segunda-feira, 19 de setembro de 2011

OS EMBALOS SANTOS DE SÁBADO À NOITE.

Partilha Missionária.
Os embalos santos de sábado à noite.

Sábado à noite, 17 de setembro de 2011. Mais de trinta adolescentes e jovens, do povoado Barra Grande em Maragogi, lotam um ônibus fretado e encaram a estrada a fim de curtir uma balada na cidade de Porto Calvo. Até aqui nada demais, já que muitos jovens cruzam as estradas do nosso país, se deslocando para cidades vizinhas ou não, para se divertirem e extravassarem toda sua energia juvenil na pista de dança. O que chama  bastante atenção é o fato destes jovens saírem de Barra Grande para ir a I Cristoteca, promovida pelo recém-criado Grupo JUC, da Paróquia Nossa Senhora da Apresentação, em Porto Calvo.

Minutos antes do pároco Pe. Roniel fazer a oração inicial, os jovens de Barra Grande chegaram ao local do evento, tomando conta do salão de um casa da cidade, destinada para realização de eventos. Com toda alegria, descontração, mas sem alcool ou droga de qualquer espécie, jovens e adolescentes, e até mesmo criança, se soltaram ao som da música eletrônica, hip-hop, rap, forró, swingueira e axé music, todos com letras cristãs do repertório católico e até mesmo algumas protestantes, tocadas pelo nosso  irmão DJ W e sua equipe, da Paróquia Nossa da Conceição, em São Luiz do Quintude. A alegria contagiante dos jovens de Barra Grande chamou atenção de outros jovens da cidade de Porto Calvo que, mesmo com a opção de um show secular a poucas casas ao lado da balada Cristoteca, escolheram livremente pelo divertimento sadio e puro que somente uma balada cristã proporciona.

A balada cristã se estendeu até às 02 da manhã, apenas uma hora antes do fim da balada secular praticamente ao lado. Os jovens de Barra Grande saíram por volta da meia-noite, mas deixaram toda alegria e o salão lotado com os jovens de Porto Calvo, uma jovem de Messias e um não tão jovem de Maceió que partilha por escrito esta abençoada experiência, que foram representando a equipe arquidiocesana da Pastoral da Juventude. Sem sombra de dúvida, os jovens de Barra Grande voltaram encarar a estrada, cheios do amor de Deus e com a missão dupla cumprida de prestigiar o evento dos irmãos e irmãs em Cristo, e principalmente, de serem intrumentos de Deus para que outros jovens da cidade visitada, fossem tocados  e optassem pela balada santa.

Eu e minha parceira de missão Thamires, que aproveito para agradecer pela disponibilidade para esta missão, assim como todos que participaram desta abençoada balada santa, sairmos preenchidos do amor de Deus, muito felizes e mais abastecidos de ânimo para encarar os desafios que surgem no decorrer de nossa missão. Como seria bom que todas as Paróquias, em especial de nossa Arquidiocese, despertassem para eventos como Cristoteca, que não somente ofertam ao jovem uma opção de lazer sadio e seguro, mas, principalmente, evangeliza e os despertam para missão de servir a Deus. Infelizmente, em Maceió, a Cristoteca ainda não pegou, provavelmente pelas várias ofertas seculares que existem numa capital, mas, que experiências como a que ocorreu no sábado passado em Porto Calvo, sejam difundidas e sirvam de exemplo para os grupos e movimentos juvenis, se animem e realizem uma balada santa em suas comunidades.

O Grupo JUC, mesmo com menos de dez componentes, realizaram a Cristoteca, com o apoio paternal do pároco e fraternal de outros movimentos e pastorais da Paróquia. Mas, ao fim do evento, a semente foi lançada em Porto Calvo e outros jovens daquela cidade ficaram tocados do amor de Deus e vão usar os seus dons, engajando-se na JUC ou em outros grupos da Paróquia. Um excelente exemplo que numa Paróquia onde Padre e outros grupos caminham lado-a-lado e apoiam sua juventude, nossa Igreja se enriquece na evangelização e alegramos o coração de Deus, salvando mais almas para eles. Um exemplo que precisa ser conhecido e multiplicado em nossas comunidades.

Deixo registrado a minha gratidão pela calorosa e fraterna acolhida, e meus sinceros parabéns pela ousadia de cada membro da JUC, de deixa-se guiar pelo Espírito Santo e encarar um desafio que muitos grupos e movimentos veteranos e com um número superior de componentes, por motivos que só Deus conhece, ainda não encararm. Também agradeço o Pe. Roniel e os demais grupos paroquiais, que acolheram a ideia dos seus jovens e tornaram possível a concretização da mesma. E por fim, agradeço e parabenizo ao pároco da Paróquia Santo Antônio e aos jovens da Comunidade de Barra Grande, por viverem a Unidade e colocarem-se à disposição para prestigiar um evento da nossa Igreja, sendo instrumentos de Deus para tocar o coração de outros jovens.

Peçamos a Deus perseverança a todos nós, e que os exemplos de ser verdadeiramente Igreja que acabei de partilhar nesta postagem sejam seguidos e postos em práticas por todos nós, sobretudo, que fazem a Arquidiocese de Maceió.

Rick Pinheiro.
Muito feliz, pela ação de Deus e exemplos de ser Igreja na I Cristoteca de Porto Calvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário