quarta-feira, 21 de setembro de 2011

RECORDAR É VIVER: GRUPO TEATRAL EVANGELIZADOR CRISTO REI.

Partilha Missionária / Homenagem.
Recordar é viver: Grupo Teatral Evangelizador Cristo Rei.

Num vigília do mês de julho de 1998, na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, a jovem Gilmara Farias, apontando para o altar, disse que eu voltaria a evangelizar através do teatro. Na verdade, Gil estava apenas sendo um instrumento de Deus. Meses depois, a promessa dEle, feita através daquela jovem crismanda e amiga foi cumprinda com a criação do Grupo Teatral Evangelizador Cristo Rei, fundado por nós e nossos irmãos Marcos Francisco, Iusseff Franklin e Rodrigo Correia.

Desde de sua criação, o grupo enfrentou vários desafios dentro e fora da Igreja, mas sem perder a alegria de servir e o ardor misionário de evangelizar através da arte do teatro. Foram dez anos de apresentações evangelizadoras, na Paróquia e em outras paróquias e localidades. Lembro-me com muita saudade de apresentações na Romaria Jovem, organizada até hoje pelos meus irmãos da AJS e nos encontros da CJC, também realizados até hoje, das realizadas em festas externas de padroeiros e padroeiras, em comunidades carentes como Aldeia do Índio, no Jacintinho, do projeto Evangelização nas Escolas, onde levarmos as escolas públicas do nosso bairro e vizinhos, peças sobre drogas e sexualidade desenfreada.

Recordo-me também com saudades, do desafio que para mim foi o mais difícil. Tivemos um crise interna às vésperas da apresentação da Paixão de Cristo. Pura birra de crianças, que por pouco, não impediu que a apresentação evangelizadora fosse realizada. Horas antes da apresentação, eu e meus amigos-irmãos Heliomar e Bruno Vinícus, sem experiência nenhuma em produção, alegremente, começamos a montar o cenário, confeccionar adereços de cena e organização dos figurinos. Dias antes, eu e Bruno Vinicius tivermos a arriscada, mas divertida aventura de entrar no Vale do Reginaldo à procura de um jumentinho, para Jesus entrar na cena da entrada triunfal em Jerusalém. Tudo isso, mesmo com o clima pesado de intriga que pairava, com alegria, amor  e dedicação.

Foram quase dez anos de evangelização missionária teatral. Muitos foram os jovens que ingressaram no grupo, deram sua valiosa contribuição e saíram, para avançar para águas mais profundas ou, infelizmente, optaram pelas coisas  que o mundo oferecem.  Como não recordar da animadíssima Juliana e do tímido Paulo, ambos de saudosa memória, que antes de partir para a Casa do Pai, passaram pelo nosso Grupo Cristo Rei e estavam em pleno vigor, na ocasião da precoce partida, na Juventude Missionária da nossa Paróquia e na RCC do Convento dos Capuchinhos, respectivamente. 

Sem falsa modéstia, o Grupo Teatral Evangelizador Cristo Rei marcou para sempre a história da nossa querida Paróquia do Divino Espírito Santo e dos seus membros que passaram por lá. Prova  disso é que boa parte de nós estamos engajados em outros grupos e movimentos da Igreja, sejam na Paróquia do Divino Espírito Santo ou de outras paróquias, e até mesmo dioceses, já que alguns de nós, estão morando em outros Estados. Inclusive, temos um noviça carmelita e um sacerdote, que participaram ativamente do nosso grupo.

Ontem, se ainda estivesse em atividade, o Grupo Teatral Evangelizador Cristo Rei, completaria treze anos de apresentações evangelizadoras e missionárias, na Paróquia do Divino Espírito Santo e outras. Quis Deus que o grupo, infelizmente, fosse extinto. Mas, com certeza, os frutos da evangelização missionária através do teatro, permanecerão para sempre.

Rick Pinheiro.
Louvando e agradecendo a Deus pela missão do Grupo Teatral Evangelizador Cristo Rei.

Nota: Fotos de apresentações do grupo meramente ilustrativas, não tendo relação direta com as pessoas citadas nos parágrafos que elas estão ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário