terça-feira, 24 de junho de 2014

O PERIGO DO APEGO AOS BENS MATERIAIS.

Dizer que vivemos numa sociedade materialista, onde o ter vale mais do que o ser, é chover no molhado. Todos nós sabemos disso, e mesmo assim, no dia-a-dia continuamos a manter este materialismo. Basta passamos pela porta de uma casa lotérica ou nos iludirmos com o marketing sedutor dos comerciais que buscam apenas vender o produto, para constatarmos isso. Uma passagem muito conhecida do Evangelho, refere-se justamente a essa busca e apego aos bens materiais. Em Marcos 10, 17-27, temos a famosa passagem onde um jovem rico procura Jesus. Destaco o seguinte trecho:

"Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: "Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-Me." Ele entristeceu-se com estas palavras e foi-se todo abatido, porque possuía muitos bens.
Mas Jesus replicou: "Filhinhos, quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que põem a sua confiança nas riquezas."
(V. 21-22. 24b).

Observem bem: o jovem rico estava diante do próprio Deus que olhou bem fundo nos seus olhos e amorosamente lhe ofereceu a verdadeira e única felicidade. Mas ele deixou esta lhe escapar pelos dedos porque simplesmente não quis se desapegar dos seus bens materiais. Também somos como ele. Pode ser que não sejamos apegados a riqueza material, mas existe algo neste mundo que ainda nos impede de seguirmos a Deus, que nos faz deixar escapar pelos dedos a felicidade verdadeira e eterna que Deus ardentemente deseja nos dar.

Diante desta verdade, precisamos nos desapegar das coisas deste mundo, de tudo aquilo que nos impede de seguir fielmente o Senhor. Por mais que seja algo mínimo, algo que achamos sem importância, pode ser o que fará a diferença entre a nossa presença ou ausência no Reino que Deus nos preparou com tanto amor.

Rick Pinheiro.
Teólogo, professor de Ensino Religioso e Filosofia da Rede Pública do Estado de Alagoas, Bacharel em Direito e catequista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário