quarta-feira, 13 de junho de 2012

FALTA DE UNIDADE DOS CRISTÃOS: UMA GRAVE OFENSA A DEUS E AO SEU PLANO DE AMOR.*

Na noite da última quarta-feira, saindo do trabalho ansioso para chegar em casa e assistir ao jogo do Mengão, peguei o ônibus, junto com uma linda jovem, que estava no mesmo ponto que o meu. Ainda no ponto a vi com a Bíblia na mão e dizendo para uma moça que pensa em ser missionária.

No ônibus, resolvi puxar papo com ela, que aliás, à princípio acolheu muito bem. Mas o clima amistoso não durou mais do que quinze segundos já que ela, membro da Igreja Quadrangular, no ápice da sua ignorância, mas sem perder o sorriso e o jeito gentil e amigável, começou a atacar violentamente a minha Igreja Católica, com as saturadas acusações típicas dos pseudo-evangélicos, do tipo "Vocês adoram imagens", "Os católicos adoram vários deuses, ao invés de adorar o Único Deus e verdadeiro" e "Maria não é a Mãe de Deus!". Evidente que, já acostumado a lidar com esses fariseus dos nossos dias, respondi também educamente e gentil, a todas essas acusações, desta jovem ignorante que mostrava que, apesar de linda fisicamente, por dentro é podre de rancor e ódio pela Igreja Católica. E o pior: sem nenhum motivo aparente. Como bom soldado de Cristo que sou, defensor ferrenho da sua Igreja, também fiz os meus ataques surtis aos erros cometidos por esses fariseus que se auto-denominam "evangélicos", argumentos estes que obrigaram esta jovem à concordar comigo.

Graças a Deus, o papo foi curto, já que em vários pontos, o ônibus não parou por não ter passageiros à sua espera. Antes de terminamos a conversa, a pseudo-evangélica afirmou que o mundo só será melhor se nós adoramos o Único Deus Vivo e Verdadeiro, e eu discordei afirmando: "Mas a maioria das religiões, ao seu modo, já fazem isso. A verdade é o que o mundo só será melhor se deixarmos de lado as nossas diferenças e amarmos ao próximo como Deus nos ordenou".

A conversa encerrou-se quando, ao chegar na minha parada, a ignorante bontinha afirmar que não abandonaria a fé dela e eu respondi que eu muito menos, e explicando que minha intenção não era fazê-la mudar de fé, mas apenas tentar um diálogo com ela. Acho que ela pensou que minha intenção era rouba-lhe a fé, pois já ser uma prática corriqueira dela, como destes hipócritas que se auto-denominam cristãos, puxar papo com alguém com intenção de (des)convertê-lo a sua igreja.

Deixo claro que comento este fato que aconteceu comigo, não para atacar a Igreja Quadrangular ou outra denominação, já que respeito a fé alheia, sem falar que tenho amigos nesta e em outras denominações, cristã e não-cristã. Mas se posto estes comentários é só para refletir uma triste realidade: enquanto houver pastores medíocres, safados e manipuladores, que ousam em pegar a Palavra de Deus, distocê-La e ensinar ao seu rebanho as suas doutrinas de ódio e rancor contra a Única Igreja fundada por Jesus Cristo, fato este autênticado pela história, já que por cerca de um milênio, antes do primeiro cisma, o do Oriente, Cristianismo e Catolicismo Apóstolico Romano eram sinônimos, e também contra outras crenças, a Unidade dos Cristãos não ocorrerá, atrasando consideravelmente os planos de Deus de unir ao Seu redor, todos os Seus filhos.

Falar mal dos outros e dizer acreditar em Deus é fácil. Até os demônios fazem isso. E quem age desta forma, e levar aos outros a também agirem, estão sob autoridade deles, já que são pessoas diabólicas e não de Deus, como ousam se auto-denominarem. Hipócritas! Vão tirar a trave dos seus olhos, avaliar suas vidas, se de fato são evangélicos, ou seja, pessoas que buscam viver plenamente o que Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus Uno e Trino, nos pede, para depois, estando mesmo com a Verdade, tenter converter outras pessoas à Ela, principalmente, através do modo mais eficaz: o seu testemunho autêntico.

Não atraimos as pessoas para Deus ofendendo a fé dos outros, mas seguindo os passos de Jesus, ou seja, com amor. Em nenhuma passagem dos quatros Evangelhos, aliás, de toda Bíblia, vemos a Santíssima Trindade forçando alguém a segui-La e viver conforme a Sua vontade, mas sempre com um convite amoroso, cativante, de um Pai Amoroso para os Seus filhos. Este grave erro de nos achamos os donos da Verdade, de querer impor através de argumentos sem fundamentos, cometido por protestantes, católicos e não-cristãos, além de ofender aos irmãos, fere gravemente o coração de Deus e atrasa à execução do Seu Plano de Amor.

"Aprendemos a nadar como os peixes e a voar como os pássaros, mas ainda não aprendemos a viver como irmãos!", disse sabiamente o pastor Martin Luther King. Enquanto não aprendemos esta verdade, não estaremos sendo verdadeiramente cristãos, e enquanto estivermos nessa briguinha patética e imbecil por diferenças doutrinárias, estaremos perdendo muitos irmãos para Cristo, como o caso do líder hindu Mahatma Gandhi, que sendo abordado por missionários cristãos, afirmou que se os cristãos vivessem o que o Jesus pregou, ele seria o primeiro a ser converter ao Cristianismo. O próprio Jesus, nos alerta: "Aí daqueles que fizerem um destes pequeninos, se perderem!".

A minha Igreja Católica Apostólica Romana, Única fundada pelo nosso Senhor Jesus Cristo, e alguns irmãos de outras denominações, cristãs e não-cristãs, estamos fazendo a nossa parte pela Unidade dos Cristãos. Se outros não estão, paciência. Rezamos por eles e pela sua verdadeira conversão ao Evangelho, e não às doutrinas falhas dos homens.

Portanto, que cada um faça uma auto-avaliação e busque viver verdadeiramente como evangélicos, sendo Sal da Terra e Luz do Mundo, como Jesus nos pede no Evangelho de hoje (cf. Mt 5, 13-16).

Rick Pinheiro.
Lutando e rezando pela Unidade dos Cristãos.

* = Publicado originalmente em 06/02/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário