domingo, 29 de junho de 2014

PRECISAMOS APRENDER A SERVIR COMO OS IDOSOS.

Alguns anos atrás, participei Santa Missa das 19 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, no Santo Eduardo. Ao chegar, lembrei-me das duas últimas vezes que eu participei da Missa naquela Igreja, mas em ambas as ocasiões, tinha participado da missa das 09 da manhã. Lembro que tinha me chamado atenção um senhorinha idosa, que sentada no banco ao lado de uma das portas laterais. Sentadinha, provavelmente pelo cansaço físico, ela entregava os jornalzinhos "O Domingo", com um lindo sorriso e saudando a todos com um acolhedor "Bom dia!". Como me sentir acolhido na Casa de Deus, nas duas vezes que participei da Santa Missa das 09 da manhã. Por isso que sentir a falta dela na Missa das 19 horas.

Em nossas Paróquias, existem milhares de senhoras que servem a Deus com alegria, força de vontade e dedicação. Os idosos do sexo masculino não ficam atrás, servindo a Deus da mesma forma alegre, dedicada e repleta de força de vontade. E o mais bonito, é que o número de senhores e senhoras na Igreja só cresce. Em pouco mais de vinte anos de caminhada na Igreja, aprendi que os idosos têm um espírito missionário contagiante, não se prendem pelas dificuldades. Lembro que quando ocorreu a Semana Missionária na minha Paróquia, minha parceira de missão mais entusiasmada foi justamente uma idosa, cega de um olho e com dificuldade de locomoção. Digo de todo coração, sem medo de errar, que o testemunho e ação missionária nela é algo que todos nós deveríamos ter.

Enquanto isso, nós, os jovens, com algumas exceções, estamos deixando muito a desejar na missão que Cristo nos confiou. Na maioria das vezes, desanimamos e desistirmos diante das primeiras dificuldades, não levamos as coisas de Deus com seriedade, temos má vontade em servir, nos cansamos e não levamos adiante a alegria, a dedicação e o ardor a servimos a Deus. Se permanecemos nessa inércia, a Igreja corre o grande risco no futuro de não ter idosos, pois se estamos desanimados hoje, quanto mais daqui a 30 anos, por exemplo.

Precisamos olhar para os idosos dedicados de nossas comunidades e diante do testemunho de servos e fiéis do Senhor, nos inspiramos e nos dedicamos mais e melhores na missão que o próprio Cristo nos confiou. Os idosos têm muito a nos ensinar, não somente com sua experiências e depoimentos de ações do passado,  mas, principalmente, com seu autêntico testemunho vivo de missionários, servos bons e fiéis do Senhor. Que Deus conceda a todos nós a mesma fé e dedicação dos nossos idosos.

Rick Pinheiro.

Teólogo, professor de Ensino Religioso e Filosofia da Rede Pública do Estado de Alagoas, Bacharel em Direito e catequista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário