domingo, 29 de janeiro de 2012

MÚSICA CATÓLICA PARA MARCAR.

Reflexão.
Música católica para marcar.

Algumas semanas, uma reportagem de um telejornal do SBT mostrava que foi realizada uma pesquisa com vários brasileiros e chegou-se a conclusão que, apesar do estrondoso sucesso de músicas de péssima qualidade, como o lixo chiclete e quase pornográfico mega hit cantor Michel Teló, na hora de levar para casa, o povo brasileiro opta pelas músicas de boa qualidade, que duram para sempre, como as interpretadas pela cantora Paula Fernandes, recordista absoluta na venda de CD e DVD. Este fato comprovado em séria pesquisa, me fez refletir uma preocupação que eu e alguns irmãos de caminhada temos com a nossa música católica de qualidade.

Não querendo fazer juízo de valor, muito menos menosprezar o dom alheio, mas o fato é que, com algumas raríssimas exceções, as músicas católicas de qualidade, com mensagem que convertem e marcam, estão sendo deixadas de lado e trocadas por muita música de "oba-oba", muitas delas, sem mensagem nenhuma e até mesma compostas e interpretadas por membros de outras denominações, os mesmo que nunca perdem uma ocasião para meter o pau na nossa Igreja. Isso é uma triste realidade que não precisamos de pesquisa para constatar, basta apenas participamos de algum encontro promovido pelos grupos da nossa Igreja, onde ouvimos muito barulho e nada de músicas de Pe. Zezinho, Zé Vicente e tanto outros ministros da música, que estão sendo excluídos pelos nossos ministérios.

Não sou apenas um saudosista da velha e boa música católica. Reconheço que recentemente também existem milhares de músicas católicas de excelente qualidade inquestionável, cantada por excepcionais ministros da música. Mas, é inegável que a maioria dos nossos ministérios de música, tocam muita "bobagem"  apenas para remexer o esqueleto e ainda recorrem a inegáveis músicas compostas e tocadas por nossos irmãos protestantes. Nada contra a nada disso, até porque é necessário, num encontro, dar uma sacudida nos participantes e prestigiar o dom de Deus dado aos nossos irmãos afastados, mesmo que eles não valorizem a nossa música católica e ainda nos critiquem violentamente. O problema é a super-valorização que os nossos ministérios a estes tipos de músicas e ignoram completamente as ótimas músicas católicas que tanto animaram encontros e converteram multidões.

Peçamos a Deus que ilumine os nossos músicos católicos para que priorizem em seus repertórios músicas católicas de qualidade, que não somente animam, mas, principalmente, possam ser instrumentos de Deus para tocar e converter o maior número de pessoas. Esta é a missão de um músico católico.

Rick Pinheiro.
Pedindo a Deus pelos ministros da música católicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário