segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

ORAR E AGIR PELO PRÓXIMO.

Na última quinta-feira fomos surpreendidos com as notícias vindas de Manaus da falta de oxigênio nos hospitais locais. Um fato que só demonstra o descaso e a desumanidade que os governantes tratam o povo. Mas, esses mesmo fatos despertam em nós a solidariedade e amor ao próximo. No meio desse caos onde irmãos nossos estavam perdendo a vida pela falta do vital, anônimos e figuras públicas, como o humorista Whindersson Nunes, sentiram a dor alheia e tomaram iniciativas de não ficar de braços cruzados. Por outro lado, lamentável atitudes de alguns que se dizem cristãos, das mais diversas denominações, ao serem questionados se sua igreja iria ajudar nossos irmãos amazonenses, simplesmente disseram que já estavam orando. É inegável que orações são bem-vindas, e quando realmente são feitas com fé, nosso Deus age e demonstra que não é a toa que Ele é o Senhor do impossível. Mas, também, Ele age através de nós, sobretudo quando agirmos.

Evidente que a maior parte de nós brasileiros mal conseguimos o suficiente para nos mantermos e a nossa família. E por isso mesmo, resta-nos apenas orarmos pelo nosso próximo em dificuldade. O que me refiro é sobre usar a oração como desculpa esfarrapada para não agirmos quando temos as condições. Uma igreja, independente de qual denominação, tem suas despesas, isso é inegável. Porém, também é inegável que, lamentavelmente, algumas igrejas são apenas meio de enriquecimento dos seus líderes. E são justamente esses que, quando ocorrem oportunidades para colocar em prática a solidariedade cristã, usam a oração como desculpa para não ajudar o próximo. Esquecem e não fazem jus ao que "Todo sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens" (Hebreus 5, 1a). Acredito que o líder cristão que não faz jus a esse pequeno trecho, realmente não foi escolhido por Deus e trata-se de um falso profeta, afinal, Deus é perfeito, logo, Ele não erra.

Mas, a solidariedade não é limitada apenas aos líderes, mas, a todos nós que professamos a fé em Cristo, independente da placa da Igreja ao qual fazemos parte. Todos nós, conforme a disponibilidade, podemos ajudar o próximo. Se não temos dinheiro para comprar e enviar cilindros de oxigênio a Manaus, vamos fazer o nosso mínimo com pequenos gestos. Nesse tempo de pandemia, sigamos as normas de uso de máscaras, distanciamento social, pequenas atitudes, que podem causar até um desconforto, mas, o suficiente para nos protegemos e também as outras pessoas. Lembremos que a palavra oração une dois verbos, orar e agir. Por isso mesmo, façamos a nossa parte. 

Rick Pinheiro.
Teólogo, buscando sempre orar e agir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário