quarta-feira, 13 de junho de 2012

NOSSA FÉ DIANTE DAS TEMPESTADES DA VIDA.*

O Evangelho de Marcos 4, 35-41 narra para nós uma experiência ímpar que os discípulos tiveram com Jesus, quando em alto mar, diante de um fortíssima tempestade, eles se desesperaram e recorreram ao Único naquela barca, capaz de salvá-los daquela situação de risco de morte. Confeso que sempre achei engraçado o fato de Jesus está dormindo no meio daquela situação caótica.

O interessante é que este fato da vida de Jesus e dos discípulos, também acontece conosco. Só que não estamos na barca de São Pedro, mas em nossa própria barca, a qual chamamos de Vida. Se analisamos bem o fato narrado no Evangelho, constatamos que os discípulos não tinham motivos nenhum para se desesperarem, mesmo diante da morte, pois eles tinham a bordo da barca ninguém menos que o próprio Deus, que se fez homem, para habitar e salvar a todos os Seus amados filhos.

O pior é que nem podemos criticá-los, pois também somos iguais a eles. Diante das tempestades da vida, que com certeza, são bem menos violentas do que aquela que os discípulos enfrentaram em alto mar, nos desesperamos, abandonamos a nossa fé, nos revoltamos contra Deus achando que Ele encontra-se dormindo para nós. Neste desespero, procuramos auxílio em homens e mulheres falhos como todos nós e, na pior das hipóteses, recorremos ao espiritismo, feitiçaria, a seitas que prometem um deus mágico e self service aos nossos pedidos.

Na massacrante maioria das vezes, nos deixamos levar pelas tribulações da vida, de tal maneira, que esqueçemos o principal: que Deus a bordo do nosso barco. Assim como naquela barca, quando Ele dorme em, alguma tempestade que atravessamos, não é porque nos ignora, mas por confiar fielmente que somos capazes de superar sozinhos a tal adversidade, e quando estivermos fracos, deseja ardentemente que recorrarmos a Ele imediatamente, com toda fé em nosso coração.

"Como sois medrosos! Ainda não tendes fé?" (Mc 4, 40b), é o questionamento que Jesus nos faz todos os dias, principalmente, quando estamos sem fé, tristes, abatidos, nos deixando vencer pelos problemas. Na primeira leitura de hoje (cf. Hebreus 11, 1-2. 8-19) São Paulo nos ensina que "A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê" (Hb 11, 1), nos dando vários exemplos de homens e mulheres de fé. Portanto, busquemos sempre mais e mais aumenta a nossa fé, entregando confiantemente a Deus, o comando da barca da nossa vida.

Rick Pinheiro.
Teólogo, professor de Ensino Religioso,  Filosofia e Sociologia, bacharel em Direito, catequista crismal e membro do Grupo Teatral Apoteose da Paróquia do Divino Espírito Santo da Arquidiocese de Maceió.

* = Publicado orignalmente em 29/01/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário