domingo, 29 de janeiro de 2012

DICA DE SAÚDE: O PERDÃO FAZ BEM A QUEM PERDOA.

Reflexão.
Dica de saúde: O perdão faz bem a quem perdoa.

Não sou médico, muito menos da área de saúde, mas, um coisa eu tenho certeza: o perdão faz um bem enorme a quem perdoa. Não precisamos de estudos científicos (apesar de existirem inúmeros que atestam esta afirmação) para sabemos que os setenta vezes sete, ou seja, sempre, que Nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou, é um remédio e tanto, não somente para a alma, mas também, para o nosso  bem-estar físico e psicológico.

Engraçado como somos nós, seres humanos. Somos agraciados com a Misericórdia Divina, sempre que nos arrependemos e A buscamos, com sinceridade de coração, através do sacramento da reconciliação, mas não somos misericordiosos uns com os outros, agindo igualzinho aquele servo da parábola contada por Jesus que mesmo obtendo o perdão de uma imensa dívida não concedeu o perdão ao seu servo que tinha uma dívida consideravelmente menor que a que ele tinha com o seu senhor.

Não é necessário estudos científicos para saber que sentimentos negativos como ódio, rancor, entre outros só prejudicam a própria pessoa que os cultivamos. Da mesma forma, os bons sentimentos, que Deus nos pede para termos, faz um bem enorme a quem verdadeiramente os têm. Evidente que somos humanos e teremos momentos que sentiremos também os péssimos sentimentos, afinal, se o corpo enfraquece com uma doença, mesmo que passageira como uma simples gripe, a alma também passa por momentos de fraqueza. Assim como cuidamos da saúde do corpo, precisamos também tomar os antibióticos da alma que são a oração, a leitura constante da oração e a vivência dos sacramentos, para que expulsemos o vírus dos sentimentos negativos, sempre que ele venha nos atacar. Cultivá-lo e mantê-lo em nossa vida jamais.

O perdão, assim como outros sentimentos bons que Deus nos pede para cultivamos sempre entre nós, faz um bem enorme para quem os cultiva. A palavra de ordem, principalmente na época do verão, é cuidado da saúde corporal. Para nossa vida, a palavra de ordem de Deus para todos nós é cultivamos em nosso coração sentimentos bons e puros, em especial, o perdão. Assim, estaremos verdadeiramente sendo imagem e  semelhança de Deus e de consciência limpa, podemos pedir a Deus que o mesmo que desejamos e damos aos nossos irmãos, Ele também nos conceda.

Rick Pinheiro.
Teólogo, professor de Ensino Religioso e Filosofia, catequista e membro do Grupo Teatral Apoteose da Paróquia do Divino Espírito Santo, da Arquidiocese de Maceió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário