segunda-feira, 9 de maio de 2011

A TECNOLOGIA À SERVIÇO DA EVANGELIZAÇÃO.

Reflexão.
A tecnologia à serviço da evangelização.

O tempo avança. A inteligência do ser humano, iluminada pelo Espírito Santo, permite-o de criar e acompanhar as mudanças do nosso tempo. Hoje em dia, para atraímos nossos irmãos aos valores do Evangelho, é necessário nos adaptamos aos nossos dias e utilizamos a tecnologia que nos é oferecida para evangelizar.

Não quero dizer com isso, por exemplo, que a boa e velha visita à casa de alguém, hoje, graças a Deus, resgatada pelas Santas Missões Populares, seja substituída por e-mails, chats, redes sociais, torpedos para o celular. Mas, que a tecnologia do mundo moderno deve ser utilizada em favor da evangelização. Seremos cristãos meia-boca, se fazemos a missão porta a porta, e ao entrarmos no mundo virtual, nos despojamos do "Ser Missionário", achando que este dom de Deus que recebemos no nosso batismo, serve apenas para ser exercido no mundo real. De nada adianta se criarmos sites e blogs belíssimos, como passagens do Evangelho, se no nosso dia-a-dia não testemunhamos com estas mesmas passagens difundida no mundo virtual. A tecnologia  está aí, ao nosso alcance. E se os filhos das trevas a usam para disseminar os contra-valores evangélicos, porque não a utlizarmos em favor da evangelização?

Uma realidade belísssima, que o Espírito Santo está suscitando no meio da Sua Igreja, sem dúvida, são as PASCOM - Pastorais da Comunicação. Na minha missão da PJ Arquidiocesana e mais recentemente na minha Paróquia do Divino Espírito Santo vejo com imensa alegria a ação de Deus em homens e mulheres, de todas as idades, que dedicam algum tempo de suas respectivas vidas corridas, para utilizarem a tecnologia e os meios de comunicação que ela oferece à serviço do Evangelho. A PASCOM é uma realidade da Igreja, que nenhuma Paróquia e nenhuma Diocese pode deixar de implantar. É um serviço belíssimo da Igreja, comprovadamente iluminada pelo Espírito Santo, que está levando muita gente a descobrir que a Igreja Católica Apostólica Romana é viva e está antenada com os nossos dias.

A utilização da tecnologia à serviço da evangelização, porém, não é competência exclusiva da PASCOM. Os demais grupos, movimentos, pastorais e serviços da Igreja são convidados a serem dóceis ao clamor de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos pede para irmos por todo mundo e pregar o Evangelho a toda criatura. Numa Paróquia que exista a PASCOM, é aconselhável que o grupo caminhe lado a lado com ela, sem deixar de se utilizar de seus próprios meios de comunicação virtual, mas sempre "linkando" o que é produzido com o site da Paróquia, que geralmente é sob responsabilidade da PASCOM.  Assim como no mundo real, cada grupo, movimento, pastoral e serviço de uma Paróquia devem caminhar em unidade, entre si e, principalmente, com o pároco, vigário de Cristo, para conduzir o rebanho.

Por outro lado, as PASCOM  e demais grupos paroquiais, devem caminhar lado a lado com a Diocese, sempre utilizando a tecnologia atual e os meios de comunicação que ela oferece   em comunhão com as Paróquias vizinhas e toda Diocese. É inadmissível, por exemplo, que o site de uma Paróquia não ofereça aos seus usuários o link da diocese, ou que deixe de reproduzir a convocação para um evento voltado para a toda Diocese (Pentecostes, Cristo Rei, Feira da Fraternidade, etc), ou a festa do Padroeiro da Paróquia vizinha.

Também é importante as Paróquias que já se utiliza os meios de comunicação e tudo que a tecnologia possa oferecer, partilhe esta maravilhosa experiência e, se possível, assessorem outras Paróquias que ainda estão paradas no tempo. A partilha de experiência e conhecimento é fundamental para o crescimento e fortalecimento de toda Igreja.

A utilização da tecnologia à serviço da evangelização não é algo exclusivo da PASCOM e dos grupos em geral. Cada um, individualmente, deve fazer uso do melhor que o mundo tecnológico que vivemos. Afinal, com o nosso batismo, nos tornamos Igreja, Corpo Mistíco de Cristo, portanto, também recebemos de Cristo a missão de evangelizar.

A tecnologia e os meios que ela nos oferece são apenas instrumentos que nos auxiliam numa evangelização dinâmica e atual. E como tais, não substituem, em hipótese alguma, o testemunho de vida autêntico e fiel as Palavras de Deus. Evangelizar sempre, no mundo real e no mundo virtual, é o que Espírito Santo desperta e clama a cada um de nós, Sua Igreja, à fazemos agora mesmo.

Rick Pinheiro.
Buscando ser missionário no mundo real e virtual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário