quinta-feira, 5 de abril de 2012

SEMANA SANTA NÃO É FERIADÃO.

Reflexão.
Semana Santa não é feriadão.

Iniciamos hoje o Tríduo Pascal que culmina com a Páscoa do Senhor, onde celebramos a Ressurreição de Nosso Senhor Cristo, razão primeira de existência do Cristianismo. Passo a transcrever, uma reflexão que fizemos a mais de dois anos e publicamos no blog Evangeliza Juventude,   mas que continua atual, já que, infelizmente, num mundo cada vez mais paganizado, a semana mais importante do Cristianismo, é tratado como um mero feriadão.

SEMANA SANTA NÃO É FERIADÃO.


Mais uma vez chegamos a principal semana não somente para nós cristãos católicos, mas para toda humanidade. No entanto, num mundo cada vez mais paganizado me entristece bastante o descaso como é tratado esta semana onde revivemos e recordamos o maior momento da história da humanidade: a nossa salvação.

Alguns meses atrás um apresentador de televisão (se eu não me engano foi o Jô Soares, mas não arrisco a dizer com certeza para não julgá-lo) afirmou que “o feriado mais chato que existe era a Semana Santa”. Incrível como este pensamento não é apenas do renomado apresentador, mas também de muitas pessoas. E o pior, de muitos católicos.


O inimigo de Deus sabe a importância desta semana. Por isso, ele lança mãos de todos os artifícios para nos desviar do verdadeiro sentido da Semana Santa. Quantos shows, quantas bebedeiras, quantas praias, atrativos de diversas naturezas que ele lança em nossa vida para não vivenciarmos este momento sublime de reconhecimento, louvor e adoração pelo grande sacrifício que Jesus fez por nós, por cada um de nós, para nos salvar. Não podemos cair na cilada do inimigo. Semana Santa não é feriadão. É um momento de nos voltarmos mais intensamente a Deus e a Sua Igreja. Não dar mais para sermos católicos “meia-boca”, de não assumir e vivenciar intensamente o nosso compromisso com Cristo.

Evidente que no calendário civil, o final da Semana Santa é um feriadão e tanto. Também reconheço que na nossa correria do dia-a-dia como é maravilhoso um feriado para descansarmos a fim de recuperarmos forças. Mas nós cristãos católicos não temos que ter em mente que esta semana é um feriadão. E outra, nada como descansar e recuperar forças para a nossa luta diária refletindo e vivenciando os rituais da Semana Santa. E o melhor ainda é se fizermos isso em família. O bom de ser católico é esse, pois estamos sempre em casa já que sempre encontramos uma Igreja Católica onde quer que estejamos. Por isso, não digo que você e sua família não devem viajar nesta semana, mas que você não pode deixar de participar da liturgia riquíssima da Semana Santa, sobretudo do Tríduo Pascal, onde você estiver.


Como é linda a nossa liturgia da Semana Santa. Incrível como vivenciamos cada momento das últimas horas de Jesus aqui na Terra, o seu caminho para a nossa redenção. A liturgia não é um teatro, onde assistimos passivamente o desempenho dos atores, mas estamos inseridos em cada passo de Jesus. Vivenciamos a nossa redenção.

Alguns acham chatas e demoradas as cerimônias litúrgicas do Tríduo Pascal. Mas pense comigo: quanto tempo gastamos em coisas supérfluas? Quanto tempo gastamos num cinema, numa partida de futebol, num show do nosso artista favorito? Não digo que tudo isso não seja legal, pois de fato é. Mas quero despertar em você que a importância de nos voltarmos mais as coisas de Deus, principalmente neste que é o maior momento do Cristão. Será que Deus não merece um tempo nosso, sobretudo, neste momento que relembramos o que Ele fez por nós?

Assim como muitos, eu também achava demorado e um saco as cerimônias do Tríduo Pascal. Lembro-me qual era minha atitude na Vigília Pascal. Questionava porque ela tão demorada, que não necessitava ter tantas leituras. Muitas vezes, eu ficava no lado de fora da Igreja batendo papo com os amigos. Outras vezes, eu nem sequer ia a Mãe de todas as vigílias, afinal no dia seguinte tinha a Missa da Páscoa, onde eu podia participar da festa da Páscoa. Teve uma vez que eu faltei a Vigília Pascal para “ficar” com uma mina que eu nem lembro o nome e nem sequer como ela era. Tudo isso aconteceu, pois, mesmo engajado na Igreja, eu não era Igreja (Sei que assim como eu era, muitos são assim). Até que eu tive uma Semana Santa onde vivencie, participei não somente de corpo, mas de alma e coração e hoje espero ansiosamente por este momento.


Nossa! Como é gostoso para mim este momento. Como me envolvo e me sinto participante e gratificado em vivenciar cada um deste momento. Nossa! Que expectativa eu vivencio para chegar este momento de vital importância para nós cristãos católicos. Aliás, momento este que é a razão de ser e existência de todo cristão, pois não somos cristãos porque Jesus operou milagres, afinal, muitos outros antes e depois dEle o fizeram. Não é uma afirmação minha, mas a própria Bíblia nos mostra isso. Moisés, os Profetas e tantos outros são apenas alguns exemplos que Deus agiu para realizar milagres.

Não somos cristãos porque Jesus pregava bem, afinal, muitos outros antes e depois dEle falavam e falam maravilhosamente as coisas de Deus. Somos cristãos porque Deus se fez homem, habitou entre nós, foi julgado injustamente e, por todos os nossos pecados morreu numa cruz e ao terceiro dia, Ressuscitou. Não lembro de outro, cristão ou não, que fez tudo isso. A Bíblia fala de alguns que reviveram. Essa é a diferença. A menina de doze anos, Lázaro e tantos outros, que o próprio Jesus reviveu, venceu a morte, prosseguiram suas vidas e em dado momento morreu. O Único que morreu e ressuscitou foi Jesus Cristo, o nosso Redentor e Salvador de toda humanidade.


Aproveite essa semana para voltar-se plenamente a Deus, não somente na Igreja e nos dias do Tríduo, mas na sua casa ou onde você estiver durante toda a semana. Sugiro que busque promomeve momentos de oração em família. Dê um tempo nas músicas do seu artista favorito e escute músicas católicas. Nossa Igreja é rica em grandes cantores que louvam e cantam as coisas de Deus, usando os mais variados ritmos.

Também sugiro que troque seu jornal e revista favorita pela leitura da Bíblia e de livros católicos, sobretudo aqueles que falam de cura interior e do sacrifício de Jesus por nós. Dê um tempo também nos canais seculares de TV e Rádio e assista e escute os canais e estações católicas, como Canção Nova, Rede Vida, TV Aparecida, Século XXI, que com certeza estará com uma programação especial para vivenciamos este momento. Em Maceió, temos a Rádio Milênio (AM 1260) e a TVs Canção Nova (13), TV Aparecida (24) e Rede Vida (27). Por fim, substitua os filmes que você acostuma assistir, por filmes bíblicos, histórias de santos e com mensagens cristãs. Existem grandes produções fiéis a Palavra de Deus e a vida dos santos. O meu próximo artigo trará dicas de alguns excelentes títulos.


Enfim, quero pedi a todos, principalmente aqueles que sequer nunca pisaram os pés na Igreja na Semana Santa, que procurem vivenciar, na sua comunidade ou onde você estiver. todas as cerimônias da Semana Santa. Não vá com o pensamento de ser uma obrigação, afinal de contas Deus não nos obriga a nada, muito pelo contrário, Ele respeita a nossa liberdade. Vá com a mente aberta, sem vãs preocupações. De preferência deixe o relógio e o celular em casa para que nada te atrapalhe a vivenciar este momento. Leve uma revista apenas para servir de abano quando sentir calor. Não deixe que nem isso atrapalhe sua concentração nas cerimônias. Você verá que não vai atrapalhar em nada o seu descanso. Muito pelo contrário, voltarás mais leve e fortificado para a correria do dia-a-dia.

Este é o desafio que eu faço a você. Experimente vivenciar cada momento do Tríduo Pascal. Depois, poste um comentário aqui no blog, partilhando conosco sua experiência, se de fato valeu a pena tirar alguns horas do seu descanso para ir a Igreja e vivenciar este momento único em nossa vida.

Rick Pinheiro.
Teólogo, professor de Ensino Religioso, estudante de Direito, catequista, assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude e membro do Grupo Teatral Apoteose, da Paróquia do Divino Espírito Santo,  da Arquidiocese de Maceió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário