sexta-feira, 15 de junho de 2012

ESTOU OUVINDO A VOZ DE DEUS?*

Dois fatos corriqueiros do nosso cotidiano são o ponto de partida para esta pequena reflexão. Na lanchonte Panini, localizada no Centro de Maceió, onde eu costumava almoçar quando emendava faculdade e trabalho, me chamou e até hoje me chama atenção a eficiência do pequeno grupo de dez pessoas, que trabalham na cozinha. A moça que fica no caixa, anuncia no microfone o pedido de cada cliente, para que a equipe da cozinha o prepare. O mais espantoso é que, mesmo com o número imenso de pedidos e aquela adrenalina no corre-corre, todos são atendidos imediatamente, tudo no mínimo detalhe (tem cliente que pede a salada de um tipo, sem tal legume, e por aí vai, o que só complica). Particularmente, por ser um pouco desatento não passaria dois minutos naquela cozinha.


O segundo fato acontece todos os dias, principalmente, nos barzinhos. Como o meu bairro explodiu o número de bares e restaurantes, me chamou atenção o desempenho dos músicos. Alegramente, com um sorriso de orelha a orelha cantam e tocam o seu repertórios, enquanto o público estão conversando, não dando a mínima para o esforço.

Partindo destes dois fatos, eu me questiono e peço para que cada um também faça o mesmo: Estou atento e ouvindo a voz de Deus, como os funcionários da cozinha daquela lanchonete? ou O ignora, à exemplo dos frequentadores do barzinho ignoram os músicos?

Na parábola dos dois filhos que Jesus narrou (cf. Mt 21, 28-32), somos quais dos filhos? Aquele que inicialmente negou seguir a vontade do pai e depois, voltou atrás ou aquele que prometeu da boca para fora atendê-lo?

Deus nos fala constantemente, seja através da Sua Palavra e de fatos do nosso dia-a-dia. Precisamos fazer como o filho arrenpendido da parábola, mudar o nosso proceder, fazendo a vontade de Deus Pai e estando atento ao que Ele deseja de cada um de nós, da mesma forma que os competentes funcionários da cozinha, estão atentos aquela pequena caixinha de som, onde a colega do caixa, anuncia o pedido de cada cliente.

Rick Pinheiro.
Buscando ficar atento à voz de Deus.

* = Publicado originalmente em 18/12/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário