segunda-feira, 25 de abril de 2011

EUCARISTIA = JESUS.

Reflexão
Eucaristia = Jesus.

Ainda refletindo a passagem evangélica dos discípulos de Emáus (cf. Lc 24, 13-35), um pequeno trecho me chama atenção. Nele, Jesus após abençoar e partir o pão, os olhos dos discípulos abriram, O reconheceram e diante dos seus olhos, desapareceu (cf. v. 30s).

Para mim, os dois pequenos versículos nos revelam claramente a presença real de Jesus na Eucaristia. Diante dos nosso olhar limitado, vermos na Hóstia Consagrada apenas um pedaço fino de pão. Quando participamos da Santa Missa, no momento da Consagração, através do celebrante, Jesus repete o mesmo gesto feito em Emáus, ou seja, o pão deixa de ser pão e torna-se verdadeiramente Jesus.

Como se a passagem do Evangelho não fosse bastante para nos fazer crer nesta verdade de fé, Deus na sua infinita misericórdia e amor por nós, provou fisicamente que Ele é a Eucaristia, por sete vezes, nos milagres Eucarísticos, todos reconhecidos pela Igreja e comprovadamente cientificamente. Destaque para o Milagre ocorrido em Lanciano, onde após detalhados exames, os cientistas chegaram a conclusão que aquele pedaço de carne, trata-se de um tecido do coração. A ciência comprova o que a nossa fé nos ensina.

Portanto, não adoramos um pedaço de pão, muito menos comungamos um, simbolizando a Ceia do Senhor, como dizem e fazem os nossos irmãos afastados. Adoramos o próprio Deus Filho, que mesmo sem precisar provar nada para nós, já que fé é a certeza daquilo que os nossos olhos humanos não ver, fez questão de nos mostrar que a Eucaristia verdadeiramente é Ele.  

Peçamos a Deus que aumente a nossa fé e nos faça reconhecer a Sua presença na Hóstia Consagrada.         

Rick Pinheiro
Teólogo, professor de Ensino Religioso, acadêmico de Direito, catequista, assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude e membro do Grupo Teatral Apoteose, da Paróquia do Divino Espírito Santo, da Arquidiocese de Maceió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário