quarta-feira, 29 de junho de 2011

TRISTES RETRATOS DOS FESTEJOS JUNINOS.

Reflexão/ Denúncia Profética.
Tristes retratos dos festejos juninos.

Desde criança que amo os festejos juninos, que para os forrozeiros é a maior e melhor festa do ano. Sou forrozeiro e conto os dias para ouvir o meu ritmo favorito tocado com mais intensidade durante o mês de junho.

Não deixo de ser católico por causa disso. Não faço a linha que cristão deve se isolar do mundo e somente ir a festas cristãs. Acredito que o verdadeiro cristão, sabe entrar e sair dos lugares, sem deixar de ser cristão. Se sua fé está fraca, logo, você está mais vulnerável a queda, aconselho a não ir a festas seculares, pois, tentação e diversas formas de pecar é o que você vai encontrar nelas.

Nas duas noites que antecederam o dia de hoje, dedicado a São Pedro, fui conferir o São João da Alegria, promovido pela Prefeitura de Maceió e o Governo de Alagoas. Como cristão católico que sou, algumas cenas me deixaram preocupadíssimo e bastante triste. Apesar de ter ido para me divertir, impossível como cristão católico não se indignar com algumas cenas que passo a relatar.

Logo nas imediações do evento, cenas tão costumeiras para a maioria das pessoas, mas, que um cristão não se conforma. Adultos, adolescentes e crianças, famílias inteiras catando latinhas para sobreviver, enquanto outras estão se divertindo. O que é lixo para nós é meio de vida para nossos irmãozinhos e irmãzinhas.

Na entrada do evento, outra pancada no coração de qualquer cristão consciente. Um senhor sentando no chão, pedindo esmola, sendo ainda mais ignorado que as aquelas famílias de catadores. Ao menos estas, hora ou outra, aparece alguém para entregar em mãos a latinha vazia da bebida que acabou de tomar. Uma imagem triste que vai de encontro à belíssima e alegre cidadezinha de cenográfica, com atores e atrizes sorridentes os moradores da mesma.

Como se isso não fosse forte bastante para mostrar o quanto a humanidade está se desumanizando, ignorando a dor e o sofrimento do seu próximo, no interior do evento, uma família aproveitava um encanamento vazado para lavar pratos, roupas e até mesmo tomar banho, enquanto a maioria curtia ao som animado do forró. Retratos da miséria do nosso país, em especial do nosso Estado, que os nossos governantes, em suas mansões luxuosas, juram que irá acabar, com uma política meramente assistencialista, dando às famílias o “bolsa esmola”.

Miséria que gera as gangues de assaltantes, a maioria rapazes e moças na adolescência e saindo dela, que, por serem tão vítimas de um sistema diabólico quanto nós, mas sem a mesma consciência e autoestima que possuímos, entram no mundo do crime e das drogas, e são pegas e espancadas pela PM, que desconta toda sua raiva e frustrações aos olhos de todos, tendo alguns inclusive aplaudindo e pedindo que batam mais naqueles “vagabundos”, que merecem apanhar mesmo.

Agora o que me surpreendeu foi o número gritante de mulheres, na maioria adolescentes, jovens e até crianças, mergulhadas na bebedeira e no fumo, constatando totalmente com os cabelos arrumados, rostos maquiados e roupas bem ajustadas. Outras se desvalorizando como pessoa, imagem e semelhança de Deus, se sujeitando a namorados, esposos, “namoridos” violentos, enquanto outras seguem o que o mundo prega, tornando seus corpos, vitrines e banheiros públicos.  Cada vez mais tenho certeza que as mulheres lutaram tanto pela igualdade de direitos e deveres, que confundiram em ser iguais ao homem em tudo, inclusive nos defeitos e vícios.

São João da Emoção: o tema deste ano dos festejos em Maceió encaixa-se perfeitamente nestas e em outras situações desumanas. Impossível um cristão, seja católico ou de outra denominação, não se emocionar, ter ânimo e se divertir diante destas e outras cenas tão costumeiras em nossas festas seculares.

E o que fazer, então? Deixar de ir? Não! Se conformar e ignorar como a maioria? Jamais!  A nossa posição como cristãos autênticos é denunciar toda estrutura injusta que reprime o ser humano e o desumaniza, e fazer, cada um a sua parte, para combater e mudar esta diabólica situação.

 Rick Pinheiro.
Cristão católico no mundo, mas sem se conformar com ele.

Um comentário:

  1. Muito boa a reflexão, Rick. É, realmente, muito triste constatar isso. Muito bom o parágrafo final:
    [...]E o que fazer, então? Deixar de ir? Não! Se conformar e ignorar como a maioria? Jamais! A nossa posição como cristãos autênticos é denunciar toda estrutura injusta que reprime o ser humano e o desumaniza, e fazer, cada um a sua parte, para combater e mudar esta diabólica situação.[...]
    A paz de Cristo, meu irmão!

    ResponderExcluir