sábado, 5 de julho de 2014

IGREJA: UM SÓ POVO DE DEUS.

"Não formem mais do que uma só nação, que não possuam mais do que um rei.
Eles serão o Meu povo, e Eu serei o seu Deus.
Não terão todos senão um só pastor; obedecerão aos Meus mandamentos, observarão as Minhas leis e as porão em prática.". (Ezequiel 37, 22b. 23c. 24bc).

Ao me deparar com esta passagem, me veio logo em mente as dificuldades que temos em viver a unidade dentro da Igreja.

A Igreja é uma. Pastorais, movimentos, serviços, comunidades de vida existem aos milhares. Esta é a grande riqueza da nossa Igreja: a diversidade de dons e carismas. Deus nos proporciona a escolhemos como servi-Lo, de acordo com os talentos que o Espírito Santo nos concedeu desde dos nosso batismo. (cf. Mt 25, 14-30 &  I Cor 12, 4-30).

Infelizmente, muitos membros acham que apenas os seus grupinhos são Igreja e que o Espírito Santo age exclusivamente neles. Não somos donos do Espírito Santo. Ele age onde quando quer. Somos movidos por Ele e não Ele por nós.

Me entristece ver as atitudes egoístas e isoladas de alguns membros das pastorais, movimentos, serviços e comunindades de vida. Como me revoltou em saber na semana passada, que uma conhecidíssima Comunidade de Vida, que atua numa Paróquia da nossa Arquidiocese, que simplesmente barrou o grupo de jovem da mesma Paróquia de realizar uma campanha de arrecadação de donativos aos desabrigados. Será que estas pessoas que se dizem cristãos, além de se acharem donos do Espírito Santo, querem também exclusividade nos atos concretos de amor ao próximo? Fala sério, né?

São atitudes ridículas e anti-cristãs de imbecis diabólicos, muitos, infelizmente, líderes nos seus grupinhos, nos impede de sermos verdadeiramente Igreja. Isso acontece porque a Igreja, mesmo sendo uma instituição Divina, é formada por homens. "A Igreja seria mais santa se fossemos mais santos", disse inspiradamente Mons. Pedro Teixeira, na homilia de ontem na Igreja de São Lucas.

Particularmente, penso e rezo bastante para pessoas assim deixem de ser pseudo-católicos, mudem de pensamento e atitude, e passem a agir como verdadeiros católicos. Do contrário, acho melhor que busquem o Budismo ou outra crença individualista, pois Cristianismo é religão comunitária. Atitudes mesquinhas e diabólicas como a citada acima não combina com a Igreja que o próprio Cristo fundou.

Encerro o meu comentário com uma frase que me enviaram uma vez, que eu uso no meu orkut: "A igreja católica é um todo e não só um movimento!". Portanto, vamos vestir por cima das blusas dos nossos grupinhos a camisa da Igreja Católica Apostólica Romana.

Rick Pinheiro.
Teólogo, professor de Ensino Religioso e Filosofia da Rede Pública do Estado de Alagoas, Bacharel em Direito e catequista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário