quarta-feira, 27 de abril de 2011

EXEMPLOS DE FÉ, FORTE E FRACA, NA LITURGIA DE HOJE.

Reflexão.
Exemplos de fé, forte e fraca, na Liturgia de hoje.

Se fossemos resumir em uma palavra, o tema central da Liturgia da Palavra do dia de hoje, para mim, seria fé.

Na Primeira Leitura, uma das passagens que particularmente mais gosto nos Atos dos Apostólos (cf. At 3, 1-10),  nos dar dois exemplos de fé confiante. De um lado, os santos discípulos Pedro e João, que tomaram posse da sua fé de forma tão confiante que sem nada a temerem e com autoridade do nome de Jesus, ordeno ao coxo que caminhasse. Por outro lado, o próprio coxo é outro exemplo de fé nos dado nesta passagem. Ele poderia muito bem rir e até se irritar com a ordem dada pelos apostólos. Afinal, ele pediu uns trocados e recebera daqueles homens uma frase que de tão absurda a razão humana, poderia soar como caçoada e humilhação.

Mas, ele acreditou fielmente no nome precioso de Nosso Senhor, e tomou posse das palavras daqueles humildes homens. Acreditou em Deus, recebeu a graça de cura, e agradecido, passou a louvar e bendizer a Deus, e sem fazer um discusso, mas com seu testemunho, instrumento para conversão de outras pessoas, pois acredito que, desde do momento da cura relatada no Evangelho, aquele ex-coxo foi mais um missionário da messe do Senhor.

Se a Primeira Leitura de hoje nos oferece três exemplos de fé forte e confiante, o mesmo não podemos dizer dos discípulos do Evangelho de hoje (cf. Lc 24, 13-35.).  Mesmo caminhando com Jesus ao seu lado, tendo a graça de tê-Lo diante dos seus olhos, só O reconheceram, nos intantes finais, de um longo dia de caminhada. A cegueira destes homens, como eu já havia comentando em outra postagem no início da semana, ocorreu justamente por estarem desanimados e sem esperança. Desânimo, falta de esperança, cansaço, decepções, enfim, tudo aquilo que atrapalha a nossa caminhada pelas estradas da vida, só conseguem nos dominar se tivermos com a nossa fé fraca.

Apóstolos e coxo da Primeira Leitura ou os Discípulos de Emáus do Evangelho? Com qual você se identifica no dia de hoje? Reflita, e aproveite o tempo de graça que chamado hoje, para pedir a Deus que aumente a nossa fé.

Rick Pinheiro.
Téologo, professor de Ensino Religioso, acadêmico de Direito,  assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude, catequista, e membro do Grupo Teatral Apoteose, da Paróquia do Divino Espírito Santo, da Arquidiocese de Maceió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário