Uma coisa é certa: por nós mesmos, por nossas próprias forças, sozinhos, nada conseguirmos. Por isso mesmo que, desde do nosso batismo, temos em nós o Espírito Santo de Deus que nos guia, ilumina e nos dar força para encararmos e superarmos os desafios da vida. Uma das passagens mais lidas no livro dos Atos dos Apóstolos, sem sombra de dúvida, é o capítulo segundo, os versículos de 1 a 11, onde temos a narração da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos no dia de Pentecostes. Sabemos que as promessas de Deus são irrevogáveis. E temos aqui uma promessa de Jesus sendo realizada, pois Ele prometeu que quando cumprisse a Sua missão aqui na Terra e partisse para o Seu Reino, Ele não deixaria nós, Sua Igreja, só mas enviaria o Seu Espírito Santo. No Pentecostes, a Igreja iniciou sua missão, iluminada e guiada pelo Espírito Santo que continua até hoje.
Graças a ação do Espírito Santo, mesmo com tantas provações e perseguições nada abala a Igreja que o próprio Cristo instituiu. A cada perseguição, tribulação e provação, a Igreja se fortalece cada vez mais e, consenquentemten, a fé de cada um de nós Seus membros. Portanto, deixemos que o Espírito Santo no ilumine, nos guie e nos fortaleça cada vez mais. Deus nos envia em missão e nos dar o Seu Espírito Santo que desde do nosso batismo habita em nós, nos auxilia e nos guia no Seu caminho. Através do Espírito Santo, cada um de nós, de acordo com sua vocação específica e carismas dado por Ele, realiza aqui na Terra a vontade de Deus de mostramos-O ao mundo e salvar a todos os irmãos que de boa vontade aceitam a Deus e buscam viver a Sua Palavra.
É o Espírito Santo que nos concede os nossos dons e carismas, de acordo com as nossas capacidades. Estes dons e carismas não são dados para usarmos para nós mesmos e os nossos próprios interesses, mas para partilhamos com os irmãos que por sua vez partilham os seus conosco, para juntos sermos instrumentos de Deus para levar os demais irmãos a conhecer Deus e Sua vontade, despertando-lhes os seus dons, para assim como nós, possam também trazer outros irmãos para Deus e Sua Igreja. Quanto mais fortalecidos pelo Espírito Santo de Deus, agirmos conforme a Sua vontade e alegramos muito o coração da Santíssima Trindade.
Rick Pinheiro.
Teólogo, professor de Ensino Religioso e Filosofia da Rede Pública do Estado de Alagoas, Bacharel em Direito e catequista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário