Na época da última Copa do Mundo de Futebol, precisamente no dia 24 de junho, foi noticiado no Jornal da Globo que o chato, grosso e ranzinza técnico da seleção francesa, acreditava em horóscopo e escalhava os seus jogadores de acordo com esta crendice imbecil. Evidente que como essa prática é irreal, não teve influência nenhuma e o horóscopo não serve nem como desculpa esfarrapada para tentar justificar os erros toscos do quase ex-técnico da seleção francesa. Só este fato já tinha me motivado a escrever uma reflexão falando sobre horóscopo. Mas ao receber um recado-alerta do meu amigo-irmão Eudes, sentir como confirmação de Deus para escrever imediatamente sobre este assunto que confunde muitos dos nossos irmãos, em especial, as adolescentes.
Lembro-me que na primeira vez que eu fiquei sozinho, com a minha primeira turma de Crisma. Quando toquei neste assunto, afirmando que o horóscopo não é uma prática coerente com a nossa fé, as crismandas se revoltaram comigo, a ponto de procurarem a minha parceira catequista e pedirem a minha cabeça. Este foi o meu primeiro confronto na caminhada na Igreja por causa de uma verdade de fé não aceita por pessoas que querem viver o catolicismo à sua maneira.
Lembro-me que na primeira vez que eu fiquei sozinho, com a minha primeira turma de Crisma. Quando toquei neste assunto, afirmando que o horóscopo não é uma prática coerente com a nossa fé, as crismandas se revoltaram comigo, a ponto de procurarem a minha parceira catequista e pedirem a minha cabeça. Este foi o meu primeiro confronto na caminhada na Igreja por causa de uma verdade de fé não aceita por pessoas que querem viver o catolicismo à sua maneira.
Mas vamos aos fatos que comprovam porque a astrologia e a nossa fé cristã católica são totamente divergentes e incompatíveis.
Reflitam comigo: Se Deus nos concedeu o livre-arbítrio, respeitando plenamente esta nossa liberdade, por quê então daria os astros celestes para guiar as nossas vidas? Seria, então, uma liberdade vigiada, que teriam o sol, a lua, os planetas, como nossas correntes. Sendo assim, Deus mentiu, porque nem deu, nem respeita a nossa liberdade.
Tem mais: se determinado signo do zodiáco diz que no dia de hoje não é para sair de casa, então, ninguém deste signo deve sair, pois a previsão não é apenas para um pessoa específica, mas para todos deste signo. Logo, era só levar o jornal do dia, junto com minha certidão de nascimento, aos nossos chefes no trabalho e os nossos professores, eles retirariam o registro da nossa falta. Questão de lógica, né galera?
Vamos a uma experência prática. Faço um desafio a vocês. Peguem dois ou mais jornais e revistas, e abram no "seu signo" e veja o que ele determina para o dia de hoje. Vocês constatarão que em cada um dos veículos de comunicação, o seu signo dirá coisas diferentes. Então, se sou adepto desta crendice popular, qual destas previsões estão certas? Aquela que eu achar mais a minha cara? Fala sério, né galera? Isso ocorre justamente porque quem escreve essas tolices são jornalistas, na maioria em início de carreira ou até mesmo ainda acadêmicos estagiários, que são pagos para inventar o que cada um dos signos tem a dizer. Evidente que, tem também gente que se profissionalizou em horóscopo, os chamados astrológos, que escrevem essas "previsões". Mas vejam com os próprios olhos, que os mesmos se contradizem.
Se até agora você não se convenceu com a verdade óbvia que eu apresento, então, vamos ao que diz o Único que não mente. Em sua Palavra, Deus nos ensina o seguinte:
"Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à advinhação, à ASTROLOGIA, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à advinhação ou à invocação dos mortos, porque o Senhor, teu Deus, ABOMINA aqueles que se dão a essas práticas...
SERÁS INTEIRAMENTE DO SENHOR, TEU DEUS." (Deuteronômio 18, 12s).
Deus é claro conosco. Nos adverte que a astrologia é uma das práticas abomináveis por Ele. Sendo assim, é inaceitável que um cristão católico pratique a astrologia. acreditando em horóscopo. Fazendo isso, estaremos ofendendo a Deus, fazendo o mal aos Seus olhos, à exemplo do Rei Manassés (cf. II Reis 21, 6; II Crônicas 33, 6). Não podemos ficar em cima do muro e ser católicos meia-boca. Não podemos ser como a Rádio Gazeta FM de Maceió, que às 18 horas toca a "Ave Maria", mas logo cedo pela manhã, divulgar o horóscopo do dia. O fato é que, como católicos precisamos nos adaptar a vontade de Deus e não adaptá-la a nossa vontade.
Se você até agora acreditava nesta prática idiota e anti-cristã chamada horóscopo, não se desespere, nem tão pouco se ache indigno de seguir a Deus. Até porque, um dos requisitos para ocorra o pecado é justamente o conhecimento prévio que a prática trata-se de um. Então, a partir de hoje, expulse de sua vida todas estas práticas que Deus abomina. Não sejam guiados pelo que determina os homens travestidos de astros celestes. Mas deixe que Deus seja o Único a guiar a sua vida.
Rick Pinheiro.
Católico convicto que Deus é que determina a nossa vida e nos os astros celestes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário