domingo, 29 de janeiro de 2012

MÚSICA CATÓLICA PARA MARCAR.

Reflexão.
Música católica para marcar.

Algumas semanas, uma reportagem de um telejornal do SBT mostrava que foi realizada uma pesquisa com vários brasileiros e chegou-se a conclusão que, apesar do estrondoso sucesso de músicas de péssima qualidade, como o lixo chiclete e quase pornográfico mega hit cantor Michel Teló, na hora de levar para casa, o povo brasileiro opta pelas músicas de boa qualidade, que duram para sempre, como as interpretadas pela cantora Paula Fernandes, recordista absoluta na venda de CD e DVD. Este fato comprovado em séria pesquisa, me fez refletir uma preocupação que eu e alguns irmãos de caminhada temos com a nossa música católica de qualidade.

Não querendo fazer juízo de valor, muito menos menosprezar o dom alheio, mas o fato é que, com algumas raríssimas exceções, as músicas católicas de qualidade, com mensagem que convertem e marcam, estão sendo deixadas de lado e trocadas por muita música de "oba-oba", muitas delas, sem mensagem nenhuma e até mesma compostas e interpretadas por membros de outras denominações, os mesmo que nunca perdem uma ocasião para meter o pau na nossa Igreja. Isso é uma triste realidade que não precisamos de pesquisa para constatar, basta apenas participamos de algum encontro promovido pelos grupos da nossa Igreja, onde ouvimos muito barulho e nada de músicas de Pe. Zezinho, Zé Vicente e tanto outros ministros da música, que estão sendo excluídos pelos nossos ministérios.

Não sou apenas um saudosista da velha e boa música católica. Reconheço que recentemente também existem milhares de músicas católicas de excelente qualidade inquestionável, cantada por excepcionais ministros da música. Mas, é inegável que a maioria dos nossos ministérios de música, tocam muita "bobagem"  apenas para remexer o esqueleto e ainda recorrem a inegáveis músicas compostas e tocadas por nossos irmãos protestantes. Nada contra a nada disso, até porque é necessário, num encontro, dar uma sacudida nos participantes e prestigiar o dom de Deus dado aos nossos irmãos afastados, mesmo que eles não valorizem a nossa música católica e ainda nos critiquem violentamente. O problema é a super-valorização que os nossos ministérios a estes tipos de músicas e ignoram completamente as ótimas músicas católicas que tanto animaram encontros e converteram multidões.

Peçamos a Deus que ilumine os nossos músicos católicos para que priorizem em seus repertórios músicas católicas de qualidade, que não somente animam, mas, principalmente, possam ser instrumentos de Deus para tocar e converter o maior número de pessoas. Esta é a missão de um músico católico.

Rick Pinheiro.
Pedindo a Deus pelos ministros da música católicos. 

SER FIEL NAS PEQUENAS COISAS.

Reflexão.
Ser fiel nas pequenas coisas.


Na língua inglesa o verbo to be é ao mesmo tempo os verbos ser e estar do nosso português, que são distintos. Mas, parece que muitos de nós fazem questão de viver o verbo to be, quando se tratar da nossa fé, já que em alguns pontos dizemos e somos cristãos, e em outros ignoramos. Podemos, por exemplo, não roubar e ao mesmo tempo não viver a castidade, não perdoar, caluniar o nosso próximo, entre tanta outras atitudes que ofendem e desagradam a Deus.

Muitas das vezes, achamos que ser cristão é ser fiel nas grandes coisas e as pequenas são irrelevantes, "Uma mentirinha boba para o chefe ali, outro pensamento impuro acolá, não contam como pecado, já que consigo viver a castidade, perdoar o meu irmão, faço caridade e várias outras atitudes que Deus pede de nós!" Puro engano que pensa e vive assim! Se não conseguimos ser fiéis nas pequenas coisas, do dia-a-dia, do nosso cotidiano, como seremos nas maiores?   

Não querendo ser radical, mas já sendo, o fato é que precisamos refletir: somos cristãos ou somos fariseus? Eles conheciam e pregavam a Palavra, mas, pouquíssimo viviam. Por isso mesmo, foram advertidos inúmeras vezes por Jesus, mas O ignoraram, pois em suas cabeças ocas, achavam que só pelo fato de serem fariseus, eram de Deus. Que imbecilidade da parte deles!

Verdade que precisamos realmente crer é que SOMOS cristãos e não ESTAMOS. Logo, é inadimissível seguimos em parte o que Deus pede de nós e ignoramos as demais. Portanto, que cada de um nós, conscientemente, análise todos os dias, seu modo de pensar e agir, e busquemos verdadeiramente SER cristãos.

Rick Pinheiro.
Na luta diária para realmente ser cristão.

O ESPÍRITO SANTO ILUMINA TODA NOSSA VIDA.

Reflexão.
O Espírito Santo ilumina toda nossa vida.

A maioria de nós católicos temos o costume de antes de iniciarmos as reuniões dos nossos grupos fazendo a Oração do Espírito Santo, invocando-O para que venha ao nosso auxílio, nos iluminando. Isto com certeza é fundamental, afinal, nada podemos fazer sem Ele. Mas, em contrapartida, boa parte de nós ainda temos o costume de fazer isso apenas no ambiente Igreja e por isso, nos desesperamos diante de uma decisão importante que precisamos tomar no âmbito familiar e/ou trabalhista, de uma simples prova de vestibular e/ou concurso, entre outras situações do nosso cotidiano. O resultado para esta nossa falta de fé é drástico, já que acabamos não conseguindo êxito em nossas lutas diárias e muitos de nós, ainda temos a cara de pau de culpar Deus por não ter nos ajudado em determinado assunto, quando fomos nós mesmos que não O convidamos para nos auxiliar e O deixamos na Igreja.

O fato que precisamos realmente acreditar sem questionar é que desde do nosso batismo, o Espírito Santo ESTÁ em nós. Faço questão de destacar ao máximo o verbo para lembramos desta verdade inquestionável. Se Ele está conosco, logo, está conosco em todo lugar e, consequentemente, diante de  toda situação, como o nosso corpo que vai aonde estamos. Se, portanto, temos o próprio Deus em nós através da Pessoa do Espírito Santo, devemos abraçar esta Graça Imensa que Ele nos concede de está em nós e agir atráves de nós e, confiantemente, invocá-Lo todos os momentos de nossa vida. Sem sua luz, nada podemos fazer.

Fato inquestionável: O Espirito Santo ilumina toda nossa vida. Que realmente possamos acreditar nesta verdade e invocá-Lo sempre, em especial, nos momentos que precisamos do Seu auxílio. Que possamos aproveitar abundamente desta imensa graça e honra que Deus nos dar de está em nós, agir em nós e através de nós.

Rick Pinheiro.
Buscando sempre ser iluminado pelo Espírito Santo.

DICA DE SAÚDE: O PERDÃO FAZ BEM A QUEM PERDOA.

Reflexão.
Dica de saúde: O perdão faz bem a quem perdoa.

Não sou médico, muito menos da área de saúde, mas, um coisa eu tenho certeza: o perdão faz um bem enorme a quem perdoa. Não precisamos de estudos científicos (apesar de existirem inúmeros que atestam esta afirmação) para sabemos que os setenta vezes sete, ou seja, sempre, que Nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou, é um remédio e tanto, não somente para a alma, mas também, para o nosso  bem-estar físico e psicológico.

Engraçado como somos nós, seres humanos. Somos agraciados com a Misericórdia Divina, sempre que nos arrependemos e A buscamos, com sinceridade de coração, através do sacramento da reconciliação, mas não somos misericordiosos uns com os outros, agindo igualzinho aquele servo da parábola contada por Jesus que mesmo obtendo o perdão de uma imensa dívida não concedeu o perdão ao seu servo que tinha uma dívida consideravelmente menor que a que ele tinha com o seu senhor.

Não é necessário estudos científicos para saber que sentimentos negativos como ódio, rancor, entre outros só prejudicam a própria pessoa que os cultivamos. Da mesma forma, os bons sentimentos, que Deus nos pede para termos, faz um bem enorme a quem verdadeiramente os têm. Evidente que somos humanos e teremos momentos que sentiremos também os péssimos sentimentos, afinal, se o corpo enfraquece com uma doença, mesmo que passageira como uma simples gripe, a alma também passa por momentos de fraqueza. Assim como cuidamos da saúde do corpo, precisamos também tomar os antibióticos da alma que são a oração, a leitura constante da oração e a vivência dos sacramentos, para que expulsemos o vírus dos sentimentos negativos, sempre que ele venha nos atacar. Cultivá-lo e mantê-lo em nossa vida jamais.

O perdão, assim como outros sentimentos bons que Deus nos pede para cultivamos sempre entre nós, faz um bem enorme para quem os cultiva. A palavra de ordem, principalmente na época do verão, é cuidado da saúde corporal. Para nossa vida, a palavra de ordem de Deus para todos nós é cultivamos em nosso coração sentimentos bons e puros, em especial, o perdão. Assim, estaremos verdadeiramente sendo imagem e  semelhança de Deus e de consciência limpa, podemos pedir a Deus que o mesmo que desejamos e damos aos nossos irmãos, Ele também nos conceda.

Rick Pinheiro.
Teólogo, professor de Ensino Religioso e Filosofia, catequista e membro do Grupo Teatral Apoteose da Paróquia do Divino Espírito Santo, da Arquidiocese de Maceió.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

LUAU COM DEUS É BOM DEMAIS!

Partilha Missionária.
Luau com Deus é bom demais!

No último final de semana tive a graça de participar, na paradisíaca Praia de Tabuba, na Barra de Santo de Antônio, de um abençoado e animadíssimo luau organizado pelos meus irmãozinhos do grupo Juventude Missionária, da minha Paróquia do Divino Espírito Santo. Formado por adolescentes com a idade máxima de 17 anos e sem experiência nenhuma na organização de eventos grandes, o grupo se deixou guiar pelas mãos de Deus e nos presenteou com um evento maravilhoso, repleto de bênçãos e animação, uma verdadeira prova viva que a juventude não precisa de álcool, drogas e tudo aquilo que o mundo faz acredita que nos anima, para se divertir saudavelmente junto com seus amigos e irmãos de Caminhada.

Todos se divertiram e louvaram a Deus ao som do forró católico do Trio Sorriso e de várias músicas também católicas em versões de vários ritmos tocados pelo ministério Agora Vai. Vale salientar que ambos os ministérios de  música são da nossa Paróquia, um excelente exemplo que para se realizar um evento abençoado e divertido, é de vital importância valorizar os filhos da casa.

O grupo Juventude Missionária está de parabéns pela coragem e determinação para realizar um inesquecível evento tão abençoado e animado. Rogo a Deus que cada membro continue se deixando conduzir pelo Espírito Santo de Deus e que persevere sempre na caminhada. Continuem sendo estes servos bons e fiéis do Senhor que vocês são. E que venha mais eventos tão especiais como este!

Rick Pinheiro.
Muito feliz e agradecido a Deus por ter participado do Luau da Juventude Missionária.

sábado, 7 de janeiro de 2012

CONVOCAÇÃO.


Como todos já sabem, em 2013, nosso país sediará a Jornada da Juventude, com  a presença do nosso estimado Papa Bento XVI. Para nos preparamos melhor para este momento tão especial da nossa Igreja, a Cruz da Jornada e o Ícone de Nossa Senhora, desde do ano passado, estão sendo percorrendo todo o nosso país Na próxima quarta será a vez da nossa Arquidiocese de Maceió recebê-los. Acima, está  toda programação. Quem faz parte da nossa Arquidiocese ou quem esteja nos visitando, não deixem de prestigiar este momento tão especial da nossa Igreja.

Rick Pinheiro.
Convidando todos a acolherem a Cruz da Jornada e o Ícone de Nossa Senhora.

LEIA, REFLITA E ACREDITE NESTA VERDADE.

O DOM DE SER PADRINHO.

Reflexão/ Partilha Missionária.
O dom de ser padrinho.

Uma das grandes alegrias e missão que Deus me concedeu no ano passado foi a graça de ser padrinho de crisma de três jovens muitos especiais, aumentando ainda mais a minha pequena, mas tão especial e amada família de afilhados. Deus, até o momento, não me concedeu a graça de ter filhos, mas, não deixou de me confiar a missão paternal de cuidar da fé de seis dos seus abençoados filhos e mais uma afilhada de apresentação. Missão muito prazerosa e aparentemente fácil de ser cumprida, mas, que, confeso a vocês, ainda estou aprendendo. E sabendo deste meu esforço, Deus me concede várias oportunidades de exercer e melhorar a importantíssima missão que ele me confiou.

Hoje, uma das minhas afilhadas completa mais um ano de vida e pretendo tirar um tempo do meu corrido sábado, para abraçá-la e fazemos um lanche juntos. Também no dia de hoje, terei a imensa alegria de apresentar a coordenadora da catequese da minha paróquia uma das mais novas afilhadas que ganhei, a jovem Ana Beatriz, para que a mesma, daqui a quinze dias, junto comigo e minha parceira de catequese Raísa, assuma pela primeira vez a missão de preparar outros jovens que irão confirmar a sua fé no sacramento da Crisma. Deus também me concedeu a graça de ter ao meu lado na missão evangelizadora,  Vanilo e Rafaela, jovem casal que são os meus mais novos afilhados. Ambas experiências de serviço, até então, eram inéditas para mim pois o máximo que tinha chegado perto foi ter uma afilhada de apresentação de batismo, Aninha, como parceira da missão da PJ Arquidiocesana, antes dela receber o sacramento. Louvo e agradeço a Deus, pela imensa felicidade em vivenciá-las.

Quanto aos outros três afilhados, os mais antigos, ainda preciso aprender e muito a ser padrinho. Patrícia, a aniversariante de hoje e seu filhinho, Caio de apenas sete anos, ainda tenho um contato, que deixa muito a desejar, por eles morarem perto de mim. Já Débora, a primogênita da família, não tenho nenhum contato, mesmo morando ainda mais próximo de mim, devido as nossas vidas corridas e, convenhamos, por minha falha, já que desde do começo não ter possibilitado a criação de um vínculo maior entre nós. Mas, rogo a Deus que me ilumine para que eu possa melhorar e assumir com mais eficácia esta linda missão que Ele mesmo me confiou.

Ser padrinho e madrinha é um dom Divino dado por Deus. Não é dado por homens, por conveniência, mesmo que o convite, em alguns casos sejam motivados por segunda intenções em troca de favores (graças a Deus nunca foi o meu caso, nem pretendo ter esta desgradável experiência), é Deus que, antes  mesmo da nossa concepção, escolhe quem será (ão) aquele (s) que irá nos confiar como filhos espirituais. Portanto, que cada um de nós possamos refletir e assumir esta missão de bom coração e de forma eficaz.

Rick Pinheiro.
Muito feliz e agradecido a Deus pelos meus afilhados.

BELÍSSIMO E EDIFICANTE RECADO DE DEUS, EM FORMA DE CANÇÃO.

DEUS SE REVELA NA HUMILDADE.

Reflexão.
Deus se revela na humildade.

No começo da noite da última quarta-feira, estava no ônibus a caminho do trabalho numa das escolas que lenciono, quando sobem algumas pessoas aparentemente humildes. Me chamou a atenção e fiquei tocado com o semblante de paz e o sorriso sincero de gratidão daquelas senhoras e crianças que não se cessavam, mesmo diante de um ônibus absurdamente lotado. Logo percebi que estas pessoas humildes, que sequer sabiam falar corretamente o português, estavam vindo da Santa Missa no Santuário da Virgem dos Pobres, onde, há vários anos, reune uma multidão de fiéis para louvar e agradecer a Deus, todas as primeiras quartas de cada mês. Fiquei contagiado com tanta paz e alegria que aquelas famílias transmitiram e que, com certeza, fizeram uma série de esforços descomunais, em especial, a longa e cansativa ladeira que dar acesso ao Santuário, para irem ao encontro de Deus.

Enquanto isso, lamentavelmente, muitos de nós participamos da Santa Missa em nossas paróquias, apenas por mero cumprimento formal, olhando para os relógios, angustiados, pedindo a Deus para que padre termine logo e ainda saímos antes de recebemos a bênção de Deus através do celebrante, por nos achamos que o nosso tempo semanal com Deus acabou de ser esgotado. Como seria maravilhoso se cada um de nós fossemos como aquelas famílias humildes, que deixaram tudo, se sacrificaram e com imensa alegria foram ao encontro de Deus, sem se preocupar com hora, apenas para louvá-Lo, bendizê-Lo e pedir que derramem suas graças sobre todos nós. Com certeza, teríamos um mundo melhor, onde a luz de Cristo brilharia nos verdadeiramente cristãos  e ofuscaria as trevas que hoje domina o nosso mundo contemporâneo, longe e totalmente oposto ao que foi planejado por Deus.

Aquelas pessoas humildes não disseram um palavra, nem comigo, nem com nenhum dos outros passageiros. Mas, me tocou e despertou para Deus mais do que milhares de pregações feitas por missionários, anônimos e famosos, ou músicas cristãs. Sendo assim, imediatamente cumpriram direitinho a missão que Deus nos confia de irmos pelo mundo e evangelizarmos a todos. E não demoraram, já que a realizaram logo após terem recebidos a bênção final, que marca o nosso envio a messe do Senhor. Peçamos a Deus que abençoe estas e outras famílias que acolhem sinceramente e de bom coração a Boa Nova, e que aprendendo e sendo como elas, possamos cumprir plenamente a nossa missão de evangelizar com a nossa própria vida.

Rick Pinheiro.
Evangelizado pelo testemunho de fé de famílias humildes.

MERECIDÍSSIMO SUCESSO EDITORIAL.

Livros.
Merecidíssimo sucesso editorial.

Minha primeira dica do ano de um boa e saudável leitura é de um livro que boa parte dos brasileiros, graças a Deus, já leram e este blogueiro só leu nos três últimos dias de 2011, graças ao presente da minha amiga secreta da confraternização do Grupo Teatral Apoteose, mas de longas datas, a minha irmãzinha Yolanda. Trata-se de Ágape, livro escrito pelo Pe. Marcelo Rossi, lançado em 2010 pela Editora Globo, que desde então, está no topo dos mais vendidos.

Em Ágape, Pe. Marcelo faz belíssimas e edificantes reflexões de alguns trechos do Evangelho de São João. Ao final de cada capítulo, o autor nos brinda com orações que nos fazem aprofundar e colocar em prática as mensagens do Evangelho refletido. Com uma linguagem simples e direta, o livro é gostoso de ser ler e nos anima ainda mais na nossa caminhada diária. De fato, Pe. Marcelo estava inspiradíssimo pelo Espírito Santo para escrever um livro tão edificante. Graças a Deus e merecidamente que a obra está a mais de um ano, no topo da lista dos mais vendidos.

Com uma linguagem de fácil compreensão, Ágape é uma inpiradíssima obra que precisa ser lido, relido, refletido e colocado em prática, várias vezes, por milhares de pessoas. Se pelo menos 1% dos leitores desta edificante obra, refletirem e tentarem colocar em prática as mensagens do Evangelho inspiradamente refletidas nos doze capítulos do livro, com certeza teremos um Brasil mais justo, fraterno e realmente cristão.

Rick Pinheiro.
Teólogo, professor de Ensino Religioso e Filosofia, catequista e membro do Grupo Teatral Apoteose da Paróquia do Divino Espírito  Santo da Arquidiocese de Maceió.


ANO NOVO, VIDA NOVA SÓ EM CRISTO.

Reflexão.
Ano novo, vida nova só em Cristo.

Estamos terminando a primeira semana de um novo ano. Geralmente, a maioria massacrante de nós, temos o costume de entramos um novo ano repleto de planos, propostas de mudanças de vida e metas a serem atingidas. São dietas a serem iniciadas, aprovações em concursos públicos, nos damos bem na vida afetiva e sentimental... a lista é interminável. Aproveito este espaço virtual para sugerir a mais importante das metas, que além de superar todas estas, ainda as acrescentam como resultado do eficaz cumprimento dela: que tal, neste novo ano, tentarmos ser realmente de Deus, aumentando a nossa fé e tentando viver conforme a Sua Vontade? Não é fácil saímos do nosso comodismo, do nosso jeito light de sermos pseudo-cristãos, mas também não é nada impossível. São atitudes simples do nosso dia-a-dia que nos fazem atingir esta importantíssima meta, da qual todas as outras decorrem.

A conversão é um processo lento, diário, que ocorre durante todo o nosso curto tempo de vida neste mundo terreste, uma via de mão dupla entre Deus e cada um de nós. Deus faz a parte dEle, nos proporcionando todos os meios de nos fortalecemos sempre mais na fé e no amor a Ele e aos irmãos, mandamentos resumidos que consequentemente nos fazem cumprir todos os outros. Cabe a nós um esforço simples e diário para vivemos conforme a vontade dEle e não a nossa conveniência. Portanto, que cada dia deste ano e dos que virão enquanto estivermos por este mundo, possamos sempre buscar tentar ser perfeitos como o Pai do Céu é. Não é fácil e, como em tudo em nossa vida, ora obteremos êxito, ora caíremos. Para isso, Ele nos deixou o sacramento da Reconciliação, para recomeçamos nos reerguemos e continuamos no nosso processo de conversão. O importante é nunca desistirmos e sempre buscamos ser perfeitos como o Pai do Céus é. Como o auxílio do Seu Espírito Santo e a intercessão maternal de Nossa Senhora, iremos atingir a mais importantíssima e vital meta para o novo ano.

Rick Pinheiro
Buscando atingir a meta de ser verdadeiramente cristão.

ANUNCIAI SEMPRE AS MARAVILHAS DE DEUS.

Reflexão.
Anunciai sempre as maravilhas de Deus.

Depois de quase três meses de ausência estou de volta a este espaço virtual que utilizo para partilhar as Boas Novas de Deus. Confeso minha falha e erro gravíssimo em me deixar levar pelo desânimo, já que, como ninguém deixa comentário por aqui, andei supondo que estava escrevendo ao vento. Mas, esta semana, nos meus estudos bíblicos diários, me deparei com uma ordem de Nosso Jesus Cristo para cada um de nós: "Proclamai sobre os telhados!" (cf. Mt 10, 26-33). E esta ordem deve ser cumprida à risca por nós, pois como batizados, temos a missão de evangelizar sempre e em todo lugar.

Evidente que esta ordem não deve ser interpretada ao pé da letra. Jesus não nos pede para sermos insensatos e literalmente falando, subimos nos telhados de nossas casas e começamos a gritar como loucos. Além de estúpido e insano, este ato seria também um desperdiço da Palavra de Deus. A ordem que Ele nos dar é que todo lugar que estivermos e em todos os momentos de nossa vida devemos evangelizar. E a forma mais eficaz de cumprimos plenamente este apelo de Nosso Senhor Jesus Cristo faz a cada um de nós, sobretudo os batizados, é através do nosso testemunho, ou seja, da nossa busca incansável de tentar  viver conforme a Sua vontade.

Nos filmes já vimos por inúmeras vezes, um cena, onde num restaurante ou em outro lugar, alguém tem algum problema de  saúde fulminante e outra pessoa, que não conhece a vítima e providencialmente está no lugar, vai socorrê-la, por ser um médico. Nós cristãos devemos ser como estes médicos da ficção, presentes no local e na hora exata que alguém precisa ser tocado por Deus. Não precisamos fazer longos discursos, muito menos temos uma profunda fundamentação teológica. Aliás, não precisamos nem falar. O nosso modo de ser deve nos identificar como cristãos, a tal ponto de um desconhecido só de olhar para nós nos identifique como cristãos e se sinta tocado a refletir que num mundo cada vez paganizado, onde Deus é posto em último lugar e até mesmo excluído por alguns, é possível viver conforme a Sua vontade.  

Nosso Senhor termina a parábola do banquete nupcial (cf. Mt 22, 1-14) afirmando que "muitos são chamados, mas poucos escolhidos (v. 14). Nossa missão é evangelizar sempre, sendo que somente em alguns momentos oportunos utilizaremos as palavras. Não cabe a nós julgarmos e escolhermos quem deve ou não receber a Boa Nova. Como servos que somos, Deus nos utiliza de várias formas para tocar os nossos irmãos, até mesmo quando não percebemos. Por isso mesmo que devemos nos esforçar para vivemos conforme a Sua vontade, para que sejamos dignos de sermos Seus intrumentos na vida de quem mais necessita conhecê-Lo plenamente.

Rick Pinheiro.
Teólogo, professor de Ensino Religioso e Filosofia, catequista e membro do Grupo Teatral Apoteose da Paróquia do Divino Espírito  Santo, da Arquidiocese de Maceió.