sexta-feira, 27 de maio de 2011

QUESTIONAMENTO QUE NUNCA SE CALA.

Reflexão.
Questionamento que nunca se cala.

Não quero super-valorizar os problemas de nossa Igreja e, assim, me contradizer em tudo que afirmei na postagem anterior, mas simplesmente aproveito este espaço virtual para fazer um desabafo. Em mais de dezessete anos de caminhada na Igreja de Cristo, um questionamento, até  então sem resposta, surge na cabeça deste homem de pouca fé: Por quê Deus permite que certas pessoas, que estão na Igreja, mas não são Igreja, permaneçam atuando em Sua Messe?

Essas pessoas, que na maioria das vezes estão anos  e até décadas em nossas comunidades, não apenas não mudam de vida e atitude, como também atrapalham a caminhada daqueles que querem seriamente assumir a missão, tornando esta um verdadeiro inferno. São jovens,  adultos e idosos,  catequistas, membros de grupos, movimentos e  pastorais  e  até, infelizmente,  sacerdotes, religiosos e religiosas  que, ao invés de serem exemplos, sal da terra e luz do mundo, não contribuem em nada para o crescimento espiritual dos membros da Igreja, os popularmente conhecidos "não fazem, nem deixam os outros fazerem". Essas pessoas  que para mim são diabólicas, já que causam divisões, ao invés de acolher, expulsam a socos e pontapés àqueles que pretendem buscar a vivência dos Evangelhos. Pessoas que deveriam dar exemplo, se comportam vergonhasamente como verdadeiros demônios.

E quando exercem algum tipo de liderança ou coordenação, corram! Pois passam por cima, sem dó e piedade,  daqueles que pensam e agem contrário à elas. Aproveitam, o que acreditam ser "poder", para massacrar o próximo e distribuir o seu veneno, causando dor, sofrimento, revolta e desânimo na fé  de muitos irmãos. Muitas dessas pessoas, causam danos permanentes no sentimento, na fé e até  na saúde  física e mental dos seus  irmãos  em Cristo, que nem mesmo Hitler e outros cruéis ditadores governamentais da história mundial conseguiram causar. Como Igreja que sou, dói bastante constatar e denunciar esta lamentável realidade. Não pense que estou exagerando, estimado(a) internauta. Quem serve a Deus numa comunidade sabe que não estou mentindo.

Vale lembrar que, infelizmente, pessoas diabólicas não são exclusividade da nossa Igreja Católica Apostólica Romana, mas, estão em todo Cristianismo. Amigos de outras denominações cristãs, sofrem também deste mesmo mal dentro de suas respectivas congregações. Gandhi ao ser abordado por missionários cristãos, afirmou que "se os cristãos vivessem o que o Seu Deus propõe, ele se converteria!". Tudo bem que somos Igreja, acima de tudo, buscando a santidade em  Deus e não nos homens. Mas, toda vez que me deparo com a história de vida e palavras de Gandhi, não deixo de questionar e lamentar, o grande santo que a nossa Igreja perdeu, por causa do contra-testemunho de péssimos cristãos.

A expressão popular  "quanto mais eu rezo, mas assombração aparece!", se encaixa perfeitamente nesta triste e vergonhosa situação que contradiz totalmente as verdades evangélicas. Cada vez que rezo pela minha conversão e destas pessoas diabólicas, mas elas aumentam  a sua perversidade. Conscientemente ou não, só Nosso Senhor, que conhece profundamente o coração  de cada um de nós, sabe.

Não sou  nenhum santo, até porque, em alguns momentos, já fui e sou diabólico como elas. Reconheço as minhas falhas e limitações, e busco sempre evitá-las, através da oração e na luta constante em  viver as verdades evangélicas. O que eu  não entendo são  as pessoas que  não reconheçem seus erros e limitações,  e sequer buscam tentar ser e viver diferente. E até  quando elas permaneçarão cegas e surdas a Deus, empurrando para o abismo da escuridão, outros irmãos, só Ele sabe. Parafraseando Pe. Fábio de Melo, "sou humano demais  para entender", porque certas pessoas  diabólicas, que são as ovelhas negras  e perversas, permanecem  como joios estragados no meio da Messe do Senhor.

Que Deus aumente cada vez mais a nossa fé, para que possamos compreender, acolher e converter essas pessoas. Que nossas orações por elas, sejam acolhidas por Deus e que na primeira brecha que elas abrirem nos seus corações de pedra, Ele possa entrar e tomar conta.

Rick Pinheiro.
Homem de pouca fé, que não se conforma com a presença de pessoas diabólicas na Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário