domingo, 5 de junho de 2011

QUANTO MAIS EU REZO...

Reflexão.
Quanto mais eu rezo...

Não sei se vocês repararam, mas o ditado popular "quanto mais eu rezo, mas assombração (em nosso caso, tentação) aparece!", é uma verdade na nossa caminhada cristã. Quando estamos bem em nossa vida de oração, buscando viver conforme a vontade  de Deus, muito próximos a Ele,  sempre aparece alguma tentação, que nos  faz desviar do nosso propósito.

Quando sairmos de um encontro e um retiro, preenchidos do amor de Deus, logo ao chegarmos em casa, surgem as dificuldades, incompreensões, convites e propostas tentadoras que nos balançam à esqueçemos tudo que vivenciamos num evento tão abençoado, que Deus fez questão de nos convidar, e  voltarmos a ser o mesmo homens e mulheres velhos antes deste dia ou fim de semana tão especial que tivemos com Deus, junto com outros irmãos.

Vale lembrar que tentação e provação são totalmente opostas. São Tiago, em sua carta (cf. Tg 1,  2-18), faz uma inspiradíssima distinção entre as  duas, como também  nos anima a sermos pacientes. Enquanto que a primeira  não vem  de Deus, com o intuito de nos afastar dEle, Deus nos prova justamente com intuito de utilizamos toda a nossa pontecialidade e  aumentar a nossa fé, superando cada obstáculo da  nossa maior missão que  é viver. Deus é Pai e jamais irá nos provar e permitir que sejamos tentados maior do que as nossas força e capacidade de superação.

De fato, tentações e provações sempre teremos, e aparentemente, quanto mais nos aproximamos de Deus, mas elas aparecem. Digo, aparentemente, pois acredito fielmente que Deus só nos prova e permite que sejamos tentados conforme a nossa capacidade de superação das mesmas, daí, como diz outro ditado popular: "Deus só dar o frio conforme o cobertor!".

Portanto, por motivo nenhum devemos nos abalar e nos afastamos da prática  da oração diária. Por mais que a provação e a tentação seja enorme e, aparentemente, maior  do que podemos suportar,  de  forma  nenhuma podemos deixar de colocar nossos joelhos  no chão, pedindo, louvando e agradecendo  a Deus, pelo dom da vida. A oração é que nos fortalece para encaramos  e vencemos as dificuldades e tentações que surgem no decorrer da nossa caminhada.

Rick Pinheiro.
Téologo, professor de  Ensino Religioso, acadêmico de Direito, assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude, catequista e membro do Grupo Teatral Apoteose, da Paróquia do Divino Espírito Santo, da Arquidiocese de Maceió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário