sexta-feira, 14 de outubro de 2011

CONHECENDO AINDA MAIS SÃO PAULO APÓSTOLO.

Livros.
Conhecendo ainda mais São Paulo Apóstolo.

Sem sombra de dúvida um dos apóstolos que desperta mais atenção e devoção é São Paulo. Quem deseja conhecer ainda mais sobre este importante apóstolo que seguiu fielmente á risca a última ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo de pregar o Evangelho a toda criatura, não deve deixar de adquirir e ler o Paulo Apóstolo, Um Trabalhador que Anuncia o Evangelho, do Frei Carlos Mesters, da Paulus.

O autor, ao qual tive a graça de  conhecer a cerca de dois anos quando esteve aqui em Maceió para fazer um cuso sobre São Paulo, nos apresenta de forma simples, mas com riqueza impressionante de detalhes, a vida e obra deste santo apóstolo tão querido pelo povo de Deus que se encontra na Igreja Católica, desmitificando alguns mitos e lendas sobre ele, como a famosa  falsa acusação que  o Apóstolo era machista.

Em síntese, outro livro imperdível para ser lido e relido por todo cristão, logo, não pode faltar na sua estante pessoal, muito menos de seu grupo ou pastoral.

Rick Pinheiro.
Indicando um excelente livro para melhor compreensão de São Paulo Apóstolo.

HISTÓRIA SAGRADA EM RESUMO.

Livros.
História Sagrada em resumo.

Que tal conhecer a história de salvação, da criação do mundo até um importante fato contemporâneo da nossa Igreja, num só livro? É o que nos proporciona o inspiradíssimo Frei Bruno Heuser, ofm, em sua interessante obra História Sagrada do Antigo e do Novo Testamento, da Editora Vozes.

De forma suscinta, mas sem fugir da fidelidade à Palavra de Deus, o autor nos apresenta toda Historia sagrada, do Gênesis ao Apocalpse, e de quebra, ainda nos presentear como os fatos dos períodos pós-Escrituras Sagradas (a edição que eu tenho, a 65ª, de 2003, vai até o Concílio Vaticano II, não sei se as edições recentes foram acrescentados mais fatos depois deste importante marco da nossa Igreja.).
Em síntese, outro livro imperdível para a nossa biblioteca, pessoal e do nosso grupo, que nos ajuda a compreender ainda mais a nossa  fé, servindo de importante auxílio para a melhor compreensão da Palavra Deus, Esta sim, de leitura obrigatória  e fundamental para todos nós.

Rick Pinheiro.
Dando mais uma dica de um ótimo livro para a melhor compreensão de nossa fé.

UMA COLEÇÃO PARA APROFUNDAR O ENTENDIMENTO DE PALAVRA DE DEUS.

Livros.
Uma coleção para aprofundar o entendimento da Palavra de Deus.


Muita gente reclama que a Bíblia é muito complicada, com alguns livros contendo linguagem obscura e passagens difíceis de compreender. Mas, a Palava de Deus não é este poço de mistério que muitos acreditam. Muito pelo contrário, é de fácil e agradável leitura, principalmente quando descobrimos todo o contexto que cada autor sagrado estava vivenciando quando inspirado pelo Espírito Santo escreveu cada Livro. A minha dica é a excelente coleção Como Ler a Bíblia, lançada algumas décadas atrás pela Editora Paulus, e que até hoje continua sendo editada e atualizada.

Cada livro da coleção fala de um respectivo Livro Sagrado, com linguagem clara e objetiva, sem deixar de ser fiel ao significado real de cada um. O preço e a quantidade de página, depende de cada Livro Sagrado estudado, assimo como o preço de cada livro, variando entre R$ 5,00 e R$ 22,00.  Você pode adquirir em qualquer boa livraria católica em especial, nas Paulinas e na Paulus, e também pelos sites destas editoras/livrarias.

Em síntese, uma coleção de livros imperdível, que vale a pena investir e ter na sua biblioteca, afinal, é fundamental conhecemos sempre mais o recado de Deus para todos nós através de Sua Palavra Viva.

Rick Pinheiro.
Dando dica de uma importantíssima e imperdível coleção de ótimos livros.

LUTO POR FABRÍCIO.


É com pesar que recebi ontem, minutos antes de iniciar o nosso encontro semanal no curso de reciclagem, o falecimento do jovem Fabrício, de apenas 25 anos, mais um jovem, com um futuro brilhante pela frente vítima de motoristas irresponsáveis que acham que nossas ruas e avenidas são pistas de racha, que sempre acaba tirando  vidas de inocentes que simplemente estão rumando para os seus lares.

Com uma humildade e timidez que o caracterizavam, Fabrício sempre estava pronto a servir Deus na sua Igreja, durante os anos que participou da nossa Paróquia do Divino Espírito Santo. O conheci  quando o mesmo tinha por volta de quartoze anos e tive a graça de ser um dos seus catequistas de crisma e de servir ao lado dele, no nosso Grupo Teatral Cristo Rei. Recordo-me com bastante saudades que, por sua aparência jovial, sempre o escaravámos para fazer o apostólo São João, nas apresentações da Semana Santa, em especial, a Missa da Ceia do Senhor, na semana santa.

Enlutado e unido na dor da perda da família e dos amigos, dedico esta postagem e todas as minhas orações ao nosso irmãozinho Fabrício, que com certeza está acolhido bem nos braços do Pai em Seu Reino e também aos familiares e amigos, que sofrem com a dor da saudades, rogo a Deus que console a todos neste momento tão difícil.

Rick Pinheiro.
Enlutado pela perda precoce de mais um amigo de forma violenta.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

REDES SOCIAIS: IMPORTANTES INSTRUMENTOS E AMPLOS CAMPOS DE EVANGELIZAÇÃO.

Reflexão.
Redes sociais: Importantes intrumentos e amplos campos de evangelização.

Uma coisa é certa: as redes sociais na internet vieram para ficar. Assim como os demais meios de comunicação que dispomos, devem ser utilizadas por nós cristãos, de forma sadia e para aproveitarmos para evangelizar, anunciando Jesus, Caminho, Verdade e Vida, e Seu plano de amor para todos nós. Evidente que é necessário saber usar, evitando o fanatismo que só afasta as pessoas, lembrando sempre que, por sermos cristãos, não somos melhores, muito menos superiores a ninguém, somos apenas diferentes, o Sal da Terra e Luz do Mundo, que tanto Deus deseja que sejamos.

Entre as redes sociais, a que vem mais crescendo, atraindo milhões e até bilhões de pessoas todos os dias, é o Facebook, graças a sua praticidade e vários recursos modernos, cada vez mais interessantes e atrativos. Particularmente, esta rede social vem me ajudando e muito, a matar saudades dos antigos amigos e parceiros de missões de longas datas, como a me manter conectado, quase todos os dias, com meus irmãos do Grupo Teatral Apoteose, que pessoalmente, nos encontramos praticamente apenas aos domingos, em nossas reuniões semanais. Estamos, assim, com gestos simples como debater ideias para as nossas apresentações, escalando elenco e agendando ensaios, entre outros, mantendo viva a chama da amizade e persaverança do nosso grupo, mesmo que estejamos distantes tanto fisicamente, como de horários.

O Facebbok, assim como as demais redes sociais, são importantes instrumentos de evangelização, mas, também amplos campos de missões, já que mantemos contato com milhares de pesssoas do mundo inteiro e tudo que escrevemos, são lidas por elas. Então, vamos aproveitar para, ao invés de falar bobagens e até ofender a Deus e aos nossos irmãos, falar de Deus, Sua Igreja e Seu amor por todos nós. Não sabemos como Deus age, mas, pode ser uma pequena palavra que escrevemos numa rede social, um importantíssimo recado de Deus para alguém que sequer temos intimidade.

Jesus nos pede para irmos pelo mundo, anunciando o Evangelho a todos, se necessário, subamos em cima dos telhados para todos ouvirem a Boa Nova.  Alguém conhece outro meio mas eficaz, para  atingir um máximo que pessoa, que a internet? Eu mesmo não. Portanto, façamos da internet, em especial as redes sociais que participamos não apenas um mero meio de comunicação, mas também mais um instrumento para evangelizarmos e também um espaço para semeamos a Sua Boa Nova.

Rick Pinheiro.
Buscando sempre utilizando a internet, à serviço da evangelização.

JUSTIÇA INFALÍVEL.

Reflexão.
Justiça infaflível.

Alguns meses atrás, recebi numa tarde de domingo um telefonema de uma conhecida, que aos prantos, desabafava todos os problemas decorrentes de uma complicada crise financeira que ela e a família estavam passando. No meio da conversa, por repertidas vezes, ela dizia que tudo aquilo que estava passando era castigo de Deus, por ela, alguns anos atrás, ter sido infiel ao marido, algo, aliás, perdoado pelo mesmo e, principalmente, por Deus, já que a mesma se arrependeu do ato cometido e procurou o sacerdote de sua Paróquia,  recebendo a absolvição de Deus, no sacramento da reconciliação.

Tentando ajudá-la, expliquei que todo pecado arrependido e confessado, é perdoado por Deus, e me aprofundando mais na conversa conseguir convencê-la que a crise financeira não era um castigo Divino por sua infidelidade conjugal, mas, em decorrência dos gastos excessivos e descontrolados com coisas desnecessárias, algo que ela mesmo admitiu no decorrer de nossa conversa por telefone.

No domingo passado, lembrei-me deste fato e fui inspirado a escrever esta postagem para dizer que Deus não é o castigador, como muitos acreditam e pregam por aí, mas um Pai Bondoso e Misericordioso, que respeita a nossa liberdade, mesmo que na maioria das vezes a usemos para fazer o mal, assim, agindo contra a Sua vontade de amor para todos nós. Como todos sabem, toda ação tem uma reação, logo, não é Deus que nos castiga por determinado pecado mas somos nós mesmo que nos castigamos, pois o mal que fazemos a outra pessoa, cedo ou tarde, retorna para nós. Não maior, nem menor, mas na mesma proporção. Assim também, o bem que fazemos retorna para nós, na mesma proporção, nem mais, nem menos. Assim, como o bem que fazemos, também retorna para nós.

Logo, a Justiça Divina que ao contrário da justiça humana repleta de defesas, recursos e tanto instrumentos jurídicos para protelar uma causa, é simples, direta e infalível. Não tem apelação, embargos ou qualquer outro meio de defesa. Fez o bem, ele volta automáticamente. Fez o mal, ele também volta, a não ser que este mal, seja reconhecido logo de cara e possa ser  remediado e transformado em bem. É nestes casos, que a Justiça Divina ainda é mais justa, já que, reconhecendo o seu erro, arrepende-se e buscando remediá-lo, o pecador réu consegue, automaticamente a sua absolvição.

Deus é justo, mas também é Pai. Por isso mesmo que, eu acredito que, o bem que fazemos, agrada tanto o Seu coração Paterno, que além do bem voltar para nós na mesma intensidade que fizemos para alguém, o Pai ainda dar uma indenização a mais para nós, com mais bênçãos e graças que alegremente derrama sobre todos nós.

Rick Pinheiro.
Teólogo, professor de Ensino Religioso, graduando em Direito, catequista e membro do Grupo Teatral Apoteose da Paróquia do Divino Espírito Santo, da Arquidiocese de Maceió.

APOCALIPSE SEM SEGREDOS.

Formação.
Apocalipse sem segredos.

Como sabemos, a Bíblia é uma coleção de livros, inspirados pelo Espírito Santo, em escritos em épocas e gêneros literários diferentes e diversos. Logo, não é para ser lido totalmente ao pé da letra, mas é fundamental o conhecimento do contexto histórico, os recursos literários que cada autor sagrado usou para passar a Palavra de Deus. Para isso que existe o Magistério de Deus, para nos dar as respostas que, vão além da nossa leitura orante.

Um dos livros que não deve ser interpretado literalmente, justamente por utilizar bastante alegoria é o Livro do Apocalipse de São João, tema do último encontro da nossa turma de Crisma. Portanto, repasso para vocês, um resumão, fruto de uma extensa pesquisa em livros e na internet, para que este belíssimo livro, que assusta tanta gente, seja atraente a leitura.

Por José Bortolini
Ao abrir o Apocalipse ficamos impressionados. Muita gente se assusta e desiste. Alguns acham que o fim do mundo está perto. Para abrir essa “casa assombrada” cheia de pensamentos e de fantasma, podemos utilizar sete chaves:
1 – Apocalipse, livro da RESISTÊNCIA
Apocalipse é uma palavra grega que significa revelação. Era um modo de escrever muito popular nos dois primeiros séculos antes de Cristo e nos dois depois dele. O mais importante escritor apocalíptico do AT é o autor do livro de Daniel. A função do livro é apoiar e incentivar a resistência dos Macabeus contra a dominação estrangeira
O livro do Apocalipse pegou carona com o livro de Daniel. O objetivo é incentivar e denunciar as perseguições sofridas pelos cristãos da época.
2 – Apocalipse, livro da DENÚNCIA.
A denúncia das injustiças sociais-carteira de identidade dos profetas- foi observada pelas preocupações dos sacerdotes em relação ao culto. No AT dificilmente os profetas mobilizavam o povo à resistência. Seu ponto forte era a denúncia contra as injustiças nacionais. A apocalíptica foi além: organizou o povo para resistir contra as injustiças internacionais, tornando-se movimento de resistência. É um livro de DENÚNCIA PROFÉTICA que leva a RESISTIR.
3 – Apocalipse, livro da CELEBRAÇÃO
O Apocalipse pressupõe um clima de celebração. A resistência e a denúncia supõem um grupo unido e organizado que têm uma mística. Que é a vitória de Jesus sobre a morte (Cordeiro de pé, como imolado, cf 5,6). A vitória de Jesus sobre a morte projeta a comunidade para o futuro da nossa história. As comunidades que lêem o Apocalipse sentem o forte apelo que Deus lhes faz. Iluminadas pela ressurreição de Jesus percebem que chegou   o momento de denunciar, resistir e celebrar a sua fé.
4 – Apocalipse, livro do TESTEMUNHO
“João testemunha que tudo quanto viu é Palavra de Deus e Testemunho de Jesus Cristo” (1,2). Testemunho e martírio significam no Apocalipse a mesma coisa. Testemunho é o tronco do qual nasceram os três ramos: RESISTÊNCIA, DENÚNCIA E CELEBRAÇÂO.
A resistência ao poder opressor, a denúncia das injustiças que ele provoca na sociedade, e a celebração da fé em Jesus, o único Senhor, levam as comunidades a enfrentar o martírio.
5 – Apocalipse, livro da FELICIDADE
O autor deixa isso bem claro mediante um jogo de números. Ele espalhou sete bem-aventuranças ao longo do livro (1,3; 14,13 16,15; 19,9; 20,6; 22,7; 22,14). No apocalipse o numero sete é símbolo de perfeição.
As bem-aventuranças falam de uma felicidade possível e realizável. A mais importante está em 19,9: a verdadeira felicidade é, mediante a DENÙNCIA, a CELEBRAÇÃO, e a MARTÍRIA, participar do banquete de casamento do Cordeiro, tornando-se esposa dele, ou seja, criando um a sociedade justa e fraterna.
6 – Apocalipse, livro URGENTE
O autor não estava pensando no fim do mundo quando fala que o tempo está próximo. O tempo de que fala é o tempo da resistência, da denúncia, da celebração e do testemunho que geram a felicidade de ver realizado o projeto de Deus na história da humanidade. É um livro URGENTE urgentíssimo. Sem RESISTÊNCIA, DENÚNCIA, CELEBRAÇÃO e TESTEMUNHO a Nova Jerusalém não irá acontecer..Neste sentido, o Apocalipse continua sendo livro URGENTE também para nós.
7 – Apocalipse, livro da ESPERANÇA
O Apocalipse não mete medo. Pelo contrário devolve esperança às comunidades que lutam por um mundo novo. Deus é o Senhor da história e a governa segundo o seu projeto. O Cordeiro (Jesus Ressuscitado) venceu para sempre a morte. A Nova Jerusalém, símbolo da sociedade plenamente fraterna, desce do céu para a terra, para o meio da nossa história e caminhada. O paraíso não está às nossas costas, e sim à nossa frente, no horizonte de nossa história.
Alguns símbolos e sua explicação conforme o biblista Carlos MESTERS em seu livro:  Apocalipse: Esperança de um povo que luta, editado pela Paulus.

1 - Sete candelabros (1,12): são as sete comunidades (1,20);
2 - Túnica longa (1,13): sinal do seu sacerdócio;
3 - cinto de ouro (1,13): ele é rei;
4 - Cabelos brancos (1,14): sugere sua eternidade;
5 - Olhos como chama de fogo (1,14): indica a ciência divina;
6 - Pés de bronze (1,15): símbolo de firmeza e estabilidade;
7 - Voz com barulho de águas torrenciais (1,15): revela sua majestade e poder;
8 - Sete estrelas na mão (1,16): são os sete coordenadores das comunidades;
9 - Espada que sai da boca (1,16): é a Palavra que tem o poder de Deus;
10 - Rosto como o sol (1,16): revela autoridade;
11 - Cai morto aos pés (1,17): reflete a situação das comunidades;
12 - Visão do trono (1,4; 22,3): revela a grandeza de Deus;
13 - A grande prostituta ou Babilônia (17,3-5): a capital da exploração:  Roma
14 - A mulher grávida (12,1-2): o Povo de Deus gerando o Messias, o libertador;
15 - Dragão ou serpente (12,3.9): o poder do mal que opera no mundo, Satanás;
16 - Sete cabeças (12,3): são as sete colunas da cidade de Roma (17,9)ou sete reis(17,1-10);
17 - Dez chifres (12,3): O chifre é sinal de poder (17,12), dez é a totalidade;
18 - 1260 dias (12,6), 42 meses (11,2), tempo, tempos, meio-tempo (12,14): é a metade de sete anos, tempo limitado e imperfeito, ou seja, Deus limita o tempo do perseguidor;
19 - Asas de águia (12,14): é a proteção com Deus conduz o seu povo (Dt 32,11; Ex 19,4);
20 - Besta-fera (13,11): é o império romano, o poder que encarna o mal; capanga do dragão;
21 - Besta-fera com aparência de cordeiro e voz de dragão (13,11): são os falsos profetas  que se colocam a serviço do império romano para legitimá-lo diante do povo;
22 - Pantera, urso, leão (13,2): símbolo da voracidade e de exploração;
23 - Cordeiro (14,1): é Jesus, cujo sangue opera a libertação do povo;
24 - 144 mil (14,1-4): é o número completo: 12x12x1.000; 12 do AT e 12 do NT;
25 - Babilônia (14,8; 18,2): é Roma que explora os povos para se enriquecer (18,3.9-13);
26 - Filho do Homem (14,14): imagem de Jesus Messias tirado de Dn 7,13;
27 - Harmaquedon (16,16): símbolo da derrota dos exércitos inimigos, tirado de Zc 12,11;
28 - Cor branca (19,14): símbolo da vitória;
29 - 1.000 anos (20,2-7): é o tempo completo entre o fim da perseguição e consumação do mundo, multiplicidade, número incontável;
30 - Lago de fogo (20,14): símbolo daquilo que é mal e se opõe ao plano de Deus;
31 - Segunda Morte (20,14): é a morte da própria morte, na consumação só há VIDA;
32 - Nova Jerusalém (21,2): símbolo do novo Povo de Deus a partir de Jesus Cristo;
33 - Núpcias do Cordeiro (21,2; 19,9): vitória e festa final da união de todos os seres
       humanos com Deus;
34 - Alfa e ômega - a e W (21,6): primeira e última letra do alfabeto grego; princípio e fim;
35 - CORES: vermelho: sangue e violência; preto: morte e mal; verde: morte e decomposição; púrpura: luxo, magnificência real; azul: pureza, transparência;
36 - OBJETOS: palma: vitória; trombeta: mensagem, chamar atenção; olhar: julgamento; olhos: sabedoria, conhecimento; chifres: força, poder; asas: mobilidade e proteção; selos: segredo, importância; candelabro: comunidade, Israel; ouro: valor, preciosidade;
37 - SERES VIVOS: anjo: mensageiro de Deus; cavalo: poder militar; mulher: segunda
        Eva, novo povo judeu; águia: liberdade. alcance; touro: força;
38 - NÚMEROS: 3 (31 vezes): pluralidade perfeita; 3 1/2: brevidade, imperfeição fraqueza;  4 (29 vezes): os quatro pontos cardeais;  6: imperfeição; 7 (43 vezes): plenitude,  perfeição; 10: número completo; 12 (22 vezes): perfeição escatológica; 24: 2 vezes 12, plenitude do Povo de Deus; 42: número do meses do período de 3 anos e meio, o mesmo  que 3 1/2; 666: a imperfeição total, fraqueza; 777: perfeição e plenitudes absolutas; 1260: número de dias do período de 3 anos e meio, o mesmo que 3 1/2; 12.000: ilimitado; 144.000: infinitude do Povo de Deus.


Referências Bibliográficas:

BARTOLINI, José. Como ler o apocalipse - Resistir e Denunciar.  8 ed. São Paulo: Paulus, 2008.


MESTERS, Carlos. Esperança de um povo que luta. 12 ed. São Paulo: Paulus, 2006.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

SUGESTÕES DE ROTEIROS PARA ESTUDO BÍBLICO.

Formação.
Sugestões de roteiro para Estudo Bíblico.

Uma das maiores dificuldades para iniciamos a leitura diária da Palavra de Deus é justamente por onde começa. Como parte da missão que assumir com meus irmãozinhos da minha Paróquia Divino Espírito Santo, de realizar formação semanal, que chamamos carinhosamente de Reciclagem, apoveito este meu espaço virtual para relacionar algumas dicas de roteiros de estudos bíblicos, para que você escolha um e inicie hoje mesmo a prática de ler, estudar, meditar, rezar e colocar em prática a Palavra de Deus.

LITURGIA DIÁRIA:

Consiste em simplesmente pegar as leituras da Santa Missa de todos os dias. O ideal é você tê-la em casa. Caso não tenha, clique na imagem idêntica acima, que se está ao lado deste blog. Lá, você encontra todas elas. Para evitar imprevistos, é aconselhável que ao visitar o site, pegue pelo menos a liturgia da Palavra da semana inteira.

ROTEIRO DA BIBLIA NO MEU DIA-A-DIA .

Roteiro elaborado por Monsenhor Jonas Abib, da Canção Nova. Não indica quantos capítulos e versículos devem ser lidos, mas apenas a ordem dos Livros Sagrados a serem lidos. Sugiro que mantenha a frequência diária de três a quatro capítulos. Confira abaixo a ordem de leitura dos Livros Sagrados sugerida por Pe. Jonas :

Plano de Leitura do NT
1a Carta de São João (ler 2 vezes seguidas)
Evangelho de São João
Evangelho de São Marcos
Pequenas cartas de São Paulo: Gálatas; Efésios; Filipenses; Colossenses; 1 e 2 Tessalonicences; 1 e 2 Timóteo; Tito e Filêmon
Evangelho de São Lucas
Atos dos Apóstolos
Carta aos Romanos
Evangelho de São Mateus
1 e 2 Carta aos Coríntios
Hebreus
Carta de São Tiago
1 e 2 Carta de São Pedro
2 e 3 Carta de São João
Carta de São Judas
Apocalipse
1a Carta de São João (pela terceira vez)
Evangelho de São João (pela segunda vez)

Leitura dos livros do Antigo Testamento
Salmos.
Gênesis 
Êxodo
Números
Josué
Juízes
1 Samuel
2 Samuel
1 Reis
2 Reis
Amós (por volta do ano 760 a.C.)
Oséias (ano 750 a.c.)
Isaías (ano 740 a.c. - Atenção: leia apenas do capítulo 1 ao 39, que se referem a essa época.)
Miquéias (ano 725 a.c.)
Naum (ano 625 a.c.)
Sofonias (ano 625 a.c.)
Habacuc (ano 605 a.c.)
Jeremias (ano 600 a.c.)
Lamentações de Jeremias
Ezequiel (ano 580 a.c.)
Abdias
Isaías (apenas do capítulo 40 ao 55)
1 Crônicas (salte as genealogias: capítulos 1 a 9)
2 Crônicas
Esdras
Neemias
Ageu (ano 520 a.c.)
Zacarias (ano 520 a.c.)
Isaías (capítulos 56 a 66)
Malaquias (ano 440 a.c.)
Joel
Jonas
Rute
Tobias
Judite
Ester
Eclesiástico
Cântico dos Cânticos
Eclesiastes
1 Macabeus
2 Macabeus
Baruc
Daniel
Sabedoria
Levítico
Deuteronômio


 A BÍBLIA EM UM ANO:

Este programa possibilita a leitura completa da Bíblia em exatamente 1 ano. Basta dedicação diária de 15 a 30 minutos (uma média de 3 a 4 capítulos são lidos por dia), ou seja, o mesmo tempo de qualquer roteiro escolhido.

O início da leitura não precisa ser necessariamente no 1º dia ano, mas, deve-se começar o roteiro pelo dia 1º de Janeiro, seja qual for a data que você inicie.

Deste método, destaco dois roteiros:

O primeiro elaborado pelo Pe. Sérgio Luiz, em seu livro A Bíblia em 365 dias (aquele que eu indiquei em nosso primeiro encontro). Clique na imagem para visualizar melhor:



O segundo é extraído do site sugerido pelo nosso irmão, Cleydson Rafael. Como vocês podem ver a ordem de leitura é de acordo com a ordem que os Livros Sagrados estão localizados na Bíblia. Um critério bastante simples, mas que corre o risco de desanimar na metade, já que tem algumas leituras no Antigo Testamento, que podem desanimar (regras e genealogias com nomes que embaralham o cerébro. rssss...).

Janeiro
1
Gênesis 1 a 3
11
Gênesis 35 a 37
21
Êxodo 18 a 20
2
Gênesis 4 a 7
12
Gênesis 38 a 41
22
Êxodo 21 a 24
3
Gênesis 8 a 10
13
Gênesis 42 a 44
23
Êxodo 25 a 27
4
Gênesis 11 a 14
14
Gênesis 45 a 47
24
Êxodo 28 a 31
5
Gênesis 15 a 17
15
Gênesis 48 a 50
25
Êxodo 32 a 34
6
Gênesis 18 a 20
16
Êxodo 1 a 3
26
Êxodo 35 a 37
7
Gênesis 21 a 24
17
Êxodo 4 a 6
27
Êxodo 38 a 40
8
Gênesis 25 a 27
18
Êxodo 7 a 10
28
Levítico 1 a 3
9
Gênesis 28 a 31
19
Êxodo 11 a 13
29
Levítico 4 a 7
10
Gênesis 32 a 34
20
Êxodo 14 a 17
30
Levítico 8 a 10




31
Levítico 11 a 14
Fevereiro
1
Levítico 15 a 17
11
Números 22 a 24
21
Deuteronômio 18 a 20
2
Levítico 18 a 21
12
Números 25 a 27
22
Deuteronômio 21 a 23
3
Levítico 22 a 24
13
Números 28 a 30
23
Deuteronômio 24 a 27
4
Levítico 25 a 27
14
Números 31 a 33
24
Deuteronômio 28 a 31
5
Números 1 a 3
15
Números 34 a 36
25
Deuteronômio 32 a 34
6
Números 4 a 7
16
Deuteronômio 1 a 3
26
Josué 1 a 3
7
Números 8 a 10
17
Deuteronômio 4 a 7
27
Josué 4 a 7
8
Números 11 a 14
18
Deuteronômio 8 a 10
28
Josué 8 a 10
9
Números 15 a 17
19
Deuteronômio 11 a 14


10
Números 18 a 21
20
Deuteronômio 15 a 17


 Março 
01
Josué 11 a 13
11
Rute 1 a 4
21
1 Samuel 29 a 31
02
Josué 14 a 17
12
1 Samuel 1 a 3
22
2 Samuel 1 a 3
03
Josué 18 a 20
13
1 Samuel 4 a 6
23
2 Samuel 4 a 6
04
Josué 21 a 24
14
1 Samuel 7 a 9
24
2 Samuel 7 a 10
05
Juízes 1 a 3
15
1 Samuel 10 a 12
25
2 Samuel 11 a 14
06
Juízes 4 a 7
16
1 Samuel 13 a 15
26
2 Samuel 15 a 17
07
Juízes 8 a 10
17
1 Samuel 16 a 19
27
2 Samuel 18 a 20
08
Juízes 11 a 14
18
1 Samuel 20 a 22
28
2 Samuel 21 a 24
09
Juízes 15 a 17
19
1 Samuel 23 a 25
29
1 Reis 1 a 3
10
Juízes 18 a 21
20
1 Samuel 26 a 28
30
1 Reis 4 a 6




31
1 Reis 7 a 9
 Abril
01
1 Reis 10 a 12
11
2 Reis 20 a 22
21
1 Crônicas 27 a 29
02
1 Reis 13 a 15
12
2 Reis 23 a 25
22
2 Crônicas 1 a 3
03
1 Reis 16 a 19
13
1 Crônicas 1 a 3
23
2 Crônicas 4 a 6
04
1 Reis 20 a 22
14
1 Crônicas 4 a 6
24
2 Crônicas 7 a 9
05
2 Reis 1 a 3
15
1 Crônicas 7 a 9
25
2 Crônicas 10 a 13
06
2 Reis 4 a 6
16
1 Crônicas 10 a 12
26
2 Crônicas 14 a 16
07
2 Reis 7 a 9
17
1 Crônicas 13 a 15
27
2 Crônicas 17 a 19
08
2 Reis 10 a 12
18
1 Crônicas 16 a 18
28
2 Crônicas 20 a 22
09
2 Reis 13 a 16
19
1 Crônicas 19 a 22
29
2 Crônicas 23 a 26
10
2 Reis 17 a 19
20
1 Crônicas 23 a 26
30
2 Crônicas 27 a 29
Maio
01
2 Crônicas 30 a 32
11
Ester 4 a 7
21
Jó 27 a 30
02
2 Crônicas 33 a 36
12
Ester 8 a 10
22
Jó 31 a 33
03
Esdras 1 a 4
13
Jó 1 a 3
23
Jó 34 a 36
04
Esdras 5 a 7
14
Jó 4 a 6
24
Jó 37 a 39
05
Esdras 8 a 10
15
Jó 7 a 10
25
Jó 40 a 42
06
Neemias 1 a 3
16
Jó 11 a 13
26
Salmos 1 a 5
07
Neemias 4 a 7
17
Jó 14 a 16
27
Salmos 6 a 10
08
Neemias 8 a 10
18
Jó 17 a 20
28
Salmos 11 a 15
09
Neemias 11 a 13
19
Jó 21 a 23
29
Salmos 16 a 18
10
Ester 1 a 3
20
Jó 24 a 26
30
Salmos 19 a 22




31
Salmos 23 a 26
Junho
01
Salmos 27 a 30
11
Salmos 71 a 73
21
Salmos 110 a 114
02
Salmos 31 a 34
12
Salmos 74 a 77
22
Salmos 115 a 118
03
Salmos 35 a 37
13
Salmos 78 a 80
23
Salmos 119
04
Salmos 38 a 41
14
Salmos 81 a 85
24
Salmos 120 a 130
05
Salmos 42 a 45
15
Salmos 86 a 89
25
Salmos 131 a 139
06
Salmos 46 a 50
16
Salmos 90 a 94
26
Salmos 140 a 144
07
Salmos 51 a 56
17
Salmos 95 a 101
27
Salmos 145 a 150
08
Salmos 57 a 61
18
Salmos 102 a 104
28
Provérbios 1 a 3
09
Salmos 62 a 67
19
Salmos 105 a 106
29
Provérbios 4 a 6
10
Salmos 68 a 70
20
Salmos 107 a 109
30
Provérbios 7 a 9
Julho
01
Provérbios 10 a 12
11
Eclesiastes 10 a 12
21
Isaías 19 a 21
02
Provérbios 13 a 15
12
Cantares 1 a 3
22
Isaías 22 a 24
03
Provérbios 16 a 18
13
Cantares 4 a 6
23
Isaías 25 a 27
04
Provérbios 19 a 21
14
Cantares 7 e 8
24
Isaías 28 a 30
05
Provérbios 22 a 24
15
Isaías 1 a 3
25
Isaías 31 a 33
06
Provérbios 25 a 27
16
Isaías 4 a 6
26
Isaías 34 a 36
07
Provérbios 28 a 31
17
Isaías 7 a 9
27
Isaías 37 a 39
08
Eclesiastes 1 a 3
18
Isaías 10 a 12
28
Isaías 40 a 42
09
Eclesiastes 4 a 6
19
Isaías 13 a 15
29
Isaías 43 a 45
10
Eclesiastes 7 a 9
20
Isaías 16 a 18
30
Isaías 46 a 48




31
Isaías 49 a 51
Agosto
01
Isaías 52 a 54
11
Jeremias 16 a 18
21
Jeremias 46 a 48
02
Isaías 55 a 57
12
Jeremias 19 a 21
22
Jeremias 49 e 50
03
Isaías 58 a 60
13
Jeremias 22 a 24
23
Jeremias 51 e 52
04
Isaías 61 a 63
14
Jeremias 25 a 27
24
Lamentações de Jeremias 1 a 3
05
Isaías 64 a 66
15
Jeremias 28 a 30
25
Lamentações de Jeremias 4 e 5
06
Jeremias 1 a 3
16
Jeremias 31 a 33
26
Ezequiel 1 a 3
07
Jeremias 4 a 6
17
Jeremias 34 a 36
27
Ezequiel 4 a 6
08
Jeremias 7 a 9
18
Jeremias 37 a 39
28
Ezequiel 7 a 9
09
Jeremias 10 a 12
19
Jeremias 40 a 42
29
Ezequiel 10 a 12
10
Jeremias 13 a 15
20
Jeremias 43 a 45
30
Ezequiel 13 a 15




31
Ezequiel 16 a 18
Setembro
01
Ezequiel 19 a 21
11
Ezequiel 46 a 48
21
Joel 1 a 3
02
Ezequiel 22 a 24
12
Daniel 1 a 3
22
Amós 1 a 3
03
Ezequiel 25 e 26
13
Daniel 4 a 6
23
Amós 4 a 6
04
Ezequiel 27 a 29
14
Daniel 7 a 9
24
Amós 7 a 9
05
Ezequiel 30 e 31
15
Daniel 10 a 12
25
Obadias; Jonas 1
06
Ezequiel 32 e 33
16
Oséias 1 a 3
26
Jonas 2 a 4
07
Ezequiel 34 a 36
17
Oséias 4 a 6
27
Miquéias 1 a 3
08
Ezequiel 37 a 39
18
Oséias 7 e 8
28
Miquéias 4 e 5
09
Ezequiel 40 a 42
19
Oséias 9 a 11
29
Miquéias 6 e 7
10
Ezequiel 43 a 45
20
Oséias 12 a 14
30
Naum 1 a 3
Outubro
01
Habacuque 1 a 3
11
Mateus 1 a 3
21
Marcos 4 a 7
02
Sofonias 1 a 3
12
Mateus 4 a 6
22
Marcos 8 a 10
03
Ageu 1 e 2
13
Mateus 7 a 9
23
Marcos 11 a 13
04
Zacarias 1 a 3
14
Mateus 10 a 12
24
Marcos 14 a 16
05
Zacarias 4 a 6
15
Mateus 13 a 15
25
Lucas 1 a 3
06
Zacarias 7 a 9
16
Mateus 16 a 18
26
Lucas 4 a 6
07
Zacarias 10 a 12
17
Mateus 19 a 22
27
Lucas 7 a 9
08
Zacarias 13 e 14
18
Mateus 23 a 25
28
Lucas 10 a 12
09
Malaquias 1 e 2
19
Mateus 26 a 28
29
Lucas 13 a 15
10
Malaquias 3 e 4
20
Marcos 1 a 3
30
Lucas 16 a 18




31
Lucas 19 a 21
Novembro
01
Lucas 22 a 24
11
Atos 7 a 9
21
Romanos 10 a 12
02
João 1 a 3
12
Atos 10 a 12
22
Romanos 13 a 16
03
João 4 a 6
13
Atos 13 a 15
23
1 Coríntios 1 a 3
04
João 7 a 9
14
Atos 16 a 18
24
1 Coríntios 4 a 6
05
João 10 a 12
15
Atos 19 a 21
25
1 Coríntios 7 a 9
06
João 13 a 15
16
Atos 22 a 24
26
1 Coríntios 10 a 12
07
João 16 a 18
17
Atos 25 a 28
27
1 Coríntios 13 a 16
08
João 19 a 21
18
Romanos 1 a 3
28
2 Coríntios 1 a 3
09
Atos 1 a 3
19
Romanos 4 a 6
29
2 Coríntios 4 a 6
10
Atos 4 a 6
20
Romanos 7 a 9
30
2 Coríntios 7 a 10
Dezembro
01
2 Coríntios 11 a 13
11
1 Timóteo 4 a 6
21
2 Pedro 1 a 3
02
Gálatas 1 a 3
12
2 Timóteo 1 a 4
22
1 João 1 a 4
03
Gálatas 4 a 6
13
Tito 1 e 2
23
1 João 5; 2 João
04
Efésios 1 a 3
14
Tito 3; Filemom
24
3 JoãoJudas
05
Efésios 4 a 6
15
Hebreus 1 a 3
25
Apocalipse 1 a 3
06
Filipenses 1 a 4
16
Hebreus 4 a 6
26
Apocalipse 4 a 6
07
Colossenses 1 a 4
17
Hebreus 7 a 9
27
Apocalipse 7 a 9
08
1 Tessalonicenses. 1 a 5
18
Hebreus 10 a 13
28
Apocalipse 10 a 12
09
2 Tessalonicenses. 1 a 3
19
Tiago 1 a 5
29
Apocalipse 13 a 16
10
1 Timóteo 1 a 3
20
1 Pedro 1 a 5
30
Apocalipse 17 a 19




31
Apocalipse 20 a 22


Seja qual for o roteiro que você escolher, desejo de coração que o Espírito Santo te ilumine e que a Palavra de Deus seja Luz para a sua vida.

Rick Pinheiro.