terça-feira, 7 de junho de 2011

CRISTÃO NÃO USA AMULETO.

Reflexão.
Cristão não usa amuleto.

Já fazem alguns meses que uma moda feminina vem me chamando atenção. Por onde ando, a cada dia,  percebo que   aumenta o número de mulheres de todas as idades que carregam penduradas no pescoço uma pimentinha. Curioso como sou, um belo dia, comecei a perguntar o que significava carregar aquela bugiganga  no pescoço.

Minhas duas primeiras tentativas foram fustrantes, pois nem elas sabiam o que significava e disse que só usavam, porque era moda. Estava começando acreditar que era mais uma moda inútil, como a de andar com os bolsos à amostra. Mas, na terceira tentativa, perguntando a uma jovem engajada  em um movimento juvenil  veio a resposta que eu descofiava. Com um sorriso de orelha à orelha, ela me disse que era para espantar a inveja.Não quero fazer nenhum juízo contra a jovem ou ao seu movimentos, então, vamos ao que interessa.

É verdade que vivemos num país onde o sincretismo religioso é fortíssimo, onde, por exemplo, nos lugares mais longínuos, existe a figura das benzedeiras. Onde em pleno século XXI, com toda informação ao nosso alcance, mesmo sendo católicos, muitos usam uma figa no bolso para expulsar o "olhado", ou colocam moedas ao redor da imagem de Buda para atrair dinheiro ou colocam um elefante hindu de costas, para sei lá o quê. Um país onde os adeptos das religiões afro afirmam que as entidades são as autoridades máximas da religião, mas,  antes do ritual, sempre rezam um Pai Nosso e uma Ave Maria.  Esse é o nosso país, com costumes tão singulares.

Mas, convém  lembrar que, como disse acima, hoje temos acesso livre as informações. Sendo assim é inadmissível que um cristão católico consciente se deixar levar e  pratique supertições, práticas estas bobas,  abomináveis  por Deus. Não cabe, por exemplo, a uma jovem engajada, consultar diariamente o horóscopo e usar a tal pimentinha no pescoço, com o intuito de espantar inveja, mal olhado ou sei lá  o que mais. Por outro lado, também não é para usar um terço, um crucifixo ou um escapulário, com a  mesma intenção superticiosa da maioria. Esses são meros sinais que somos cristãos e do nosso amor por  Cristo, à exemplo de um casal de  namorados usa, cada um metade  de um  pingente em forma  de  coração com o nome do outro. Nenhum crucifixo ou outro sinal podem ser utilizados como  amuletos mágicos, como acreditam aquelas que acham que o fato de usar uma pimentinha vermelha no pescoço, vai afastar todo tipo de inveja produzida por um coração humano longe de Deus.

Então, uma jovem cristã pode usar a pimentinha? Sinceramente, não é aconselhável, pois pode  gerar dúvidas e até escandâlo entre os irmãos mais radicais. Mas, por outro lado, desde que use simplesmente como mero adereço como qualquer outro, não vejo problema.  Afinal, nenhuma mulher usa, por exemplo, um diadema na  cabeça, achando que ele tem poderes mágicos para afastar seja lá o que for. Agora, usar com a mesma intenção da maioria, jamais.

Nosso Deus nos protege  e está  acima de todas essas bobagens. Ele não precisa que usemos um amuleto para agir em nossa vida. Minha sugestão  é que ao invés de  ser igual as outras, seja diferente e use um símbolo da nossa fé.

Como é linda uma menina, moça e mulher de fé carregando em seu pescoço um símbolo da sua fé.

Rick Pinheiro.
Teólogo, professor de Ensino Religioso, acadêmico de Direito,  assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude, catequista e membro do Grupo Teatral  Apoteose, da Paróquia  do Divino Espírito Santo, da Arquidiocese de Maceió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário