segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

MALHAÇÃO MENTAL E ESPIRITUAL.

Ah, o verão! Estação do calor, onde a grande maioria de nós queremos pegar uma boa praia. Tempo também em que lembramos de cuidar do corpo e corremos para a academia, mesmo que boa parte de nós vamos apenas por motivos estéticos para exibimos nossos corpos sarados na praia. Independente disso e da estação do ano, todos temos o consenso que precisamos cuidar da saúde corporal. E até mesmo o mais relaxado, com pandemia veio também o alerta para esse cuidado. Assim como o corpo, nossa mente e nossa fé precisam também ser cuidados e mantidos em ordem.

A nossa mente não para. Até quando dormimos ele está trabalhando. Para exercitá-la é necessário a leitura constante. Criamos o gosto pela leitura na infância. Particularmente, quando criança lia gibis aos montes, dos mais variados gostos e gêneros. Na minha coleção tinha  Turma da Mônica, Personagens da Disney, Heróis da Marvel e da DC. Com o passar do tempo, por incentivo dos professores que tive, passamos a ler livros de ficção, de uma série chamada Vaga Lume. Eram livros simples, para crianças e adolescentes, com muita aventura, ação e suspense. Se eu não me engano, esta coleção ainda existe, mas sem a mesma força, já que a geração de hoje prefere a internet aos livros. Criei um gosto tão grande pela leitura, que hoje leio, no mínimo, de dois a três livros por mês, dos mais variados gêneros: ficção, religiosos, teológicos e jurídicos. 

Evidente que passei o meu tempo sem malhar a mente, sem ler um livro sequer, e percebi que foram nestes momentos que me tornei mais lento e preguiçoso, prejudicando meus estudos, minha profissão e até mesmo a missão que Deus me confiou. Por tudo isso, afirmo, por experiência própria, que precisamos malhar a nossa mente sempre, todos os dias. Mesmo quando estamos de férias dos estudos e trabalho, se faz necessário fazemos a leitura de algo mais leve, de preferência uma obra ficcional. Mas jamais o hábito da leitura deve ser deixado de lado.

Assim como o nosso corpo e a nossa mente, precisamos também malhar a nossa espiritualidade. Nossa fé, precisa e deve ser alimentada todos os dias, do contrário, nos desanimaremos e nos afastamos de Deus na primeira dificuldade. Temos como "halteres" para a nossa malhação espiritual, a oração diária, a leitura e vivência da Palavra de Deus, a participação na Santa Missa (no caso dos católicos) e dos cultos (no caso dos evangélicos), a busca constante dos sacramentos da reconciliação e comunhão, onde recebemos o próprio Cristo, e a leitura de documentos da Igreja, testemunhos e escritos de autores cristãos. É fundamental que cuidemos das três saúdes. Não uma mais que a outra, mas, de forma igualmente. 

Rick Pinheiro.
Precisando urgentemente malhar o corpo, a mente e a fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário