quarta-feira, 13 de junho de 2012

13 DE JUNHO: DIA DOS ENCALHADOS.*

Alguns anos atrás, na minha Paróquia do Divino Espírito Santo, levantei a questão que deveria ter um dia dedicado aos encalhados. Lembro-me como se fosse hoje, quando o nosso então pároco, Côn. Júnior, disse que já tínhamos este dia, que era justamente no dia de Santo Antônio. Desde então, eu auto-proclamei o dia 13 de junho como o dia dos encalhados, e por onde eu vou, eu proclamo que este dia.
Semana passada, diante de tantos comerciais e reportagens sobre o Dia dos Namorados, constatei que o comércio está perdendo uma excelente oportunidade de aumentar o faturamento. Vamos aos fatos que comprovam este meu raciocínio.
Uma boa parte das pessoas estão namorando, noivos ou são casadas. Porém, uma parcela enorme da população está só. Alguns por opção mesmo, outros por falta de opção e outros até por medo, já que o último relacionamento foi traumático. O fato é que existem mais pessoas "desamarradas" do que namorando. Já pensaram se o comércio, ao invés de investir em datas que não vingam como o dia dos Avós (são pais e mães, logo, têm seus dias para o comérico faturar), do amigo, investisse no dia dos encalhados, justamente comemorado apenas um dia depois do dia dos namorados? Tenho certeza que iriam aumentar as vendas, de 5 a 10 vezes mais, dependendo de quanto estariam sem ninguém nesta data. Isso sem falar que isso evitaria os ridículos "namoros de alugueis" (incrível que ainda tem gente que começa a namorar antes do dia dos namorados só para não está só nesta data. É sério mesmo. Espantoso a que ponto o comérico influencia as pessoas.) e o prolongamento de namoros que já não estão mais dando certo, pelo mesmo motivo.
Deixando de lado as resenhas e vamos ao recado sério.
Nós, como Igreja, estamos também deixando de dar atenção à aqueles que não estão namorando. Fazemos muitos encontros dos namorados, bailes dos namorados , etc. e esqueçemos de aproveitar os que não estão namorando para fazer um encontro de formação voltado para eles, preparando-os para viver um namoro santo, conforme a vontade de Deus. Os Movimentos de Encontro tratam superficialmente sobre este tema em seus encontros, mas sinto que falta algo mais aprofundado sobre o tema. Algo que nós devemos pensar seriamente.
Enfim, encalhados, solteiros por opção ou por falta de opção, preparem-se, pois Deus demora, mas quando envia é alguém que não é a pessoa que idealizamos, mas àquela que é certa para nós, com qualidades e defeitos, especiais, imagem e semelhança de Deus, que devemos conquistar, respeitar, fazer feliz (vamos tirar o pensamento mundano que namoramos para sermos felizes. Namoramos para fazer o outro feliz. A (o) namorada (o) é que tem a missão de nos fazer felizes.) e amar todos os dias de nossa vida. Nada desta prática diabólica e desumana do "Fica". Não caiam na cilada do encardido que (des) prega que para conhecemos alguém temos que ir "ficando" . Conhecemos a pessoa na convivência, no namoro que é o verdadeiro "ficar", pois este verbo significa permanecer e na prática do "fica" é beijinho, beijinho, outras coisitas a mais e so long, god bye! Esperemos em Deus!
Enrolados (refiro-me àqueles que não estão "ficando", pois como já disse acima esta prática não é cristã, mas estão se paquerando, com a intenção de conquistar e namorar a pessoa). Paquerem, conversem muito, conheçam-se, vejam quais os valores da pessoa paquerada (aconselho que se não for da mesma religião ou não for engajado, fuja, pois é mais fácil um (a) namorado (a) desviá-la (o) do caminho de Deus do que você trazer), rezem, coloquem-se sempre dispostos à seguir a vontade de Deus.
Namorados, noivos, casados vivam a castidade. Rezem juntos e nunca deixem Deus fora do relacionamento de vocês. Busquem viver sempre a vontade de Deus. São Paulo mesmo nos ensina que o marido e a mulher (incluo também os namorados e noivos, pois estes estão em preparação para o casamento), é a salvação um do outro.
Que todos nós, à espera ou comprometidos com alguém, possamos colocar Deus como centro de nossa vida. Somente assim seremos plenamente feliz no nosso estado de vida.


Se existe até Movimento dos Sem Namorados, por quê não
um dia dedicado a eles? rsss...

Rick Pinheiro.
Sem namorada por opção (ou será por falta de opção?).

* = Publicada originalmente em 14/06/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário