sábado, 16 de janeiro de 2021

PEQUENOS SENTIMENTOS AUTODESTRUTIVOS.

A pouco mais de um ano passei junto com minha família por uma situação digna de filmes de terror de casa mal assombrada. Do nada, o fornecimento de energia começou a oscilar. A princípio achávamos que era um defeito geral e que estava acontecendo o mesmo com os vizinhos. Para a nossa surpresa, o fenômeno só estava acontecendo em nossa casa, e o mesmo piorou, se tornando mais frequente e forte a ponto de queimar alguns eletrodomésticos. Quando isso ocorreu, tivemos que chamar a empresa fornecedora de energia, que custou a chegar, mas, quando finalmente deu ar da sua graça, revelou que o problema foi ocasionado por uma minúscula peça defeituosa no poste. Quando o funcionário da empresa me mostrou a peça, me impressionou e me fez questionar o quanto uma pecinha tão pequena podia causar tanto danos.

Na mesma época, começou a ser anunciado nos noticiários, de forma bastante tímida, o surgimento de um vírus numa província chinesa. Quem diria que algo tão minúsculo, invisível aos nossos olhos, poderia causar uma pandemia de nível inimaginável, que está levando muitas pessoas no mundo inteiro, pais, filhos, amigos, colegas, vizinhos, conhecidos de alguém. Com certeza, a essa altura da pandemia,, todos nós já perdeu pelo menos um desses. Um vírus minúsculo, invisível aos nossos olhos, causando dor, sofrimento, morte, em número astronomicamente em pessoas do mundo inteiro.

A peça defeituosa no poste e o vírus vindo do outro lado do mundo têm em comum, obviamente, resguardada as devidas proporções, o fato de serem minúsculos em tamanhos, mas, causadores de grandes males. Ambos nos ensinam o cuidado que devemos ao máximo evitar de criar em nós sentimentos negativos em relação as outras pessoas. 

Somos humanos e temos sentimentos. É comum no decorrer da nossa vida temos antipatia por alguém, e por consequência, criarmos em nós ranço, rancor e até ódio. E isso é aumentado a enésima potência na realidade caótica em que vivemos, numa polarização que gera um ridículo maniqueísmo, onde basta alguém pensar diferente, ter uma ideologia ou crença contrária, se torna para o outro lado um inimigo ferrenho, alguém que tem que ser automaticamente combatido, eliminado, o tal do cancelado. Quantas famílias separadas, quantas amizades de décadas desfeitas, simplesmente, pelo simples fato de não aceitarmos o diferente e por tabela, acabamos criando pequenos sentimentos negativos que na verdade estão nos autodestruindo como seres humanos, único ser racional e imagem e semelhança de Deus.

Mesmo que não cortemos os laços familiares e de amizade, os sentimentos negativos, por mais que sejam minúsculos, quando criados se instalam em nós como ervas daninhas, e passam a nos autodestruir. O outro pode passar a vida toda sem saber do nosso rancor e raivinha por ele, mas, em nós eles vão tirando nosso sono, crescendo, podendo criar em nós atos como intolerância, que por tabela, podem nos levar a outros ainda mais danosos, que podem decorrer em violência. Por isso mesmo, devemos ao máximo nos autopoliciar e evitar ao máximos esses minúsculos sentimentos em nós. E quando eles surgirem, possamos ter a coragem e a força de vontade em arrancá-los, eliminando o mal pela raiz.

FRASES:




Rick Pinheiro.
Evitando ao máximo criar pequenos sentimentos negativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário