sábado, 7 de janeiro de 2012

ANUNCIAI SEMPRE AS MARAVILHAS DE DEUS.

Reflexão.
Anunciai sempre as maravilhas de Deus.

Depois de quase três meses de ausência estou de volta a este espaço virtual que utilizo para partilhar as Boas Novas de Deus. Confeso minha falha e erro gravíssimo em me deixar levar pelo desânimo, já que, como ninguém deixa comentário por aqui, andei supondo que estava escrevendo ao vento. Mas, esta semana, nos meus estudos bíblicos diários, me deparei com uma ordem de Nosso Jesus Cristo para cada um de nós: "Proclamai sobre os telhados!" (cf. Mt 10, 26-33). E esta ordem deve ser cumprida à risca por nós, pois como batizados, temos a missão de evangelizar sempre e em todo lugar.

Evidente que esta ordem não deve ser interpretada ao pé da letra. Jesus não nos pede para sermos insensatos e literalmente falando, subimos nos telhados de nossas casas e começamos a gritar como loucos. Além de estúpido e insano, este ato seria também um desperdiço da Palavra de Deus. A ordem que Ele nos dar é que todo lugar que estivermos e em todos os momentos de nossa vida devemos evangelizar. E a forma mais eficaz de cumprimos plenamente este apelo de Nosso Senhor Jesus Cristo faz a cada um de nós, sobretudo os batizados, é através do nosso testemunho, ou seja, da nossa busca incansável de tentar  viver conforme a Sua vontade.

Nos filmes já vimos por inúmeras vezes, um cena, onde num restaurante ou em outro lugar, alguém tem algum problema de  saúde fulminante e outra pessoa, que não conhece a vítima e providencialmente está no lugar, vai socorrê-la, por ser um médico. Nós cristãos devemos ser como estes médicos da ficção, presentes no local e na hora exata que alguém precisa ser tocado por Deus. Não precisamos fazer longos discursos, muito menos temos uma profunda fundamentação teológica. Aliás, não precisamos nem falar. O nosso modo de ser deve nos identificar como cristãos, a tal ponto de um desconhecido só de olhar para nós nos identifique como cristãos e se sinta tocado a refletir que num mundo cada vez paganizado, onde Deus é posto em último lugar e até mesmo excluído por alguns, é possível viver conforme a Sua vontade.  

Nosso Senhor termina a parábola do banquete nupcial (cf. Mt 22, 1-14) afirmando que "muitos são chamados, mas poucos escolhidos (v. 14). Nossa missão é evangelizar sempre, sendo que somente em alguns momentos oportunos utilizaremos as palavras. Não cabe a nós julgarmos e escolhermos quem deve ou não receber a Boa Nova. Como servos que somos, Deus nos utiliza de várias formas para tocar os nossos irmãos, até mesmo quando não percebemos. Por isso mesmo que devemos nos esforçar para vivemos conforme a Sua vontade, para que sejamos dignos de sermos Seus intrumentos na vida de quem mais necessita conhecê-Lo plenamente.

Rick Pinheiro.
Teólogo, professor de Ensino Religioso e Filosofia, catequista e membro do Grupo Teatral Apoteose da Paróquia do Divino Espírito  Santo, da Arquidiocese de Maceió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário