quarta-feira, 25 de junho de 2014

A MÃO DE DEUS UMA P....

Primeiramente, me desculpe o título grosseiro e de péssimo gosto! Na verdade fiz questão de colocá-lo justamente para externar a minha indignação sobre o assunto que irei opinar aqui ou seja, a atribuição a Deus das nossas safadezas diárias.

Alguns anos atrás assistindo o SBT Repórter Especial da Copa do Mundo, um bem elaborado programa, que contava a história de todas as Copas, revejo a história da Copa de 86, foi onde no jogo entre Argentina x Inglaterra, Maradona fez um gol de mão que entrou para a história como a "Mão de Deus". Vejam só, um gol desleal e desonesto, que fere todos os princípios esportivos, recebendo este adjetivo.

Alguns anos atrás, um escândalo envolveu vários deputados do nosso Congresso Nacional. Um dos dos investigados, o então deputado federal João Alves, se defendeu na CPI, dizendo que seu imenso patrimônio era fruto de ter ganho 200 vezes a loteria, pois "Deus tinha lhe ajudado a ganhar dinheiro".

Quando morre alguém ou ocorre uma tragédia a maioria de nós, tenta justificar os fatos dizendo, com ar de sabe-tudo: "É a vontade de Deus!".

Diante do exposto acima pergunto: Será que Deus é argentino, desonesto, safado e ajudou a malandragem do atual ídolo da Argentina? Será que Deus ajuda a picaretagem dos ricos, sendo um Robin Hood ao contrário, dando cada vez mais bens materiais aos ricos? Será que Deus é responsável por todo sofrimento e mal deste mundo? Será que foi Deus que guiou aquele agricultor do Maranhão, que a imprensa está chamando de "Monstro", a abusar sexualmente por anos de sua própria filha e tem 8 filhos com ela? Será que é Deus que guiou aquele homem de Pernambuco a assassinar sua esposa e ter atirado em seus filhos, dando um tiro na cabeça de um bebê de apenas dois anos de idade e só depois de 21 anos ser julgado e condenado?

Evidente que todas essas perguntas só tem uma resposta óbvia e verdadeira: NÃO!

Na verdade, não somos marionetes de Deus, somos livres para escolher conscientemente o que queremos e fazemos com a nossa  vida. Tudo isso supracitado e outros males é fruto do péssimo uso que nós, seres humanos, fazemos de nossa liberdade. Deus é um Pai Amoroso e Misericordioso. Jamais vai querer, desejar e nos fazer nenhum mal. Muito pelo contrário: nos ama de tal maneira que respeita a nossa liberdade e nos deixar agir livremente. Ele não interfere em nosso liberdade, mesmo quando O magoamos profundamente, dizendo "não" ao Seu Plano de Amor, Deus não deixa de respeitar a liberdade que Ele mesmo nos concedeu.

O mal é fruto da nossa negação a vontade de Deus. Ele nos dar o Seu plano, nos faz conhecer a Sua vontade, mas Ele não A impõe. Muito pelo contrário: Ele espera ansiosamente pelo nosso "sim" verdadeiro a Ele. Mas teimamos em dar as costas a Ele e negar o Seu plano de amor por nós.

Vamos parar de querer justificar nossos erros, canalhices e safadezas, colocando a culpa em Deus. O pecado é nosso. Não há pecado, nem maldade nenhuma em Deus. Chega de querer justificar os nossos erros e os males deste mundo culpando Deus. Não somos capazes de ignorar Deus, nos achando donos de nós mesmos? Então, sejamos capazes de assumir também a nossa culpa, pedindo a misericórdia de Deus e não culpando-O pelos nossos pecados.

Rick Pinheiro.
Teólogo, professor de Ensino Religioso e Filosofia da Rede Pública do Estado de Alagoas, Bacharel em Direito e catequista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário