estado de Alagoas, Bacharel em Direito e catequista.

* = Postagem escrita originalmente em 24 de maio de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário