quarta-feira, 13 de junho de 2012

COMO É GOSTOSO SERVIR A DEUS.*

Ouso usar uma frase dita por mim mesmo, na primeira reunião que eu participei do Grupo Teatral Apoteose, para intitular esta postagem, onde externo a minha felicidade e gratidão em servir a Deus.

Sabemos que poucas são as pessoas que amam o seu trabalho, principalmente, em virtude de ter um superior hierárquico que impõe suas próprias vontades, não valoriza o trabalho e ainda paga muito mal. Mas servir a Deus, ao contrário de servir aos homens é totalmente oposto.

Inicialmente, amamos o que fazemos. O nosso "Patrão", que na verdade é o nosso Pai, não nos impõe nada. Antes de nascemos, Ele já nos escolhe para servi-Lo e no nosso Batismo, envia o Seu Espírito Santo para habitar em nós e nos contemplar com Seus dons. Mesmo assim, quando recebemos o chamado para servi-Lo, temos a liberdade de aceitar ou não.

Como na vida, nem tudo são flores na missão. Temos contrariedades, decepções, muito estresse. Lidar com ser humano galera é muito difícil. Portanto, não seria diferente na Igreja, povo santo e também pecador. Noss Senhor mesmo nos alertou, temos que carregar a nossa própria cruz e que neste mundo teremos tribulações, mas devemos ter coragem, pois Ele venceu o mundo, logo com Ele somos mais que vencedores. Eu atesto com minha própria curta experiência de 16 anos de caminhada na Igreja: nenhuma tribulação, por mais pesada que seja, nos tira a alegria verdadeira de servir a Deus.

Deus me conhece melhor que a mim mesmo. Sendo assim, sabe muito bem como cativar e recompensar cada um de Seus filhos tão amados, sobretudo, os que dizem "sim" ao Seu chamado. Ele sabe, por exemplo, que eu amo viajar. Então, me concedeu a grande graça de participar de Pastoral da Juventude Arquidiocese, numa Arquidiocese que tem mais de 70 Paróquias, onde metade delas se localizam em 35 cidades do interior. Há exatamente quinze dias estava reunindo a PJ Área Norte, tendo como vista privilegiada a belíssima Ilha da Crôa, em Barra de Santo Antônio. Há exatamente uma semana, neste exato momento estava na pequenina e acolhedora comunidade de Porto da Rua, no Município de São Miguel dos Milagres, contemplando a criatividade de cerca de quarenta jovens, do Grupo Asas da Esperança, que realizaram um belíssima Gincana Bíblica.

Outra coisa interessante, é que Deus é um "Patrão", ou melhor dizendo, um Paizão, que cuida de nós e zela pelo bem estar dos Seus filhos-servos. Como diz um dos provérbios, podemos até planejar, mas quem determina a direção é Deus. Recentemente, após passar por uma fase de aridez espiritual, motivo pelo qual chutei o pau da barraca e ia sair de vez do serviço da Igreja, não somente Deus me resgatou de volta (aqui saliento mais uma vez: Não Me forçando a nada, mas de livre e espontânea vontade), e continua me resgatar de forma supreendente.

Algo que eu tinha me aposentado na missão era justamente evangelizar através da arte do teatro. No entanto, justamente quando voltava a minha Paróquia, perdidão sem saber aonde me encaixar para servir também lá, Deus suscita o coração de alguns ousados e corajosos jovens, que fundam um grupo de teatro. E ao assistir a primeira apresentação deles, me sentir tocado da mesma forma na primeira vez que fui a Missa, há quase 17 anos e vi um grupo jovem fazendo uma apresentação.

O mais interessante é que Deus sabe que precisamos uns dos outros, que nenhum ser humano é uma ilha. Por isso mesmo, que Ele nos concede a graça de servimos aos irmãos, com outros irmãos, que assim como nós, também deram seu "sim" a Deus, servindo-O de todo coração, com os dons específicos que Ele lhe confiou. E como é gostoso servir a Deus em grupo. Os meus dons, junto com os dons do outros torna a evangelização mais dinâmica e eficaz.

Digo com toda sinceridade: A Igreja é uma verdadeira família, que nunca para de crescer. Irmã de sangue tenho uma, irmãos e irmãs em Cristo já desistir de contar pois sempre perco a conta. Filhos eu não tenho nenhum, mas na missão, tenho milhares. E nessa grande família, onde Deus é o Pai de todos, sempre estou aprendendo e ensinando. No grupo que servimos na Igreja de Cristo encontramos um tesouro valiossímo chamado amigos. Amizade é um dádiva de Deus. Imagina então, amizade em Deus.

Pois é galera, poderia passar aqui o dia todo, contando o meu testemunho de vida e dizendo a vocês, o como é gostoso servir a Deus, e convidando-os a fazer o mesmo, de acordo com o chamado e dom que Ele concedeu a cada um de vocês. Mas agora eu tenho que ir, pois tenho que me abastecer, para aumentar ainda mais este amor de servir a Deus. E combustível melhor não tem: a Santa Missa.

Experimente você também e tire suas conclusões se de fato é ou não gostoso servir a Deus.

Rick Pinheiro.
Filho e Servo de Deus com muito orgulho.

* = Publicado originalmente em 06/11/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário