quinta-feira, 5 de maio de 2011

JOÃO PAULO II - O BEATO DA JUVENTUDE.

Reflexão.
João Paulo II - O Beato da Juventude.


Domingo, 01 de Maio de 2011. Uma data inesquecível para a Igreja de Cristo. Domingo, dia do Senhor por excelência. Final da Oitava da Páscoa, Festa da Divina Misericórdia. 01 de Maio, Festa de São José Operário, que intercede  e abençoa todos os trabalhadores; início do Mês Mariano. Neste dia tão festivo, um motivo a mais para festejamos, louvarmos e agradecemos a Deus, pelas maravilhas que vem operando em Sua Igreja. Neste dia tão festivo e inesquecível, com certeza providenciando por Deus, um dos seus servos mais fiéis, o saudoso Papa João Paulo II, é beatificado.

Que emoção, ao ver, logo após a beatificação, o retrato do nosso saudoso Papa! Nossa, como valeu a pena acordar às cinco da manhã, para assistir pela televisão, a merecida beatificação de alguém tão querido, que me acompanhou desde da infância, já que quando me entendi por gente, o polonês Karol Woityla já conduzia a nossa Igreja. E diga-se de passagem, que pastor fiel à missão que lhe foi confiada! Defendeu com a própria vida, os valores evangélicos, valores estes tão fundamentais a todo ser humano, como a vida e a família. Uma defesa ardente, que em boa parte de seu pontificado, lhe gerou duras e injustas críticas. Defesa tão apaixonada, que nos faz recordar a determinação dada por Nosso Senhor Jesus Cristo: "Tudo passa, mas minhas Palavras permanecerão!".  Pobre João de Deus! Foi crucificado, morto e sepultado ainda em vida e com saúde de um jovem atleta, pelos pseudo-intelectuais deste mundo. Mas fiel ao Amado, não se rendeu, pois sabia que se perseguiram violentamente o Nosso Senhor, também nos perseguem e nos perseguirão até os fins dos tempos.

Seguindo a ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo, levou o Evangelho a toda criatura. Soube muito bem utilizar os meios de comunicação e nos apresentar e ensinar a fazermos o mesmo que ele pela Evangelização. À exemplo de São Paulo Apóstolo, viajou o mundo. Veio ao nossa pátria amada brasileira, Terra da Santa Cruz, por três vezes. Em uma delas, veio a nossa querida cidade de Maceió, momento único e especial, que meus pais e minha irmã mais nova souberam aproveitar muito bem, ao contrário de mim, na época um bobo adolescente, ainda não engajado na messe do Senhor, que preferi ficar em casa, gravando no videocassete, a transmissão ao vivo. Que idiota que fui! Se pudesse voltar no tempo, com certeza, seria volta aquela tarde, onde o Santo Papa, agora beato, visitou a então pequena Capela da Virgem dos Pobres.

João Paulo II, o Papa da Juventude. Nosso novo beato, à exemplo de São João Bosco, amou e valorizou os jovens de tal maneira, que os atraiu a Messe de Cristo, apresentando ao mundo, ua face jovial da Igreja. Infelizmente, este belíssimo exemplo, ainda hoje é pouco seguido pela Igreja, em especial, pelos nossos bispos e por boa parte do clero. Como um dos assessores  arqudiocesanos da Pastoral da Juventude, me dói na alma em testemunhar, em plena época João Paulo II, os nossos jovens, até mesmo os mais engajados nos grupos de suas Paróquias, desprezados e ignorados, por àqueles que deveriam acolhê-los e orientá-los.

Ao final desta reflexão, rogo a Deus, pela intercessão do Bem-Aventurado João Paulo II, que abençoe e ilumine a nossa Igreja, à acolher, valorizar e cativar os nossos jovens, seguindo o exemplo do Seu amado servo João Paulo II.

Bem-aventurado João Paulo II, rogai por nós!


Rick Pinheiro.
Pedindo a Deus, pela intercessão do Bem-Aventurado João Paulo II, que a nossa Igreja seja mais acolhedora da juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário