quarta-feira, 21 de setembro de 2011

JUVENTUDE QUER CONHECER DEUS E SUA IGREJA.

Reflexão.
Juventude quer conhecer Deus e Sua Igreja.

No primeiro sábado deste mês, eu e minha irmã e parceira de missão na PJ Arquidiocesana, Valquíria, estivermos no salão da Igreja Matriz de Santo Amaro, em Paripueira, realizando uma manhã de formação com os jovens coordenadores das paróquias que compõem a PJ Área Norte, de nossa Arquidiocese. Foi uma experiência enriquecedora e gratificante para os dois lados, já que podemos passar um pouco o que de fato é ser grupo de jovens e qual o valor da Santa Missa, explicando parte por parte, tirando todas as dúvidas que eles ainda tinham e ainda dando um gás a mais a participar da mesma.

Algumas semanas atrás uma jovem do movimento juvenil de encontro EJC - Encontro de Jovens com Cristo da minha Paróquia colocou no Facebook um apelo, à procura de alguém que pudesse fazer uma formação bíblica. Em poucos minutos,  outros jovens do mesmo movimento, também externaram suas dúvidas que iam do manuseio da Palavra de Deus a compreensão melhor da Santa Missa. Destes questionamentos, surgiu um pequeno grupo de estudos, que iniciamos na quinta-feira passada, com a autorização e bênção do nosso pároco.

No último domingo, eu e o nosso coordenador arquidiocesano Rogério Leite, passamos o dia todo no bairro de Garça Torta, dando formação para jovens coordenadores das comunidades da Paróquia Sagrada Família. Mesmo sendo um domingo chuvoso, que por si só estimula a qualquer um de nós, todos estavam atentos a tudo que passamos naquele abençoado dia.

Estes são apenas três exemplos recentes que partilho aqui para provar que, ao contrário do que muitos acusam, inclusive até mesmo sacerdotes, os jovens sentem sede de Deus e de conhecer Sua Palavra e Sua Igreja. O ditado popular "só amamos a quem conhecemos" se encaixa perfeitamente nesta situação. A juventude não está na missão apenas por "oba-oba", mas principalmente, se tornarem verdadeiramente discípulos e missionários de Jesus. Evidente que, infelizmente, existem alguns que de fato não querem compromissos e estão na Igreja por puro fogo de palha. Mas, acredito que esta situação é por questão de tempo, cabendo uma atitude nossa, sobretudo de outros jovens, para despertar neles o ardor missionário, que está adormecido dentro deles, e que não sabem que têm desde do batismo. A maioria de nós também entrou na Igreja por folia, mas, Deus, através de atitudes de nossos irmãos e irmãs, nos fisgou e hoje estamos compromissados e servindo com muito amor e dedicação.

Que os jovens, mesmo não dizendo, têm fome e sede de conhecer Deus, Sua Palavra e Sua Igreja, é a mais pura verdade. Portanto, que cada um de nós, leigos, sacerdotes e religiosos, que somos verdadeiramente Igreja, Corpo Místico de Cristo, nos deixemos guiar pelo Espírito Santo de Deus, e busquemos dar uma atenção melhor a formação dos nossos jovens.  

Rick Pinheiro.
Teólogo, professor de Ensino Religioso, catequista, bacharel em Direito, assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude e membro do Grupo Teatral Apoteose, da Paróquia do Divino Espírito Santo, da Arquidiocese de Maceió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário