segunda-feira, 6 de abril de 2015

AJOELHEMOS! LEVANTEMOS!

Na cerimônia da Sexta-Feira Santa ocorre o momento da Oração Universal, com nove preces no total. A cada uma dela, o diácono diz "ajoelhemos" e depois de um breve instante, diz "levantemos". Mais do que um belíssimo momento da emocionante celebração da Paixão do Senhor, essas duas palavras resumem muito bem como devemos encarar os desafios da vida. Viver é um desafio, e durante todos os dias passamos por provações, tribulações e tentações. Para suportamos, portante, é necessário todos os dias, ajoelharmos e levantarmos. 

Ajoelhamos para pedir humildemente a Deus o seu perdão misericordioso, e também que nos dê forças e sabedoria para encararmos diariamente este grande desafio que é viver, sobretudo, na nossa busca diária de viver segundo a sua vontade, algo que nem sempre conseguirmos mediante nossa fraqueza humana.  A oração é o nosso combustível e essencial para nossa vida. É ela que nos fortalece para encararmos todos os nossos desafios. Quando colocarmos os joelhos no chão e oramos, além de reconhecermos que somos fracos e sem Deus nada somos, também fazemos o nosso pit-stop no meio da correria diária. Deus, como Pai amoroso que é, quer nos ouvir, mesmo sabendo de tudo que nos acontece, quais são as nossas necessidades e aflições. Mas, também quer nos falar, e um dos meios que Ele nos fala é através a oração. Nos ensina o salmista: "Ó, vinde, adoremos e prostemo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou" (Salmo 95, 6). Portanto, não deixemos de nos colocar de joelhos diante do nosso Pai.

Após colocarmos os nossos joelhos no chão, chega a hora de levantarmos e encaramos todos os desafios. Não é fácil, cada um sabe a cruz que carrega, mas, não estamos sós. Deus é um Pai amoroso que jamais abandona nenhum dos seus filhos, o Bom Pastor que deixa as 99 ovelhas que estão bem e corre atrás daquela que se perdeu, o Pai que espera ansiosamente todos os dias pela volta do filho pródigo. Então, levantemos e fortalecidos por Deus através da oração sigamos em frente. Levantemos também do nosso comodismo, do nosso conformismo, da nossa preguiça cotidiana, das nossas omissões, da nossa situação de pecado. 

Ajoelhemos! Levantemos! Este é o segredo de sermos vitoriosos nas batalhas que enfrentamos no nosso dia-a-dia. Isto é viver bem! 

Rick Pinheiro.
Teólogo, bacharel em Direito, professor da rede estadual de educação, todos os dias, ajoelhando e levantando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário