sexta-feira, 23 de agosto de 2013

EU FUI ABENÇOADO.

Hoje completa um mês que tive a graça Divina de começar a participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, um momento único e inesquecível em minha vida. Com humanos que somos, logo, falhos, temos uma tendência muito forte em nos fecharmos um pouco à medida em que o nosso tempo de caminhada vai aumentando e nos blindamos, não nos deixando emocionar tão facilmente. Afinal, com tanto encontros, retiros, a maioria com a mesma metodologia e cronograma,  deixamos nos abater pela rotina  e acabamos não deixando que Deus nos toque. Mas, Ele sabe o que faz e como Bom Pastor que é, não abandona a nenhum de nós, suas ovelhinhas tão preciosas, e sempre está nos convidando a reavivar a nossa fé, acendendo a chama do nosso compromisso com Ele e Sua Igreja. Particularmente, esse ano em que completei dezenove anos de caminhada na Igreja, Ele vem me presenteando com momentos únicos, inesquecíveis e o ponto alto foi a JMJ.

Deus já começou agindo antes mesmo de embarcar ao Rio de Janeiro. Primeiramente, me presenteando ainda no começo do ano, em janeiro, quando participei do Encontro Geral do movimento C.J.C., na belíssima cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Em seguida veio o convite de servir no E.J.C., eu, que justamente sou um dos "dinos" do movimento e há muitos anos não tinha sido convidado mais nada. Com a JMJ, juntei dinheiro, mas, faltava-me pelo menos uma companhia para ir comigo. Como sei que somos filhos de um mesmo Pai e que temos uma Mãe amorosa que zela por cada um de nós, seus filhinhos tão amados, tentei, sem êxito, ir em algumas das várias caravanas organizadas nas Paróquias da nossa Arquidiocese. Quando já tinha perdido as esperanças, faltando cerca de três semanas, eis que surge uma vaga no grupo organizado pela SALETUR, empresa de turismo de nossa capital alagoana que tem como diferencial o turismo religioso e peregrinações. Não pensei duas vezes e em três dias do comunicado feito para agência, já tinha garantido a minha presença neste encontro com Deus tão abençoado.

Realmente, a JMJ é um encontro com Deus. Várias pessoas, ignorantes sobre o quesito fé, me fizeram e ainda fazem a pergunta se eu fui ver o Papa. Sempre respondo, também, mas, muito mais do que isso. Apesar de parecidos, peregrinação e turismo são diferentes. Evidente que Deus, na sua infinita bondade, nos concede a graça de conhecemos lugares belíssimos como Natal e Rio de Janeiro. De quebra, Ele ainda concede-nos as graças de realizarmos os nossos sonhos tão antigos, que andavam até esquecidos e adormecidos como, no meu caso, conhecer o Cristo Redentor e a sede do meu time de coração, o Flamengo. Mas, peregrinar, acima de tudo, né nos reencontrarmos com Deus, escutar o que Ele tem a nos dizer, nos dando a oportunidade de parafraseamos o profeta e dizer "Eis-me aqui, Senhor! Seu servo te escuta." E Ele se faz presente. Incrível como em apenas seis dias, sentirmos tão forte a presença de Deus, como se Ele tivesse mesmo descido e cobrido com Sua graça e paz a cidade maravilhosa. 

Particularmente, fui com muito receio a viagem. Afinal, além de sermos bombardeados todos os dias pelos noticiários com as mazelas violentas do Rio, ainda tinha o fato deste blogueiro, nunca ter viajado de avião e tinha horror a ideia. Mas, todos esses medos e anseios se foram tão logo cheguei no Aeroporto Zumbi dos Palmares aqui em Maceió, se confirmando no Rio de Janeiro, onde andei bem mais tranquilamente, algumas vezes sozinho, ou melhor dizendo, com Deus ao meu lado, me guiando e me protegendo. De fato, sentir mais do que nunca na minha vida que Ele está no meio de nós.

São tanta experiências, histórias, desabafos, testemunhos de cada um de nós, de cada um dos seis dias da JMJ. E os fruto são vários: fé reavivada, sonhos realizados, novos amigos, irmãos e irmãs em Cristo que eu ganhei, amizades antigas renovadas, trocas de souvenir com irmãs e irmãs de outros países, onde não conhecíamos o idioma, mas, nos comunicávamos tão bem e nos entendiamos perfeitamente, afinal, o mesmo Espírito Santo presente no Pentecostes do capítulo segundo dos Atos dos Apóstolos também está presente hoje em cada um de nós batizados.De fato, a experiência com Deus na JMJ é imensa, que gera milhares de relatos e infinitas partilhas. Tanto que passei um mês para escreve esta postagem. O que posso dizer, em síntese, é que fica em nossos corações a certeza que Deus está na Sua Igreja, que não estamos sós pois somos a Sua Igreja e que, como disse São João Bosco, Deus nos coloca no mundo para os outros. E que venha Cracóvia! E espero está lá e encontrar você que acaba de ser esta pequena partilha.

Rick Pinheiro.
Infinitamente agradecido a Deus por, mesmo sem merecer, ser agraciado em participar e vivenciá-Lo na Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário