quinta-feira, 5 de maio de 2011

BEATO PJOTEIRO.

Partilha / Reflexão.
Beato PJoteiro.

No domingo passado, tão especial e festivo para a nossa Igreja, voltando de mais uma missão, vim questionando, com o meu parceiro de missão e irmão em Cristo, Paulo Avatar Carioca,em tom de desabafo, sobre as dificuldades e a fase delicada que nós da equipe arquidiocesana da Pastoral da Juventude, estamos vivenciando.

Em minha cabeça de homem de pouca fé, voltei para casa questionando se valia a pena prosseguir com a nossa missão PJoteira na Arquidiocese de Maceió, se estamos teimando e indo de encontro a vontade  de Deus, se não era hora de encerramos esta missão e  cada um de nós prosseguir na caminhada em nossas respectivas Paróquias. Questionamentos de alguém fisica e psicologicamente cansado de não ver resultados imediatos em nossa missão.

Uma coisa é certa: Deus não deixa de responder nenhum de nossos questionamentos, e no tempo dEle, que nem sempre coincide com o nosso, temos as respostas que tanto desejamos. No caso dos meus questionamentos supracitados, a resposta veio mais rápida do que esperava.

Ainda na noite de domingo, chegando em casa, vindo de uma confraternização de aniversário de uma grande amiga, com os meus amigos e irmãos do Grupo Teatral Apoteose, minha mãe estava na sala, assistindo ao filme A História de João Paulo II, exibido pela Band. Entrei na sala no exato momento onde era exibida a cena do encontro do Papa com os jovens que originou a Jornada da Juventude. Apesar de ter assistido este filme, em especial esta cena, outras vezes, naquele momento confeso que sentir dentro de mim um ânimo pela nossa missão PJoteira, que não vinha sentindo fazia tempo. Uma cena de um filme, no dia da beatificação do Papa João Paulo II, foi a resposta de Deus aos meus questionamentos.

Três dias depois, veio a confirmação. Ao entrar no fake oficial do nosso perfil no Orkut, criado pelo Avatar Carioca, me deparo com alguns trechos de documentos eclesiais, onde o nosso saudoso Bem-Aventurado João Paulo II, mencionava  a  Pastoral da Juventude, conforme vocês passam a conferir a partir de agora.


O que o Beato JOÃO PAULO II diz sobre a PJ:

"47. Os jovens são uma grande força social e de evangelização. Eles « constituem uma numerosíssima parte da população em muitas nações americanas. No seu encontro com Cristo vivo, se alicerçam as esperanças e expectativas por um futuro de maior comunhão e solidariedade para a Igreja e as sociedades na América ».

(179) São evidentes os esforços empregados pelas Igrejas particulares no Continente, para acompanhar os adolescentes no itinerário catequético antes da Confirmação e dos outros apoios que lhes oferecem, a fim de que progridam na aproximação a Cristo e no conhecimento do Evangelho. O itinerário formativo dos jovens deve ser constante e dinâmico, apto para ajudá-los a encontrar seu lugar na Igreja e no mundo. A PASTORAL DA JUVENTUDE, portanto, deve estar entre as preocupações primárias dos Pastores e das comunidades."
(João Paulo II, Eclesia in America, parte IV)

"93. A Igreja em África sabe bem que a juventude não é só o presente, mas sobretudo o futuro da humanidade. Por isso, é necessário ajudar os jovens a superarem os obstáculos que reprimem o seu desenvolvimento: o analfabetismo, a ociosidade, a fome, a droga.

181 Para afrontar estes desafios, dever-se-á chamar os jovens a serem evangelizadores do seu ambiente. Não há ninguém que o possa fazer melhor que eles. É necessário que a PASTORAL DA JUVENTUDE esteja presente explicitamente na pastoral global das dioceses e das paróquias, de modo a dar aos jovens a ocasião de descobrirem bem depressa o valor do dom de si mesmo, caminho essencial para o desenvolvimento da pessoa.

182 Vem a propósito lembrar que a celebração da Jornada Mundial da Juventude se revela um meio privilegiado de pastoral juvenil, que favorece a sua formação através da oração, do estudo e da reflexão."
(João Paulo II, Eclesia in Africa, parte V)

Pronto! Questionamentos  respondidos e confirmados por Deus, através do Seu Bem-Aventurado servo.

Que o Bem-Aventurado João Paulo II interceda por nós e pela nossa missão PJoteira na Arquidiocese de Maceió.

Rick Pinheiro.
PJoteiro, inspirado nas palavras e no exemplo do Bem-Aventurado João Paulo II, rogando a sua intercessão pela nossa missão, junto a Deus Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário