sábado, 5 de julho de 2014

FÉRIAS ESPIRITUAL

Uma das coisas que eu aprendi nesses meus poucos anos de caminhada na Igreja, e continuo aprendendo, é que não devemos tirar férias da nossa espiritualidade e vida de oração. Precisamos sim, descansar o corpo e a mente, pois somos Igreja mas também somos humanos. Férias do corpo e  da mente sim, mas jamais devemos dar férias a nossa espiritualidade.

Recentemente, estou saindo de um momento que os Santos  chamam de Aridez Espiritual, ou seja, é quando estamos tão desanimados na nossa fé que não sentimos a presença de Deus e nem ouvimos a Sua voz. Nos sentirmos sós e até duvidamos da Sua existência. Acredito que isso acontece conosco, porque fraquejamos na nossa oração e nos primeiros problemas, já queremos "chutar o pau da barraca" e desistir de tudo.

A nossa espiritualidade, assim como o nosso corpo, deve ser alimentada diariamente. A oração pessoal é o alimento mais sólido. Se não tivermos a prática de ter uma oração diária, de tirar alguns minutos do nosso dia para rezarmos o terço, visitar Jesus Eucarístico no Sacrário e outras práticas de oração, nossa espiritualidade adoece, correndo o risco de a matamos, e nos tornamos frios e indiferentes para Deus.

Outro alimento sólido fundamental é a participação na Santa Missa Dominical e nos dias santos que a Igreja nos ensina. Sem o alimento do Pão da Palavra de Deus e dEle próprio que se faz Pão vivo para habitar entre nós, não iremos perseverar por muito tempo na caminhada de Povo de Deus e pularemos fora na primeira tribulação.

Outro alimento salutar para mantermos firme e forte a nossa espiritualidade é a Leitura Orante da Palavra de Deus. A Bíblia não é apenas para servir de enfeite das nossas casas, nem muito menos para apenas protestantes usar. Católico que é verdadeiramente católico precisa se alimentar diariamente da Palavra de Deus. Nossa Igreja como Mãe que é, nos oferece a Liturgia da Palavra diariamente, para que possamos nos alimentar da Palavra de Deus e colocá-La em prática em nossas vidas.

Por fim, existem vários outros alimentos salutares para a nossa espiritualidade: leitura de vida e escritos dos santos, livros católicos, sobretudo, o nosso Catecismo e suas várias versões resumidas, músicas católicas, entre outras formas. Deus nos oferece milhões de formas para alimentamos a nossa vida de oração diária. Sendo assim, cada um de nós tem aquela (s) que combina com o nosso jeito de ser e de viver.


O importante é temos consciência disso. Mesmo de férias no corpo e da mente, jamais devemos nos descuidar da nossa espiritualidade, da nossa vida de oração. Deus não tira férias de nós, portanto, não tiremos férias dEle.

Rick Pinheiro.
Teólogo, professor de Ensino Religioso e Filosofia da Rede Pública do Estado de Alagoas, Bacharel em Direito e catequista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário