quarta-feira, 27 de abril de 2011

EXEMPLOS DE FÉ, FORTE E FRACA, NA LITURGIA DE HOJE.

Reflexão.
Exemplos de fé, forte e fraca, na Liturgia de hoje.

Se fossemos resumir em uma palavra, o tema central da Liturgia da Palavra do dia de hoje, para mim, seria fé.

Na Primeira Leitura, uma das passagens que particularmente mais gosto nos Atos dos Apostólos (cf. At 3, 1-10),  nos dar dois exemplos de fé confiante. De um lado, os santos discípulos Pedro e João, que tomaram posse da sua fé de forma tão confiante que sem nada a temerem e com autoridade do nome de Jesus, ordeno ao coxo que caminhasse. Por outro lado, o próprio coxo é outro exemplo de fé nos dado nesta passagem. Ele poderia muito bem rir e até se irritar com a ordem dada pelos apostólos. Afinal, ele pediu uns trocados e recebera daqueles homens uma frase que de tão absurda a razão humana, poderia soar como caçoada e humilhação.

Mas, ele acreditou fielmente no nome precioso de Nosso Senhor, e tomou posse das palavras daqueles humildes homens. Acreditou em Deus, recebeu a graça de cura, e agradecido, passou a louvar e bendizer a Deus, e sem fazer um discusso, mas com seu testemunho, instrumento para conversão de outras pessoas, pois acredito que, desde do momento da cura relatada no Evangelho, aquele ex-coxo foi mais um missionário da messe do Senhor.

Se a Primeira Leitura de hoje nos oferece três exemplos de fé forte e confiante, o mesmo não podemos dizer dos discípulos do Evangelho de hoje (cf. Lc 24, 13-35.).  Mesmo caminhando com Jesus ao seu lado, tendo a graça de tê-Lo diante dos seus olhos, só O reconheceram, nos intantes finais, de um longo dia de caminhada. A cegueira destes homens, como eu já havia comentando em outra postagem no início da semana, ocorreu justamente por estarem desanimados e sem esperança. Desânimo, falta de esperança, cansaço, decepções, enfim, tudo aquilo que atrapalha a nossa caminhada pelas estradas da vida, só conseguem nos dominar se tivermos com a nossa fé fraca.

Apóstolos e coxo da Primeira Leitura ou os Discípulos de Emáus do Evangelho? Com qual você se identifica no dia de hoje? Reflita, e aproveite o tempo de graça que chamado hoje, para pedir a Deus que aumente a nossa fé.

Rick Pinheiro.
Téologo, professor de Ensino Religioso, acadêmico de Direito,  assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude, catequista, e membro do Grupo Teatral Apoteose, da Paróquia do Divino Espírito Santo, da Arquidiocese de Maceió.

terça-feira, 26 de abril de 2011

"CASAMENTO" REALMENTE PREOCUPANTE.

Reflexão.
"Casamento" realmente preocupante.

Nos últimos meses, a imprensa do mundo inteiro vem fazendo uma cobertura exagerada do casamento do príncipe da Inglaterra. No Brasil, como sempre ocorre, o exagero é triplicado e multiplicado por cem. Irônicamente, a mesma imprensa que passa o ano todinho propagando a falsa ideia que o casamento é uma instituição falida. Nada contra o papel da imprensa de informar e cobrir os fatos, muito menos contra os pombinhos reais britânicos, pois, para mim tanto faz, como tanto fez, até porque mesmo se fosse britânico, só estaria preocupado se fosse parente de um dos noivos.

O que me deixa indignado, como brasileiro e, sobretudo, cristão, é que enquanto a mídia brasileira abre um espaço exagerado e desnecessário ao casamento dos pombinhos ingleses, outros fatos, realmente preocupantes, não são debatidos e são deixados de lado, como, por exemplo, a preocupante estatística do número exagerado de adolescentes que se casam, ou melhor dizendo, que vivem em união estável.

Trabalho em três escolas localizadas  no litoral norte de Maceió. Em todas, me deparo com esta preocupante e triste realidade. É assustador o número de adolescentes entre 13 e 16 anos, que mal começam a namorar e estão indo morar com os seus parceiros, que, sendo também adolescentes, permanecem nas casas dos pais. Mais assustador é a rapidez e praticidade como ocorre esta prática tão rotineira. Na massacrante maioria dos casos, simplesmente, se conhecem, "ficam" uma ou duas vezes, e depois, vão morar juntos, pulando todas as etapas do namoro, compromisso e noivado. Fazem e falam isso com a maior naturalidade e com um certo orgulho. Conversando com uma das minhas alunas, que tem apenas 14 anos de idade, na maior naturalidade ela me disse que estava morando com o seu "princípe" (que tem 16 anos), a um mês, tempo exato do início do namoro. Adolescentes que deveriam está preocupados em estudar, prepararem-se para o futuro profissional e curtir esta belíssima fase da vida que é a adolescência, já estão encarando, como se fosse uma grande festa, a dificil realidade adulta da vida à dois.

Até pouco tempo, quando um casal de adolescentes iam morar juntos ou casavam, era porque tinham "avançado o sinal" no namoro e, consequentemente, gerado um filho. Hoje, sequer estão namorando, e boa parte destas uniões, iniciam e terminam, sem gerar uma criança. Isso acontece, em parte, graças a campanha irresponsável governamental do "Faça sexo com camisinha!". Se os nossos governantes tivessem ouvido e atendidos os constantes apelos da Igreja, e fizessem uma campanha voltada para os valores cristãos, neste caso, em especial, a castidade, os números de "namoridos" e "namoesposas" seriam significativamente menores. Mas, o que esperar de um classe política, que se perpetua no Governo, que  distribui camisinhas nas escolas as nossas crianças e adolescentes e fazer uma imensa pressão para excluir o Ensino Religioso?

Como educador, e sobretudo, missionário cristão, faço a minha parte e tento conscientizar as crianças e adolescentes que tenho contato. Mas, é uma luta desleal, Davi e Golias do nossos dias, já que a  nossa mídia propaga a vida à dois entre adolescentes e jovens como uma grande festa. Na ficção, é comum vemos jovens, se conhecendo e indo morar juntos, tão rápidos quanto um intervalo comercial. Nos noticiários, o casamento real britânico é anunciado como um verdadeiro contos de fadas, passando a falsa imagem do "..e foram felizes, para sempre!". Apresentadores e repórteres reforçam esta ilusão, ao encherem a boca e dizer "O princípe Williams e a plebeia Kate" e que "os dois já moraram juntos", mas, dizem com menor intensidade e até omitem, que o casalzinho já namora algum tempo, que tiveram suas crises, inclusive, com termino e volta do relacionamento, e que plebeia é simplesmente alguém que não nasceu numa família nobre, e não uma moça pobre da periferia, adjetivos que, aliás, não se aplicam a Kate, já que a mesma é filha de empresários bem sucedidos.

Não podemos deixar que a mídia eduquem as nossas crianças e adolescentes. O diálogo aberto e sincero com eles, ainda é o meio mais eficaz de conscientização das verdades da vida e do Evangelho, demonstrando que se completam. Nada como um boa conversa para orientar os que estão despertando para as responsabilidades e belezas da vida.

Pais, educadores, líderes e membros da Igreja Católica e outras denominações religiosas, entre outras pessoas de bom senso e boa vontade, precisamos educar e conscientizar os nossos filhos, sobretudo, sobre os valores evangélicos. Não foi a toa que Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o belíssimo sacramento do Matrimônio e deixou expressamente claro o que deveria ser vivido dentro e fora da união à dois.

Tudo tem seu tempo, diz o autor sagrado no Livro do Eclesiastes. Peçamos a Deus que nos dê força para conscientizamos as nossas crianças e adolescentes desta realidade, e que elas possam viver plenamente toda a beleza da vida, típica da sua idade, dando um passo de cada vez.

Rick Pinheiro.
Preocupado realmente com a precoce união à dois dos nossos adolescentes.

VAI E FAZES O MESMO!

Reflexão.
Vai e fazes o mesmo!

O Evangelho da liturgia do dia de hoje (cf. Jo 20, 11-18) narra o emocionante encontro de Maria Madalena, com Jesus ressuscitado. Nos últimos versículos, Jesus ordena a Maria Madalena que anuncie aos demais discípulos, que Ele venceu a morte. O autor sagrado nos mostra que, imediatamente, a ordem de Jesus foi cumprida pela discípula.

Veja bem, caro internauta, estimado (a) irmão (ã) em Cristo. Santa Maria Madalena não guardou para si a experiência única do encontro com o Cristo ressuscitado. Muito menos, deixou-se levar pela preguiça e o comodismo. Ela cumpriu fielmente a ordem de Jesus. E não somente naquele primeiro domingo de Páscoa Cristã, mas, com certeza, durante toda sua vida.

Antes de Sua ascensão, Jesus nos dar uma ordem claríssima de irmos pelo mundo e pregar o Evangelho a toda criatura. Esta é a missão de todos os batizados, assumida e confirmada livremente, no sacramento da Crisma. São Paulo nos ensina que Deus não nos deu  um espírito de timidez, de comodismo, de preguiça. Mas, deu o seu Próprio Espírito Santo, que desde do nosso batismo age em e através de nós.

Maria Madalena foi a primeira a anunciar o Cristo ressuscitado. Não foi a última, muito menos é a única. Nós, como cristãos batizados, precisamos assumir o caráter missionário que adquirimos em nosso batismo. É no mundo de hoje, que vive tão distante de Deus, que Ele deseja ser anunciado e conhecido por todos os Seus filhos.

Maria Madalena, os Santos Apostólos, todos que fizeram a Igreja antes de nós, atenderam a ordem de Jesus e O propagaram aos quatro cantos do mundo.

"Vai e fazes o mesmo!". É o apelo urgente que Nosso Senhor faz a todos nós, nos dias de hoje.

Rick Pinheiro.
Buscando atender o apelo missionário de Nosso Senhor, à exemplo de Santa Maria Madalena.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

OS DEZ MILAGRES EUCARÍSTICOS.

Formação.
Os Dez Milagres Eucarísticos.

Para aprofundamos ainda mais sobre a presença real de Jesus na Eucaristia, transcrevo na integra um pequeno artigo do professor Felipe Aquino, sobre os dez milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja.


10 MILAGRES EUCARISTICOS

Filed under: Eucaristia — Prof. Felipe Aquino at 2:28 pm on quinta-feira, maio 22, 2008

A revista “Jesus” das Edições Paulinas de Roma, publicou uma matéria do escritor Antonio Gentili, em abril de 1983, pp. 64-67, onde apresenta uma resenha de milagres eucarísticos. Há tempos, foi traçado um “Mapa Eucarístico”, que registra o local e a data de mais de 130 milagres, metade dos quais ocorridos na Itália. São muitíssimos os milagres eucarísticos no mundo todo. Por exemplo, Marthe Robin, uma francesa, milagre eucarístico vivo, alimentou-se durante mais de quarenta anos só de Eucaristia. Teresa Newmann, na Alemanha, durante mais de 36 anos alimentou-se só de Eucaristia.

1 – Lanciano – Itália – no ano 700 

Em Lanciano – séc. VIII. Um monge da ordem de São Basílio estava celebrando na Igreja dos santos Degonciano e Domiciano. Terminada a Consagração, que ele realizara, a hóstia transformou-se em carne e o vinho em sangue depositado dentro do cálice. O exame das relíquias, segundo critérios rigorosamente científicos,, foi efetuado em 1970-71 e outra vez em 1981 pelo Professor Odoardo Linoli, catedrático de Anatomia e Histologia Patológica e Química e Microscopia Clínica, Coadjuvado pelo Professor Ruggero Bertelli, da Universidade de Siena. Resultados: 

1) A hóstia é realmente constituída por fibras musculares estriadas, pertencentes ao miocárdio.  

2) Quanto ao sangue, trata-se de genuíno sangue humano. Mais: o grupo sangüíneo ‘A’ que pertencem os vestígios de sangue, o sangue contido na carne e o sangue do cálice revelam tratar-se sempre do mesmo sangue grupo ‘AB’ (sangue comum aos Judeus). Este é também o grupo que o professor Pierluigi Baima Bollone, da universidade de Turim, identificou no Santo Sudário. 

3) Apesar da sua antigüidade, a carne e o sangue se apresentam com uma estrutura de base intacta e sem sinais de alterações substanciais; este fenômeno se dá sem que tenham sido utilizadas substâncias ou outros fatores aptos a conservar a matéria humana, mas, ao contrário, apesar da ação dos mais variados agentes físicos, atmosféricos, ambientais e biológicos.    


              
 2 – Orvieto – Bolsena – Itália – 1263  (Inicio da Festa de Corpus Christi). 

A Festa de “Corpus Christi” é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. Nesta festa os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo. 
A Festa de Corpus Christi  surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia. 
Aconteceu que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, ocorreu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Dizem  que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia. 
O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito
em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, pronunciou diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”. 
Em 11/08/1264 o Papa aprovou a Bula “Transiturus de mundo”, onde  prescreveu que na 5ª feira após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor. São Tomás de Aquino foi encarregado pelo Papa para compor o Ofício da celebração. O Papa era um arcediago de Liège e havia conhecido a Beata Cornilon e havia percebido  a luz sobrenatural  que a iluminava e a sinceridade de seus apelos.
Em 1290 foi construída a belíssima Catedral de Orvieto, em pedras pretas e brancas,  chamada de  “Lírio das Catedrais”. Antes disso, em 1247, realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liège, como festa diocesana, tornando-se depois uma festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica, e depois, então, em todo o mundo no séc. XIV, quando o Papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. 
Em 1317, o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas. A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. 
Todo católico deve participar dessa Procissão por ser a mais importante de todas que acontecem durante o ano, pois é a única onde o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade. Em muitos lugares criou-se o belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo.  
Começaram assim as grandes procissões eucarísticas, as adorações solenes, a Bênção  com o Santíssimo  no ostensório por entre  cânticos. Surgiram também os Congressos Eucarísticos, as Quarenta Horas de Adoração e inúmeras outras homenagens a Jesus na Eucaristia. Muitos se converteram e todo o mundo católico.

   3 – Ferrara – 28/03/1171 

Aconteceu este milagre na Basílica de Santa Maria in Vado, no século XII. Propagava-se com perigo a heresia de Berengário de Tours (†1088), que negava a Presença real de Cristo na Eucaristia. Aos 28 de março de 1171, o Pe. Pedro de Verona, com três sacerdotes celebravam a Missa de Páscoa; no momento de partir o pão consagrado, a Hóstia se transformou em carne, da qual saiu um fluxo de sangue que atingiu a parte superior do altar, cujas marcas são visíveis ainda hoje.         

Há documentos que narram o fato: um “Breve’ do Cardeal Migliatori (1404). – Bula de Eugênio IV (1442), cujo original foi encontrado em Roma em 1975. Mas, a descoberta mais importante deu-se em Londres, em 1981, foi encontrado um documento de 1197 narrando o fato. 

       
  4 – Offida – Itália – 1273 
Ricciarella Stasio – devota imprudente, realizava práticas supersticiosas com a Eucaristia; em uma dessas profanações, a Hóstia se transformou em carne e sangue. Foram entregues ao pe. Giacomo Diattollevi, e são conservadas até hoje. Há muitos testemunhos históricos sobre este fato. 


       
  5 – Sena – Cáscia –  Itália – 1330 

Hoje este milagre é celebrado em Cássia, terra de Santa Rita de Cássia. Em 1330, um sacerdote foi levar o viático a um enfermo e colocou indevidamente, de maneira apressada e irreverente,  uma Hóstia dentro do seu Breviário para levá-la ao doente grave. No momento da Comunhão, abriu o livro e viu que a  Hóstia se liquefez e, quase reduzida a sangue, molhou as páginas do Livro.         

Então o sacerdote negligente apressou-se a entregar o livro e a Hóstia a um frade agostiniano de Sena, o qual levou para Perúgia a pagina manchada de sangue e para Cáscia a outra página onde a Hóstia ficou presa. A primeira página perdeu-se em 1866 mas a relíquia chamada de “Corpus Domini” é atualmente venerada na basílica de Santa Rita.  


    6 – Turim – Itália – 1453

Na Alta Itália ocorria uma uma guerra furiosa pelo ducado de Milão. Os Piemonteses saquearam a cidade; ao chegarem a Igreja, forçaram o Tabernáculo. Tiraram o ostensório de prata, no qual se guardava o corpo de Cristo ocultando-no dentro de uma carruagem juntamente com os outros objetos roubados, e dirigiram-se para Turim. Crônicas antigas relatam que, na altura da Igreja de São Silvestre, o cavalo parou bruscamente a carruagem – o que ocasionou a queda, por terra, do ostensório – o ostensório se levantou nos ares “com grande esplendor e com raios que pareciam os do sol”. Os espectadores chamaram o Bispo da cidade, Ludovico Romagnano, que foi prontamente ao local do prodígio. Quando chegou, “O ostensório caiu por terra, ficando o corpo de Cristo nos ares a emitir raios refulgentes”. O Bispo, diante dos fatos, pediu que lhe levassem um cálice. Dentro do cálice, desceu a hóstia, que foi levada para a catedral com grande solenidade. Era o dia 9 de junho de 1453. Existem testemunhos contemporâneos do acontecimento (Atti Capitolari de 1454 a 1456). A Igreja de “Corpus Domini” (1609), que até hoje atesta o prodígio. 
        
 7 – Sena – Itália – 1730

Na Basília de São Francisco, em Sena, pátria de Santa Catarina de Sena, durante a noite de 14 para 15 de março de 1730, foram jogadas no chão 223 hóstias consagradas, por ladrões que roubaram o cibório de prata onde elas estavam. Dois dias depois, as Hóstias foram achadas em caixa de esmolas misturas com dinheiro. Elas foram limpadas e guardadas na Basílica de São Francisco; ninguém as consumiu; e logo o milagre aconteceu visto que com o passar do tempo as Hóstias  não se estragaram, o que é um grande milagre. A partir de 1914 foram feitos exames químicos que comprovaram pão em perfeito estado de conservação. 


8 – Milagre Eucarístico de Santarém – Portugal (1247) 

Aconteceu no dia 16 de fevereiro de 1247, em Santarém, 65 km ao norte de Lisboa. O milagre se deu com uma dona de casa, Euvira, casada com Pero Moniz, a qual sofrendo com a infidelidade do marido, decidiu consultar uma bruxa judia que morava perto da igreja da Graça. Esta bruxa prometeu-lhe resolver o problema se como pagamento recebesse uma Hóstia Consagrada. Para obter a Hóstia, a mulher fingiu-se de doente e enganou o padre da igreja de S. Estevão, que lhe deu a sagrada Comunhão num dia de semana. Assim que ela recebeu a Hóstia, sem o padre notar, colocou-a nas dobras do seu véu. De imediato a Hóstia começou a sangrar. Assustada, a mulher correu para casa na  Rua das Esteiras, perto da Igreja e escondeu o véu e a Hóstia numa arca de cedro onde guardava os linhos lavados. À noite o casal foi acordado com uma visão espetacular de Anjos em adoração à sagrada Hóstia sangrando. Varias investigações eclesiásticas foram feitas durante 750 anos. As realizadas em 1340 e 1612 provaram a sua autenticidade. Em 5 de abril de 1997, por decreto de D. Antonio Francisco Marques, Bispo de Santarém, a Igreja de S. Estevão, onde está a relíquia, foi elevada  a Santuário Eucarístico do Santíssimo Sangue.   


9 – Faverney, na França, em 1600  

O Milagre Eucarístico que aconteceu em Faverney, na França consistiu numa notável demonstração sobrenatural de superação da lei da gravidade. Faverney está localizado a 20 quilômetros de Vesoul, distante 68,7 quilômetros de Besançon.Um dos noviços chamado Hudelot, notou que o Ostensório que se encontrava junto Santíssimo Sacramento sobre o Altar, elevou-se e ficou suspenso no ar e que as chamas se inclinavam e não tocavam nele. Os Frades Capuchinhos de Vesoul também apressaram-se para observar e testemunhar o fenômeno. Embora os monges com a ajuda do povo, conseguiram apagar o incêndio que queria consumir toda a Igreja, o Milagre não cessou, o Ostensório com JESUS Sacramentado continuou flutuando no espaço.  


10 –  Em Stich, Alemanha, 1970 

Na região Bávara da Alemanha, junto à fronteira suíça, em 9 de junho de 1970, enquanto um padre visitante da Suíça estava celebrando uma Missa numa capela, uma série incomum de eventos aconteceu. Depois da Consagração, o celebrante notou que uma pequena mancha avermelhada começou a aparecer no corporal, no lugar onde o cálice tinha estado descansando. Desejando saber se o cálice tinha começado a vazar, o padre correu a mão dele debaixo do cálice, mas achou-o completamente seco. A esta altura, a mancha crescera, atingindo o tamanho de uma moeda de dez centavos. Depois de completar a Missa, o padre inspecionou todo o altar, mas não conseguiu encontrar qualquer coisa que pudesse ser remotamente a fonte da mancha avermelhada. Ele trancou o corporal que apresentava a mancha num local seguro, até que pudesse discutir o assunto com o pároco.

Prof. Felipe Aquinohttp://www.cleofas.com.br/
Disponível em: http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2008/05/22/10-milagres-eucaristicos/

Nota: A maioria das fotos que ilustram esta postagem nem sempre são dos milagres relatados abaixo das mesmas, pois, boa parte dos milagres, por terem sidos realizados alguns séculos atrás, não encontramos em nossa pesquisa registros fotográficos.

EUCARISTIA = JESUS.

Reflexão
Eucaristia = Jesus.

Ainda refletindo a passagem evangélica dos discípulos de Emáus (cf. Lc 24, 13-35), um pequeno trecho me chama atenção. Nele, Jesus após abençoar e partir o pão, os olhos dos discípulos abriram, O reconheceram e diante dos seus olhos, desapareceu (cf. v. 30s).

Para mim, os dois pequenos versículos nos revelam claramente a presença real de Jesus na Eucaristia. Diante dos nosso olhar limitado, vermos na Hóstia Consagrada apenas um pedaço fino de pão. Quando participamos da Santa Missa, no momento da Consagração, através do celebrante, Jesus repete o mesmo gesto feito em Emáus, ou seja, o pão deixa de ser pão e torna-se verdadeiramente Jesus.

Como se a passagem do Evangelho não fosse bastante para nos fazer crer nesta verdade de fé, Deus na sua infinita misericórdia e amor por nós, provou fisicamente que Ele é a Eucaristia, por sete vezes, nos milagres Eucarísticos, todos reconhecidos pela Igreja e comprovadamente cientificamente. Destaque para o Milagre ocorrido em Lanciano, onde após detalhados exames, os cientistas chegaram a conclusão que aquele pedaço de carne, trata-se de um tecido do coração. A ciência comprova o que a nossa fé nos ensina.

Portanto, não adoramos um pedaço de pão, muito menos comungamos um, simbolizando a Ceia do Senhor, como dizem e fazem os nossos irmãos afastados. Adoramos o próprio Deus Filho, que mesmo sem precisar provar nada para nós, já que fé é a certeza daquilo que os nossos olhos humanos não ver, fez questão de nos mostrar que a Eucaristia verdadeiramente é Ele.  

Peçamos a Deus que aumente a nossa fé e nos faça reconhecer a Sua presença na Hóstia Consagrada.         

Rick Pinheiro
Teólogo, professor de Ensino Religioso, acadêmico de Direito, catequista, assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude e membro do Grupo Teatral Apoteose, da Paróquia do Divino Espírito Santo, da Arquidiocese de Maceió.

DEUS VEM AO NOSSO ENCONTRO E CAMINHA CONOSCO.

Reflexão.
Deus vem ao nosso encontro e caminha conosco.
“Enquanto iam conversando e discorrendo entre si, o mesmo Jesus aproximou-se deles e caminhava com eles. Mas os olhos estavam-lhes como que vendados e não O reconheceram. (Lc 24, 15s).
Os discípulos estavam tristes, desanimados, decepcionados. Jesus não os deixou caminhando sozinhos e foi ao encontro deles, caminhando ao seu lado. Mas, estavam tão dominados pelos sentimentos negativos que simplesmente não O reconheceram. Este relato evangélico não lembra alguns momentos de nossa própria vida?  Com certeza, que sim.
Na nossa caminhada diária pelas estradas da vida, diante das dificuldades e sofrimentos que nos surgem, somos logos abatidos e cegamos para a presença de Deus, caminhando ao nosso lado. Inúmeras coisas nos cegam para reconhecemos esta verdade. Precisamos nos livrar de tudo aquilo que nos impede de crer que Deus vem sempre ao nosso encontro, caminha conosco e jamais nos abandona.
Eu sei quais são as traves que me cegam e impedem de sentir e reconhecer a presença de Deus em minha vida. Você, com certeza, sabem quais são as suas. Portanto, retiremos de nossa vida, todas estas traves que nos cegam a esta belíssima verdade: Deus vem ao nosso encontro e caminha conosco. Através da participação na Santa Missa Dominical, e diariamente a prática da  oração, adoração, leitura e vivência da Palavra, conseguiremos reconhecer e sentir a presença de Deus em nossa vida.
Rick Pinheiro
Teólogo, professor de Ensino Religioso, acadêmico de Direito, catequista, assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude e membro do Grupo Teatral Apoteose, da Paróquia do Divino Espírito Santo, da Arquidiocese de Maceió.

domingo, 24 de abril de 2011

FELIZ PÁSCOA!

FELIZ PÁSCOA!


Lembre-se:
“Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!” (II Coríntios 5, 17).


Rick Pinheiro.

ÍNDICE DAS POSTAGENS ANTERIORES. - PARTE FINAL.


ÍNDICE DAS POSTAGENS ANTERIORES -
PARTE FINAL.

Janeiro/Abril  2011:

3. EXEMPLAR EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE.

4. CONFRATERNIZAÇÃO MISSIONÁRIA.

5. LOUVOR TRIPLO A DEUS.

6. NOSSA FÉ DIANTE DAS TEMPESTADES DA VIDA.

7. ABSURDO LAMENTÁVEL: PADRE SEM NOÇÃO PROMOVE À BEBI...

8. UMA IMAGEM COMOVENTE: A LEALDADE DE UM CACHORRO.

9. AS POUCAS, MAS VALIOSAS, VANTAGENS DE UM APAGÃO.

10. FALTA DE UNIDADE DOS CRISTÃOS: UMA GRAVE OFENSA A ...

11. JOIO NO MEIO DO TRIGO CATÓLICO.

12. O PODER CORROMPE?

13. OBSERVE ATENTAMENTE E REFLITA.

14. JUVENTUDE DE PORTO CALVO EM TEMPO DE CONVERSÃO.

15. LIXO OU IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS?

16. MISSÃO PJOTEIRA EM PLENO CARNAVAL.

17. ALENCAR, UM GUERREIRO DE DEUS.

18. FAMÍLIA ABENÇOADA É AGRACIADA COM MAIS UM FILHO.

19. CADÊ A MISERICÓRDIA DIVINA?

20. A PALAVRA DE DEUS É IMUTÁVEL.

21. RELATIVIZAÇÃO DOS VALORES CRISTÃOS.

22. INFERNO NO SHOPING POR CAUSA DO PE. MARCELO ROSSI....

23. DIREITO, RELIGIÃO, HOMOSSEXUALISMO [2]

24. APRENDENDO COM JOVENS UNIDOS PELA FÉ, EM CHÃ PRETA...

25. A IMPORTÂNCIA DO MINISTÉRIO DE ACOMPANHAMENTO.

26. SEMANA SANTA NÃO É FERIADÃO.

27. DICAS PARA ENTRAR NO CLIMA DA SEMANA SANTA.

28. VIA-SACRA ENCENADA PELA JUVENTUDE DA PARÓQUIA DO D...

29. A CADA EXIBIÇÃO, UMA NOVA E INESQUECÍVEL EXPERIÊNC...

30. MUITO MAIS QUE UM FILME, UMA OBRA DIVINA.

31. MINHA PRIMEIRA SESSÃO DE A PAIXÃO DE CRISTO.

32. UM OLHAR, UMA CONVERSÃO.

33. PAIXÃO DE CRISTO, EM RIACHO DOCE.

34. JESUS EM FILMES.

35. UMA IMAGEM, UMA REFLEXÃO.

36. ESTAMOS CRUCIFICANDO, DE NOVO, O NOSSO SENHOR.

37. CREMOS NO CRISTO VIVO.


BLOG EVANGELIZA JUVENTUDE (http://www.evangelizajuventude.blogspot.com/):
2. PAI AMOROSO

3. CRISTIANISMO E ESPIRITISMO: UMA MISTURA QUE NÃO DA...

4. O ATAQUE VIOLENTO A FAMÍLIA E AOS VALORES CRISTÃOS...

5. SEMANA SANTA NÃO É FERIADÃO.

6. DICAS PARA ENTRAR NO CLIMA DA SEMANA SANTA.

7. A IMPORTÂNCIA DO TEATRO CRISTÃO NA SEMANA SANTA.

8. DICAS IMPORTANTES PARA APRESENTAÇÕES TEATRAIS NA SEMANA SANTA

9. MEU JEJUM QUARESMAL.

10. CUIDADO COM AS CILADAS DO INIMIGO

11. DICA DE FILME: MANDELA: A LUTA PELA LIBERDADE.

12. A IMBECILIDADE DE BRIGAR POR CAUSA DE UM TIME.

13. E TEM GENTE QUE AINDA NÃO ACREDITA EM DEUS E EM SE...

14. ESCUTA JUVENTUDE! DEUS ESTÁ NOS FALANDO!

15. MINISTÉRIO DE ASSESSORIA

ÍNDICE DAS POSTAGENS ANTERIORES - PARTE 3.


ÍNDICE DAS POSTAGENS ANTERIORES.
BLOG DO RICK PINHEIRO (http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/):
Parte 3: Setembro/Dezembro 2010:





6. ENDEUSAMENTO MIDIÁTICO.


7. E AINDA DIZEM QUE NÓS É QUE SOMOS IDÓLATRAS


8. SOMOS CRISTÃOS DE VERDADE?


9. ALGO PARA NÓS, CATÓLICOS, NOS ENVERGONHAMOS E CRIA...


10. AINDA NÃO APRENDEMOS COM JESUS A FALAR E A FAZER P...


11. POINT DE ENCONTRO DOS INTERNAUTAS CRISTÃOS.


12. SÃO COSME E SÃO DAMIÃO.


13. CARTA ABERTA A TODOS OS BRASILEIROS, CRISTÃOS, HO...


14. CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JOVENS...


15. O MAU EXEMPLO DOS PAIS.


16. O BOM EXEMPLO DOS FILHOS.


17. TERÇO DE SÃO BENTO EM PLENA SANTA MISSA.


18. AFINAL, POR QUÊ VAMOS A IGREJA?


19. VOCÊ TEM FÉ?


20. RECONHECER QUE SOMOS SERVOS.


21. VITÓRIA CATÓLICA.


22. VITÓRIA DOS CRISTÃOS: 1ª BATALHA.


23. GABRIEL CHALITA: TRAIDOR DA FÉ CATÓLICA


24. OS MAUS AGRADECIDOS.


25. REFORÇO APOTEÓTICO NA EVANGELIZAÇÃO.


26. SERÁ QUE UM CRISTÃO DE VERDADE AGIRIA COMO ELA?


27. OUTRO TRAIDOR DA FÉ CRISTÃ.


28. UM PROFETA DOS NOSSOS TEMPOS.


29. UM DIABO DOS NOSSOS DIAS.


30. EU E NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.


31. NOSSA SENHORA DE FÁTIMA EM FILMES.


32. MAIS UM MILAGRE NO DIA 13 DE OUTUBRO.


33. DILMA ACREDITA EM DEUS? ELA MESMO RESPONDE.


34. OUTRO PROFETA DOS NOSSOS DIAS.


35. PETISTAS PERSEGUEM IMPIEDOSAMENTE UM PROFETA.


36. DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO TERMINA EM PIZZA.


37. "CATECISMO" ESPÍRITA DE VINTE MILHÕES DE REAIS.


38. INCOERÊNCIAS E VERDADES NO FILME NOSSO LAR.


39. A PREGUIÇA NOSSA DE CADA DIA.


40. VITÓRIA DA DILMA = DERROTA DOS CRISTÃOS?


41. COMO É GOSTOSO SERVIR A DEUS.

A partir daqui, as postagens também estão disponíveis no recém desativado blog  Rick Missionário PJ(http://gentedefe.com/rickpinheiropjarqmaceio/).

43. JUVENTUDE DE NOSSA SENHORA TOMA CONTA DAS RUAS DE ...

44. VITÓRIA E LAÍSSA: DUAS EXEMPLARES MENINAS DE DEUS....

45. SANTAS MISSÕES POPULARES: ATUAL MANIFESTAÇÃO E CLA...

46. O EXEMPLO DE FÉ DA IDOSA DE BEBEDOURO.

47. VALORIZAR TAMBÉM A PRATA DA CASA.

48. NOTA DE REPÚDIO À TV CANÇÃO NOVA.

49. NOSSA VIDA É UMA MISSÃO.

50. I JOVEM MIX.

51. EU ATESTO: DEUS ESTÁ CONOSCO!!!

52. 400 ANOS DE EVANGELIZAÇÃO EM ALAGOAS.

53. SEMANA MISSIONÁRIA, SEMANA DE BÊNÇÃOS E APRENDIZAD...

54. DE VOLTA AO TEATRO EVANGELIZADOR.

55. MINISTÉRIO DE ASSESSORIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES.

56. PARA REFLETIR: SERÁ QUE DE FATO, VIVER PARA MIM É ...

57. USANDO E MULTIPLICANDO OS TALENTOS DADOS POR DEUS....

58. UMA LINDA HISTÓRIA!!! LEIAM E MEDITEM!!!!

59. ESTOU OUVINDO A VOZ DE DEUS?

60. UM CONVITE ESPECIAL À SOLIDARIEDADE.

61. TEATRO E SOLIDARIEDADE: UMA EXCELENTE IDEIA.

62. TEATRO EVANGELIZADOR NO CRM.

63. UM FILME EMOCIONANTE E REPLETO DE VALORES.

64. CATÓLICOS, VAMOS AO CINEMA!!!!

65. REFLEXÕES NA NOITE DE NATAL.

66. MAIS UMA MISSÃO CUMPRIDA! QUE VENHA A PRÓXIMA!

67. HISTÓRIA DO NATAL DIGITAL

68. NÃO ALIMENTEMOS SENTIMENTOS NEGATIVOS!

CONTINUA NAS POSTAGENS ACIMA...