segunda-feira, 4 de julho de 2011

FARISEUS 2011.

Reflexão.
Fariseus 2011.

O que me entristeçe e ao mesmo tempo enojado é a atitude de certos membros de alguns movimentos, comunidades de vida e aliança, pastorais, entre outros grupos da Igreja de se acharem donos do Espírito Santo, ou seja, acha que Ele só age única  e exclusivamente em seus grupinhos, criticando e desprezando os demais grupos que não tem o mesmo carisma e ainda ter a prepotência de achar que sem o seu grupinho não existir, consequentemente, a Igreja não existe.

Moro vizinho a uma conhecídissima comunidade de vida. Quase todos os dias os membros desta passam em frente a minha casa, com narizes empinados e sequer usam as regras da boa educação e da política da boa vizinhança, nos saudando com um simples "bom dia!", e, quando nós cumprimentamos, respondem nítidamente forçados e frios. Acho que eles se sentem tão puros por terem abandonado tudo para viverem dedicados ao Senhor, que já estão salvos, que não querem se misturar com os pecadores e impuros. Que pena que esses rapazes e moças tido por muitos membros da Igreja como exemplos de santidade, esqueçem de viver como Jesus viveu: acolhendo a todos, sem distinção, principalmente, os mais pecadores. Aliás, esqueçem também  que  todos somos assim, e agindo contrário ao que pregam, só confirmam que são tão pecadores e pecadoras como qualquer ser humano.

Outro vergonhoso exemplo de membros da nossa Igreja, que eu chamo de Fariseus dos nossos dias é a preocupação única e exclusivamente com os seus grupinhos. Doeu demais ouvir ontem de uma amiga de longa data, que não se via membro da PJ pois só rezamos um Pai Nosso e uma Ave Maria, e não invocamos o Espírito Santo como no movimento dela. Se tirasse as vendas dos olhos e participasse de pelo menos de uma  reunião de algum grupo nosso, com certeza iria encontrar mais  pessoas de oração do que dentro do seu próprio movimento, onde a hipocrisia, rola solto!

Como se ofender a mim e meus irmãos e irmãs PJoteiros não fosse bastante para ela, ainda por cima, afirmou com todo entusiasmo que a missão dela era atrair mais adeptos ao seu movimento, já que sem ele, uma Paróquia não existe, pois o Espírito Santo só age   naquela que o seu grupinho esteja ativo. Coitados dos que pensam assim! Deveriam ler atentamente a Palavra de Deus, em especial, I Coríntios 12, e o Catecismo da Igreja, ambos nos ensinando que o Espírito Santo, desde do nosso batismo age em todos. Cuidado irmãzinha e os que pensam como ela: pensar que o Espírito Santo só age em seus respectivos grupinhos, é dizer que Ele, que criou todos os grupos da Igreja, fez um péssimo trabalho nos demais. E não reconhecer a ação do Espírito Santo nos demais grupos-irmãos da Igreja, é cometer o único pecado que Jesus mesmo nos alerta, que não é perdoado.

São apenas alguns exemplos vergonhosos. Infelizmente, os fariseus 2011 estão presentes em todos as pastorais, movimentos e serviços da nossa Igreja. Não é exclusividade de um grupinho isolado. Antes fosse pois com certeza, já teriam sido extintos da Igreja. Também tenho meus defeitos. Sou humano, logo, sou falho. Meu jeito de Igreja, PJ e Catequese, por ser formadas por ser humanos tão falhos quanto eu,  não perfeitas e tambem existem fariseus. Não estou com esta reflexão querendo julgar ninguém, muito menos nenhum movimento, pastoral, serviço e comunidade de vida da nossa Igreja. Todos também tem ótimos servos de Deus, que reconhecem a presença e ação de Dentro, dentro e fora dos seus grupos. Quero apenas abrir os olhos para esta triste realidade e juntos lutarmos para combater estes pensamentos e atos mesquinhos e egoístas.

Enquanto uns tratam com arrogância quem não fazem parte do seu grupinho, eu prefiro tratar a todos sem distinção, reconhecendo a ação de Deus em todos. Se Deus não faz distinção de pessoa e ama incondicionalmente a cada um, quem sou eu para me achar superior e melhor do que os irmãos, só porque sirvo na pastoral e serviço que eu amo e me identifico? Enquanto uns lutam pelo crescimento do seu grupinho isolado, eu prefiro brigar por salvar almas para Deus, e trazer o maior número de pessoas para a Sua Igreja, para se engajem na messe, naquele grupo que se identificarem, seja ele qual for. Ao invés de criticar a forma como o outro reza e até o, eu respeito e valorizo a forma de rezar do outro, e na minha forma de rezar, intercedo por ele. Por fiim, enquanto alguns se apegam a detalhes bobos, como criticar um irmão por usar uma Bíblia de uma editora que não é a adotada no seu grupinho, eu luto todos os dias para que a Palavra de Deus seja conhecida por todos, principalmente, através da pregação mais eficaz que é vivência Dela.

Queridos irmãos e irmãs! Todos temos dons, carismas, formas de rezar diferentes. Isso é prova que Deus é perfeito, logo, Ele não repete. Ele age em todos, sem exceção. Não podemos jamais nos render a prepotência e orgulho humano de  só por amamos os nossos grupinhos, o nosso jeito próprio de ser Igreja, que eles são uma Igreja. Cada pastoral, movimento e serviço da Igreja tem identidade própria, jeito próprio, formada por membros apaixonados que devem lembrar que fazem parte de algo maior chamado Igreja. Com a força do Espírito Santo que age em todos, sem exceção, e com a mesma intensidade, que formamos o Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja. 

A Unidade na diversidade: esta é a nossa Igreja.

Rick Pinheiro.
Inconformando com a atitude farisaíca de alguns membros da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário